quarta-feira, 13 de abril de 2011

10 Filmes de Quentin Tarantino



Quentin é um cara estranho, com um conhecimento enciclopédico de cinema, frequentemente atribuído ao período em que trabalhou como atendente de locadora em Los Angeles.
Seus roteiros, com um estilo próprio, fragmentados, cheios de referências e com personagens verborrágicos, trouxeram um novo sopro de criatividade ao cinema americano.
Esta lista traz 10 filmes dele, sendo os 8 que ele dirigiu e mais dois de seus melhores roteiros.


1.  Kill Bill (conta a história da vingança da Noiva/Mamba Negra - Uma Thurman - contra seus ex-parceiros do Esquadrão das Víboras Mortais, que tentaram assassiná-la no dia do seu casamento. o filme ficou com quase quatro horas e acabou sendo lançado em duas partes. já foi anunciada uma continuação, esta sim, um novo filme. violento e com lutas bem coreografadas, o filme tornou-se um cult absoluto em todo mundo)


2.  Pulp Fiction (inspirado nos livros baratos impressos em papel jornal, traz três histórias entrelaçadas e contadas de maneira não cronológica. dois mafiosos  - John Travolta e Samuel L.Jackson - vão fazer uma cobrança em nome do chefe - Ving Rhames. na outra Travolta tem que levar a mulher do chefe - Uma Thurman - para se divertir. e na terceira, um pugilista - Bruce Willis - combinou perder uma luta com o mafioso e não cumpriu sua parte do acordo. o filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes)


3.  Bastardos Inglórios (na França ocupada pelos alemães na segunda guerra, um grupamento de soldados judeus-americanos encara uma missão suicida de matar com o máximo de crueldade o maior número de nazistas possível. em paralelo, uma judia que teve sua família morta por um coronel sádico, planeja uma grande vingança. violento, cruel e muito divertido)


4.  Cães de Aluguel (após um assalto a uma joalheria, um grupo de ladrões se encontra num armazém, com a polícia em seu encalço. eles não se conhecem e utilizam apenas cores como codinome. fazendo um balanço da ação, concluem que um deles os traiu. um roteiro surpreendente, que marcou a estreia de Tarantino na direção de longas)


5.  Jackie Brown (Pam Grier é uma comissária de bordo que trafica dinheiro para os Estados Unidos a mando de um traficante de armas. quando dois policiais a descobrem e fazem um acordo para ela entregar o bandido, mas ela planeja enganar todos e ficar com a mala de dinheiro. uma divertida homenagem aos filmes de blaxploitation dos anos 70)


6.  À Prova de Morte (Kurt Russell é um dublê dono de um carro indestrutível, persegue um outro carro com três lindas modelos para matá-las. primeira parte do filme 'Grindhouse', que tinha outra história - 'Planeta Terror' de Robert Rodriguez - e quatro falsos trailers - um deles,  'Machete', acabou virando longa, mas que no Brasil foi exibido isoladamente)


7.  Grande Hotel (filme composto de quatro histórias passadas em quartos de um hotelde Los Angeles na véspera do ano novo. Tarantino dirigiu o segmento 'The Man from Hollywood', onde ele mesmo interpreta o hóspede da cobertura, que apostou um carro valioso contra o dedo mindinho de seu amigo, hilário)


8.  Sin City (neste ótimo filme dirigido por Robert Rodriguez e Frank Miller, baseado numa graphic novel de Miller, Tarantino dirigiu uma única cena, mas que resultou numa das melhores do filme. trata-se da cena em que Clive Owen dirige e conversa com o "morto" Benício del Toro ao seu lado até serem parados por um policial. três minutos brilhantes)


9.  Um Drink no Inferno (dois bandidos irmãos - Tarantino e George Clooney - em fuga após um violento assalto a banco, atravessam a fronteira com o México e se refugiam num bar, que à noite torna-se um refúgio de vampiros e eles tentarão sobreviver do anoitecer até o amanhecer. roteiro criativo de Quentin, dirigido por sua alma-gêmea criativa Robert Rodriguez)


10.  Amor à Queima Roupa (Christian Slater abriga uma prostituta - Patricia Arquette - e vai até seu cafetão buscar suas coisas. por engano ele leva uma mala cheia de cocaína que vai ser o início de um perseguição sanguinolenta. dirigido por Tony Scott, é o primeiro roteiro de Tarantino filmado e, ouso dizer, o melhor deles. o diálogo entre Dennis Hopper e Christopher Walken é um dos melhores da história do cinema)


Veja também: "10 Filmes de Robert Altman"

17 comentários:

  1. Aeeee!!! Lista com "dedicatória" é o que há!
    Nem tenho o que falar porque Tarantino é o meu favorito EVER!!!
    Mas é válido mencionar: Assassinos Por Natureza. Outro roteiro seu incrível e o mais legal é que ele afirma que Oliver Stone cagou na direção, o que me deixa muito curiosa para ver uma versão de Assassinos Por Natureza dirigido pelo próprio Tarantino!!

    ResponderExcluir
  2. Devido a extensão da obra de Tarantino, acreditava que para ser mais preciso melhor seria fazer um TOP 5, mas deixar de lado "Natural Born Killers" é imperdoável, e olhe que nem me incomodou a ausência do cult "My Best Friend's Birthday".

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Pois é, você tanto pediu que eu fiz a lista, né? Ela é dedicada a você sim, hehe

    Poema,
    Como a Ana disse, o Oliver Stone "cagou" na direção de Natural Born Killers, que eu considero um lixo e não quis colocar na lista por isso mesmo. Mas prometo que se o Tarantino decidir ele mesmo uma versão de seu roteiro, posso rever meu conceito.
    Quanto ao curta "My Best Friend's Birthday" é uma falha pessoal, eu não vi e não costumo colocar filmes que não assisti nas listas.

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Quando as pessoas falam que existem filmes para se divertir e filmes para pensar, essa coisa toda... Para mim diversão é com o Tarantino... O cara entende disso! Sem falar nos diálogos e os roteiros não lineares. Tenho 'paixão' especial por Bastárdos Inglórios. Fantástico! Há tempos não me divirto tanto com um filme!
    Valeu Armando! Continue ouvindo teus fãs e fazendo as listas aclamadas por eles! P.S.: Vou bloquear esse blog... uma lista leva à outra e trabalhar que é bom...

    ResponderExcluir
  5. Eu achava que Tarantino tinha dirigido um seguimento inteiro de Sin City , e não só uma cena.Á Prova de morte é meio massante,mais ainda é bom

    ResponderExcluir
  6. Dialogos fodastico sempre foram a marca registra dele.

    ResponderExcluir
  7. faltou Cães de Aluguel!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a lista!
    Já assistiu um curta do Selton Melo que ele faz a teoria do Tarantino? Tem participação do seu Jorge, vale a pena assistir!
    bjs

    Da uma olhada na sessão de filmes do meu blog! = )
    http://alice-almasolitaria.blogspot.com/search/label/CINEMA.....

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito dos filmes do Tarantino e os motivos são exatamente por eles serem divertidos,violentos,inteligentes cheios de referências e personagens estranhos o cara tem a manha.

    ResponderExcluir
  10. Tarantino é maravilhoso! Meu diretor preferido dos últimos tempos, com ctz. Adoro ver como ele é capaz de arrasar em fimes tão diferentes uns dos outros, e ao mesmo tempo, com sua marca inconfundível. É impossível assistir a um filme do Tarantino e não identificar que pertence à ele, mesmo sem conferir os créditos.

    ResponderExcluir
  11. Cães de aluguel, mito, obra prima, magnífico e detalhe, com o orçamento baixíssimo, Quentim SABE o q faz!!!

    ResponderExcluir
  12. SINCERAMENTE O FILME QUE MAIS AMO E NÃO CANSO DE ASSISTIR SÃO: PULP FICTION E KILL BILL.
    NÃO TEM NEM O Q FALAR: O CARA É BOM NO QUE FAZ!!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu trocaria as posições entre Jackie Brown e A Prova De Morte (a propósito não são 3 modelos, mas 8 garotas - nenhuma é modelo), e incluiria o excelente Natural Born Killers na lista ao invés de Sin City (que é do Rodriguez).

    ResponderExcluir
  14. Adoro sao baldez de sangue , um humor demais adoro e meus filhos tambem estao adorando, ja apresemtei kill bill agora " django seu crioulo fdp ninguem pode destruir cande land" a gente ve direto

    ResponderExcluir
  15. Samuel-Tarantino-Rosa é o cara! Aproveito a deixa e indico que vcs vejam no youtube o mini documentário Tarantino's mind - www.youtube.com/watch?v=op4byt-DtsI -, onde Selton Melo e Seu Jorge conversam sobre os filmes do Tarantino, como se ele tivesse feito um big roteiro e dividido em filmes menores. Mto bom!!!

    Fabio

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!