sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

10 Filmes sobre o Mercado Financeiro



O mercado financeiro, os bancos, a bolsa de valores são um enigma para quase todos nós.
Pouca gente realmente entende o que se passa naquela gritaria por um dinheiro que nem parece ser real. 
Mas esse jogo caro e perigoso influencia nossas vidas e cria milionários da noite para o dia.  
O cinema soube captar um pouco da pulsação do dinheiro em alguns filmes. Veja uma lista com 10 deles.


1.  Wall Street (Charlie Sheen é um jovem corretor da bolsa de Nova York, que é contratado por seu ídolo, o ganancioso bilionário Gordon Gekko - Michael Douglas vencedor do Oscar -, que o contrata para utilizar as conexões de seu pai, um líder sindical, e conseguir informações privilegiadas e ilegais. um retrado da era dos yuppies de 1987, onde o dinheiro valia mais que a ética. um filme empolgante de Oliver Stone, que cativa apesar do tema árido)


2.  Wall Street 2, o Dinheiro Nunca Dorme (interessante continuação, até para constatar as mudanças do mundo financeiro 23 anos depois. Gekko esteve preso por anos e tenta reconstruir seus negócios. sua filha está namorando um jovem corretor, que ganha seu primeiro cheque grande, trabalhando para um magnata envolvido nos escândalos de 2008)


3.  A Fraude (Ewan McGregor é um ambicioso funcionário de um tradicional banco inglês, que se destaca e é enviado para Jakarta, onde começa a envolver a instituição em arriscadas e aparentemente lucrativas operações de crédito, mas que acabam levando o banco à falência, num dos maiores desastres financeiros da história. baseado num caso incrivelmente real)


4.  Psicopata Americano (Christian Bale é um bem sucedido corretor de Wall Street e nas horas vagas é um serial killer. um olhar irônico e violento sobre os yuppies da década de 80, baseado num livro de Bret Easton Ellis. bom filme)


5.  Selvagens em Wall Street (uma sátira baseada em fatos reais sobre a aquisição da RJRNabisco pelo seu próprio presidente, disputando-a com outros empresários gananciosos, após as ações baixarem de valor por conta de um fracasso. ótimo telefilme de Glenn Jordan, premiada com dois Golden Globes em 1994)


6.  Enron, Os Mais Espertos da Sala (um documentário indicado ao Oscar sobre os executivos da sétima maior empresa dos EUA, cujos executivos desviaram mais de 1 bilhão de dólares, deixando acionistas e funcionários sem nada, num dos maiores escândalos da história. imperdível)


7.  O Primeiro Milhão (Giovanni Ribisi é um jovem trambiqueiro que montou um cassino em seu apartamento e sonha ganhar seu primeiro milhão. consegue um emprego como corretor de uma firma suspeita, que o faz ganhar muito dinheiro vendendo ações de empresas que não existem. assistível, com apesar de Ben Affleck)


8.  Trocando as Bolas (Eddie Murphy é um mendigo, transformado em investidor de Wall Street por conta de uma aposta de dois milionários. utilizando seu senso comum das ruas, proporciona enormes lucros para os dois, mas ele descobre a aposta e junto com o sobrinho deles, faz uma jogada arriscada com ações de suco de laranja para que eles mesmos ganhem. comédia dos bons tempos de Murphy)


9.  Com o Dinheiro dos Outros (Danny DeVito é um frio corretor especializado em comprar empresas em apuros, fazendo jogadas desonestas na bolsa de valores. tentando comprar uma empresa familiar, se apaixona pela filha do dono, uma advogada e terá que escolher entre o dinheiro e o amor. bom filme, pouco conhecido)


10.  À Procura da Felicidade (a história real de um pai de família desempregado consegue a chance de estagiar por seis meses numa grande firma de corretores sem salário, mas para isso passará por enormes dificuldades, perderá a esposa e terá que cuidar do filho pequeno. o preço do sonho americano, num filme comovente e uma interpretação excelente de Will Smith)


PS: (filmes vistos depois desta lista ter sido publicada)


11.  Trabalho Interno (excelente documentário, indicado ao Oscar sobre a crise de 2008 nos EUA e no resto do mundo, começando pelos primeiros sinais na Islândia)


12.  Grande Demais para Quebrar (dramatização da véspera da crise de 2008, tendo como protagonistas os players reais do mercado de então. ótimo filme da HBO)


13.  Margin Call, o Dia Antes do Fim (sobre os bastidores do princípio da crise financeira de 2008. eletrizante)


14.  O Eclipse (sobre a bolsa romana do começo dos anos 1960, clássico de Michelangelo Antonioni)


Veja também: "10 Filmes sobre Multimilionários"

7 comentários:

  1. Acho o Christian Bale um canastrão de primeira, mas Psicopata Americano é um filme bem divertido. Bizarrice pouca é bobagem!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pisicopata Americano é uma viajem mesmo, gosto bastante...e como eu detesto A proucura da felicidade.

    ResponderExcluir
  3. o correto é psicopata, viagem e procura, errar e normal, mas ajuda a entender, abraço

    ResponderExcluir
  4. Faltou Trabalho Interno, muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Bale faz ele mesmo em Psicopata Americano! haha

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!