sábado, 2 de abril de 2011

10 Filmes sobre Poesia e Poetas



A poesia é a arte de transformar palavras em sensações.
Esta forma de arte, uma das sete reconhecidas, antecede a escrita e com o tempo foi envolta em regras rígidas de métrica e rima.
O cinema e a poesia têm muito em comum e alguns filmes retrataram isso muito bem. 
Esta lista traz 10 filmes com poetas iniciantes ou renomados, mas todos apaixonados pela lírica.


1.  Lope (ao voltar à Madri após a guerra no século 16, um soldado e talentoso poeta perde a mãe e para custear um imponente enterro, recorre a um empréstimo que vai custar sua liberdade de trabalho, obrigando-o a escrever para um famoso produtor teatral da época. grande oportunidade para conhecermos o trabalho do poeta espanhol, numa linda recriação de época e um ótimo filme do brasileiro Andrucha Waddington)


2.  Poesia (uma senhora vive humildemente com seu problemático neto adolescente em Seul e para distrair-se inscreve-se num curso de poesia, que a faz descobrir a beleza da expressão e notar o mundo ao seu redor.  bonito)


3.  A Sociedade dos Poetas Mortos (um professor e ex-aluno de uma rígida escola interna, faz com que seus alunos vejam a vida com outros olhos a partir da leitura dos grandes poetas de língua inglesa. boa presença de Robin Williams, mais contido, num filme já clássico de Peter Weir)


4.  Howl (biografia do polêmico poeta americano Alen Ginsberg - James Franco -, centrado no seu julgamento por acusação de pornografia por causa de seu poema 'Howl' na década de 1950, uma das sementes do movimento beat)


5.  O Eclipse de uma Paixão (o jovem poeta Arthur Rimbaud muda-se para Paris onde se hospeda na casa de outro grande poeta Paul Verlaine, que é casado, e com ele tem uma amorosa tumultuada. ótimas cenas das reuniões dos poetas franceses da época e grandes atuações de Leonardo DiCaprio e David Thewlis)


6.  Vinícius (documentário sobre a vida de um dos maiores poetas brasileiros, entremeado por entrevistas, canções e declamações de seus poemas - o ponto negativo do filme. pouco para um gênio como ele, mas ao menos ajuda a perpetuar sua memória)


7.  O Carteiro e o Poeta (um carteiro faz amizade com o poeta Pablo Neruda, que vive exilado na costa italiana, e pede que ele o ajude a conquistar sua amada, mas descobre que a poesia sempre esteve dentro de si. belíssimo filme de Michael Radford, estrelado por Massimo Troissi, que morreu horas depois do fim das filmagens e foi indicado postumamente ao Oscar)


8.  Sylvia, Paixão Além das Palavras (a história da poetisa americana Sylvia Plath - Gwyneth Paltrow -, seus estudos na pretigiada Cambridge na Inglaterra, onde conhece seu marido, o também poeta Ted Hughes e conta os sérios problemas psicológicos que a afligiram na busca pela fama. bom filme) 


9.  Cyrano de Bergerac (no século 17, o poeta e espadachim Cyrano é apaixonado por sua prima Roxane, mas não se declara, por vergonha de seu nariz descomunal. ele então decide ajudar com seus versos um outro soldado a conquistá-la. roteiro fiel à peça em versos de Edmond Rostand, com excepcional reconstituição de época e premiada atuação de Gerard Depardieu)


10.  Udaan (na Índia atual, um rapaz é expulso da escola interna e obrigado a voltar para a casa e morar com um pai abusivo, que o faz estudar engenharia e desistir de seu sonho de ser poeta. suas poesias, declamadas ao pequenino meio-irmão no hospital, mesmo em hindi, soam interessantes. um filme curioso por mostrar as relações sociais numa cultura tão diferente da nossa)


Veja ainda: "10 Filmes com Balões"

12 comentários:

  1. Poesia está passando nos cinemas daqui de Salvador, tentarei vê-lo nesta semana. Dos filmes citados, O Carteiro e o Poeta e Sociedade dos Poetas Mortos são os mais simbólicos pra mim... mas destaco o Doc sobre Vinicius, tecnicamente possui algumas falhas de narrativa, mas é dos mais relevantes, todos deveriam conhecer a história de Vinicius de Moraes.

    ResponderExcluir
  2. POETA DE SETE FACES (documentário brasileiro de 2002 sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade);

    SÓ DEZ POR CENTO É MENTIRA (2010, trata da vida e da obra do poeta sulmatogrossense Manoel de Barros, autor consagrado com mais de 20 livros publicados e best-seller do gênero poesia);

    BRILHO DE UMA PAIXÃO (2009, Em 1819, o poeta John Keats inicia um romance com Fanny Brawne. O relacionamento dura apenas três anos, sendo subitamente interrompido pela morte prematura de Keats, aos 25 anos. Uma história de amor real, narrada sob o ponto de vista da jovem Fanny);

    O TIGRE E A NEVE (2005, O poeta e professor universitário Attilo De Giovanni (Roberto Benigni) vive num mundo distante da realidade, em meio aos sonhos de conquistar a mulher que ama. Em 2003, logo depois de lançar o livro de poesia "O Tigre e a Neve", a realidade do mundo finalmente o atinge quando descobre que a mulher de seus sonhos foi ferida num dos primeiros bombardeios americanos sobre o Iraque. Ele consegue achá-la em Bagdá e se envolve então em inúmeras dificuldades para conseguir encontrar, em uma cidade destruída, os medicamentos de que ela precisa).

    ResponderExcluir
  3. Ólá 'Por que',
    Agradeço as dicas desses quatro filmes. Acredito que todos eles poderiam fazer parte da lista.
    Deles assisti apenas 'Brilho de uma Paixão', mas já vou procurar os demais.
    Não me lembro quem perguntou em outro post sobre filmes sobre escritores brasileiros, com suas dicas e mais o Vinícius, já são mais três filmes.
    Obrigado por comentarem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Brilho de uma paixão é bem fraco, nem merece estar em lista nenhuma...

    ResponderExcluir
  5. Amo Cyrano de Bergerac e Sociedade dos Poetas Mortos! =) Excelente Lista! Quero muito assistir LOpe!

    ResponderExcluir
  6. Tem o filme O clube do imperador. Mas não sei se entra nessa categoria =D

    ResponderExcluir
  7. tem muitos outros filmes, como Wilde, que já foi citado em outro post daqui do blog.
    Acho excelente o fato de, apesar de pertencer a esta categoria também, não colocá-lo.
    Creio que quando o filme já foi citado, poderia ser 'deixado de fora' para dar espaço a mais filmes tão bons quanto.
    Um de poesia e poeta que recomendo FORTEMENTE é O Libertino, com Jonhy Depp. É lindo, forte, ele está bem como sempre.
    Adoro este tema, já que eu escrevo.
    Creio que eu deva conhecer muitos outros que poderiam ser deixados como dica, mas não guardo nenhum de cabeça.
    Obrigada pelo excelente blog.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Que pena não colocar hiperligações para os filmes (para uma base de dados de cinema)

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito desta lista, eu como fã desta magnífica arte da poesia vou querer assistir todos estes filmes.

    O único que eu já havia assistido por enquanto era a Sociedade dos poetas mortos, achei brilhante.

    ResponderExcluir
  10. factótum....e crônicas de um amor louco baseados na vida errante de bukowski....sua obra é autobiográfica sob o psedônimo daquilo q podemos chamar de alter-ego do autor: henry chinaski.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito desse post, bem informativo para alguém como eu que adora poesias.
    abraço carioca

    ResponderExcluir
  12. Por favor, alguém poderia me indicar um site onde eu possa assistir o filme POESIA online ou fazer download do mesmo?
    Tenho procurado há tempos, mas sem obter sucesso na busca. Dese já agradeço. Paz e luz!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!