domingo, 2 de janeiro de 2011

Os 10 Melhores Filmes Brasileiros de 2010


2010 foi um ano excepcional para o cinema nacional, com recordes de público e crítica.
Pela primeira vez, três filmes superaram a marca dos 3 milhões de espectadores, atraindo os olhares dos investidores. O cinema brasileiro passou a ser um negócio lucrativo.
Confesso que não vi todos os destaques nacionais do ano, mas dentre os quase vinte que vi, consegui fazer uma lista de 10 melhores, embora saiba que outros que não vi poderiam estar nesta lista.
Lembro que valem apenas os filmes que estrearam nos cinemas em 2010 e não filmes de festivais ou dvds.


1.  Os Famosos e os Duendes da Morte (o melhor filme e a maior revelação do cinema brasileiro em 2010. em seu primeiro longa, Esmir Filho fala com uma sensibilidade única sobre isolamento, perspectivas e aspirações, sob o ponto de vista de um adolescente de uma pequena cidade gaúcha. o único ponto negativo talvez seja o título pouco comercial. um lindo filme, que merece ser visto e revisto)


2.  Tropa de Elite 2 (José Padilha aperfeiçoou o primeiro e ousou colocar o dedo na ferida das milícias cariocas, fazendo um filme genuinamente político. um bom elenco, exceto por um sonâmbulo Wagner Moura, um roteiro bem construído e ótimas cenas de ação ajudaram a quebrar uma marca histórica, com 11 milhões de espectadores, tornou-se o filme nacional mais visto de todos os tempos. merecido)


3.  Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos (outro filme pequeno, mas uma ótima surpresa. o diretor Paulo Halm compõe um retrato de um jovem pretenso escritor - o ótimo Caio Blat -  tendo que amadurecer em sua relação e profissionalmente. destaque para Daniel Dantas como o pai, dono das melhores frases do roteiro)


4.  As Melhores Coisas do Mundo (as descobertas de um garoto paulistano de 15 anos, de classe média, em seu cotidiano na escola, com garotas e a família. um olhar terno sobre os ritos de passagem da adolescência, num belo filme de Laís Bodasky) 


5.  Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (um geólogo faz uma longa viagem de trabalho pelo sertão nordestino e neste isolamento sente a falta da ex-mulher. a narrativa é subjetiva, em primeira pessoa e o protagonista jamais aparece. um belo filme de Karim Aïnouz e Marcelo Gomez) 


6.  Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos (cinco episódios, 'Fonte de Renda',  'Arroz  com Feijão', 'Concerto para Violino', 'Deixa Voar' e 'Acende a Luz' dirigidos por jovens cineastas moradores das comunidades, coordenados por Cacá Diegues. um filme oportuno, embora irregular)


7.  Chico Xavier (terceira maior bilheteria do ano - a segunda foi do kitsch 'Nosso Lar' -, numa  produção caprichada, dirigida por Daniel Filho. conta a história do famoso médium mineiro, desde a infância. as boas atuações seguram o filme)


8.  Antes Que o Mundo Acabe (outro bonito filme adolescente, este com um olhar mais nostálgico e carinhoso desta fase. conta a história de um triângulo amoroso de três garotos gaúchos, que sonham sair da sua cidadezinha. boa estreia em longas de Ana Luiza Azevedo com roteiro de Paulo Halm)


9.  Cidadão Boilesen (um documentário sobre um lado pouco mencionado da época da ditadura militar. conta a história do empresário Henning Boilesen, então presidente do Grupo Ultra, que foi morto pela guerrilha por ser um notório colaborador civil da repressão. oportuno e revelador) 


10.  Os Inquilinos (um verdadeiro suspense da vida real. retrata o cotidiano de uma pacata família da periferia, que tem sua segurança e equilíbrio quebrados quando o vizinho recebe inquilinos indesejados, três jovens bandidos. o diretor Sérgio Bianchi faz um ótimo filme, onde o perigo é palpável e muito próximo da nossa própria realidade)


Extra:  O Bem Amado (originalmente este era o décimo colocado da lista, mas como assisti 'Os Inquilinos' depois, resolvi substitui-lo. a sátira política de Dias Gomes chegou ao cinema pelas mãos do televisivo Guel Arraes e parece ter sido feito mesmo para uma minissérie de tv e condensado em duas horas. a despeito da bela produção e bons atores, tem um roteiro truncado, que perde tempo com personagens secundários e uma trilha intermitente, que é um pesadelo. vai ficar melhor na tv)


Veja também: "Os 10 Melhores Filmes de 2010

16 comentários:

  1. Assisti só os que estiveram nos cinemas da minha cidade, vou procurar os que não tive oportunidade de ver, principalmente " Os Famosos e os Duendes da Morte" e "viajo porque preciso, volto porque te amo", pela sinopse vou adorá-los.

    ResponderExcluir
  2. Boa lista. Vou baixar alguns. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!! Encontrei seu blog recentemente e acho q já li todas as listas XD
    Muito bom mesmo. Por isso, estou dando a vc o Selo Meu blog Faz Verão, Parabéns!!
    Pegue-o aki:
    http://literatium.blogspot.com/2011/01/de-volta-ao-trabalho.html
    ^~

    ResponderExcluir
  4. A lista é ótima Armando. Começou o ano com uma lista e tanto. Apenas discordo de "O Bem Amado", que achei modorrento e sem sal. Desse gênero, preferi "Quincas Berro D'Água". Já estou com o DVD de "Duendes..." e não passa dessa semana.

    Boa lembrança de "Histórias..." que tanto recomendei...

    Outros bons filmes de 2010 foram: "O Abraço Corporativo", "Uma Noite em 67" e "Utopia e Barbárie". Gosto de documentários ou não? Aliás é o gênero que mais cresce e melhora no nosso cinema.

    Abraços e ótimo ano novo!!!

    Vitor Stefano


    O

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Vítor,
    Na verdade faltou um décimo filme para a minha lista. Não vi os três que você citou e nem alguns outros obrigatórios como 'Reflexões de um Liquidificador' e 'A Suprema Felicidade'. Se eu conseguir ver mais algum filme nacional de peso, talvez substitua o décimo.
    Já o entre 'O Bem Amado' e 'Quincas', fico com o primeiro.
    Obrigado por comentar e um ótimo 2011 para nós!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Serio que vc não gostou da atuação do Wagner Moura... decepcionante... Gosto muito do seu site mas nesse ponto eu vou ter que discordar totalmente...

    ResponderExcluir
  7. Oi Luis,
    Tudo o que eu havia gostado e elogiado o Wagner Moura no primeiro filme, retiro na continuação.
    Tive a impressão que ele estava lá sem a menor vontade de trabalhar. Até o sotaque ele errava, alternando o seu baiano nativo com o o carioca. Estava estranho demais.
    Mas discordar faz parte. A minha percepção não é verdade absoluta, nem nunca achei que fosse. Fico feliz de haverem opiniões divergentes.
    Obrigado por comentar!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. Armando finalmente alguem que concorda comigo que o desempenho do Wagner no segundo filme está bem inferior ao primiero.

    Ótimos filmes ñ vi todos da lista e estou ancioso demais para ver Os famosos...e meu interesse veio exatamente pelo nome que é uma viajem.

    ResponderExcluir
  9. Logo depois q foi lançado "Os Famosos e os Duendes da Morte" q eu estou querendo ver.Mas como o protagonista, eu morro numa cidade tão pequena, q nao consegui assisti, mas eu ja ouvi fala muito dele

    ResponderExcluir
  10. Armando, só volto aqui para constatar que "Os Famosos e os Duendes da Morte" é maravilhoso!

    Sim, o melhor filme nacional de 2010.

    ResponderExcluir
  11. Famosos e os duendes da morte... Sensacional mesmo, "indiscutivel". Sobretudo a fotografia absurda! A ultima vez que tinha visto uma fotografia tão bonita foi no A Deriva e n'O Ano Em Que Meus Pais Sairam de Ferias... Otima lista, tiraria só o Bem Amado e colocaria o Quincas, fácil fácil!

    ResponderExcluir
  12. Amigos,
    Aos que reclamaram da presença de 'O Bem Amado' na lista, tenho o prazer de informar que assisti o filme 'Os Inquilinos' do Sérgio Bianchi, também lançado em 2010 e que é bem melhor que o filme global e, sem dó nem piedade, mexi na lista.
    Mesmo eu não tendo visto o filme em 2010, esta lista é para os "lançados em 2010" e, por isso mesmo, passível de alterações.
    Espero que isso ainda ajude o filme a ser mais visto, porque vale a pena.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Armando,

    Estive procurando uma forma de entrar em contato com você (além do Twitter, que não uso...)e não encontrei. Por isso resolvi escrever aqui. O assunto não é relacionado a este post (não diretamente, ao menos) mas acho que vale a pena comentar. Eu gostaria de sugerir um tema para uma de suas excelentes listas: filmes americanos sobre o Brasil ou que tenham nosso país como elemento essencial na trama. Também aproveito para sugerir três possiveis integrantes da lista: "Bem-vindo a selva", "Lambada, a dança proibida" e o polêmico "Turistas" (um filme de muito mau gosto, na minha humilde opinião).


    Fico muito curiosa para saber quais filmes figurariam em uma lista sua com essa temática, além, é claro, de ver seus comentários sobre eles.

    Mais uma vez, parabéns pelo blog.
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi Helkem,
    Acho que o melhor caminho para falar comigo são mesmo os comentários.
    Se for algo pessoal, não publico, mas sempre leio rapidamente, ainda que pelo telefone, o que às vezes dificulta responder imediatamente.
    Se ajudar, criei também uma comunidade no Facebook para o Listas, que serve para comenbtar e pedir listas.
    Com relação à sua sugestão, já pensei em fazer essa lista, mas tenho por regra que eu tenha visto os filmes que estão nas listas (salvo algumas raras exceções, sempre explicadas). Então, por exemplo, não vi nenhum dos filmes que você citou pelo simples motivo que sei que são ruins e não preciso ver para comprovar, não gosto de sofrer.
    Em todo caso, a ideia é boa e já devo ter 10 filmes assistíveis passados no Brasil, vou checar e, se der, faço o post sim. E te dou o crédito, hehe
    Obrigado por seus comentários, aqui e na de Super-Herois.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Armando, apreciei sua lista, era o que procurava, filmes nacionais com boa indicaçao, mas tenho assistido filmes, com a principal caracteristica de não comerciais e muito bons como O estudante, pele que habito, casamento silencioso, muito bom, As Neves do Kilimanjaro, nao sao filmes nacionais, mas dë uma olhadinha, vale a pena. abraço

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!