quarta-feira, 22 de junho de 2011

10 Filmes sobre Culinária



Comer é muito mais que saciar a fome, é um dos grandes prazeres que a humanidade aperfeiçoou ao longo dos tempos.
Cozinhar é uma arte cada vez mais sofisticada e o cinema soube captar bem isso.
Esta lista é um complemento de uma das minhas primeiras listas, de "10 Filmes sobre Gastronomia", que ficou defasada e mereceu este complemento.
Aqui estão mais 10 filmes sobre culinária para deliciar os olhos e provocar o estômago. Podem sugerir outros do seu gosto.


1.  A Festa de Babette (uma misteriosa francesa, fugindo da guerra civil, emprega-se como empregada de duas irmãs num pequeno povoado dinamarquês. um dia ela ganha uma pequena fortuna na loteria e para retribuir a acolhida da comunidade faz um banquete inesquecível para eles. uma delícia indescritível)


2.  Toast (em 1957 um garotinho de 9 anos tem uma mãe que é péssima cozinheira, ela acredita em comida natural ou fresca, o que desperta nele o desejo por cozinhar e comer coisas saudáveis. com a morte da mãe chega uma empregada - Helena Bonham Carter -,  uma cozinheira fantástica que logo vira sua madrasta, criando entre eles uma rivalidade por quem faz os melhores pratos para o pai. feito originalmente para a tv britânica, é um filme adorável)


3.  Ratatouille (um ratinho com olfato apurado, sai da zona rural para Paris viver seu sonho de tornar-se um grande chefe de cozinha. o desenho da Pixar ganhou o Oscar de animação e fez imenso sucesso)


4.  Julie e Julia (duas histórias paralelas, na década de 50, uma americana torna-se celebridade com um livro sobre culinária francesa e 50 anos depois uma funcionária pública desempregada decide fazer todas as receitas do livro e publicar num blog. Meryl Streep e Amy Adams respectivamente estão ótimas e os pratos são... apetitosos)


5.  Simplesmente Martha (uma chef alemã, obsessiva e workaholic perde a irmã e tem que cuidar da sobrinha, ao mesmo tempo que enfrenta a competição de um sub-chef italiano, muito  talentoso, mas muito diferente dela. originou o filme americano "Sem Reservas". para comer com os olhos)


6.  Comer, Rezar, Amar (Julia Roberts é uma mulher em busca de sentido para sua vida e abandona tudo para fazer uma viagem de auto-conhecimento pela Índia, Bali e Itália, onde descobre o prazer da gastronomia. um best-seller de auto-ajuda transposto para o cinema onde, como esperado, só se salvam as paisagens e as comidas... aaah as comidas)


7.  Antique (sucesso sul-coreano, baseado num mangá japonês. um jovem bonito de família rica, mas infeliz no amor, resolve abrir uma confeitaria, mesmo odiando doces. por acaso contrata um pátissier extremamente talentoso, que fora seu colega de escola e teve uma paixão platônica por ele no passado. os docinhos lindos e cuidadosamente embalados viram um fenômeno na vizinhança e nos deixam com água na boca) 


8.  A Fantástica Fábrica de Chocolate (quando crianças todos devemos ter pensado em como se fabricam aqueles doces deliciosos que encontramos no supermercado... o livro de Roald Dahl nos deu um tíquete para conhecer a fábrica de Willy Wonka desvendar esse mistério. nesta lista destaco a versão de 1971, estrelada por Gene Wilder, mas a de Tim Burton também é ótima)


9.  O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante (um gangster janta todas as noites na companhia de sua esposa em um sofisticado restaurante, mas seus modos grosseiros fazem com que ela se interesse por um outro frequentador, com quem faz sexo no próprio restaurante, acobertados pelo cozinheiro francês. claro que esse triângulo não termina bem. o cardápio vai do sublime ao escatológico. lindamente iluminado pelo fotógrafo Sacha Vierny, envelopado pelos figurinos de Jean-Paul Gaultier, sob a batuta do arquiteto visual Peter Greenaway é um filme, no mínimo, curioso)


10.  Sabor da Paixão (Penélope Cruz é uma brasileira, que cozinha divinamente e faz do restaurante de seu marido - Murilo Benício -, na Bahia, um grande sucesso. mas ela é traída pelo marido e decide mudar-se para San Francisco, onde assume um programa de culinária na tv. roteiro fraquinho, mas boa comida)

Atualização (11/06/2013):

11.  Os Sabores do Palácio (uma cozinheira do interior é convidada a assumir a cozinha do Palácio do Elisée, sendo a responsável pelas refeições do presidente francês, tendo que enfrentar a resistência dos chefs mais antigos. os franceses amam e compreendem a culinária como ninguém. o filme é um desfile de cores e sabores deliciosos)



Veja a lista original: "10 Filmes sobre Gastronomia"

19 comentários:

  1. Lembrei de um filme que vi num canal europeu há muuuuito tempo: FEAST AT MIDNIGHT. Um menino vai estudar num internato inglês e forma um clube que invade a cozinha da escola à noite para cozinhar, já que a comida servida lá é ruim.
    Ótima lista! Fiquei com fome! :P

    ResponderExcluir
  2. Oi, Armando!
    Realmente esta lista merecia + 10. Lembro muito bem de "O Tempero da Vida"... para ser bem didático é uma espécie de Billy Eliot da gastronomia. Bem bacana e vale uma tarde de feriado em casa.

    ResponderExcluir
  3. O Cozinheiro... é bem estranho e Sabor da Paixão bem ruim.

    ResponderExcluir
  4. aaaah só faltou o maravilhoso filme "Chocolat" com a Juliette Binoche e o Johnny Depp, um dos meus preferidos!!

    ResponderExcluir
  5. aaaah só faltou o maravilhoso filme "Chocolat" com a Juliette Binoche e o Johnny Depp, um dos meus preferidos!!

    ResponderExcluir
  6. Nara,
    "Chocolat" é um dos filmes que está na lista "10 Filmes sobre Gastronomia". Veja o link neste post.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Faltou o filme Tomates verdes fritos eu adooroo.

    ResponderExcluir
  8. Faltou "Como água para chocolate"

    ResponderExcluir
  9. Caro Armando,

    conferindo as suas listas, pude notar que você ainda não fez lista sobre dois temas: papas e presidentes.

    Tenho certeza de que dariam ótimas listas!

    Grato!

    Hélder Sena de Sousa
    helder_ssousa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Vatel é regular mas pra quem se interessa é baseado em fatos reais .
    Dizem que ele se suicidou devido ao atraso se um peixe .

    ResponderExcluir
  11. Oi Hélder,
    Gpstei das sugestões. Vou pesquisar.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Armando,

    Falendo em chocolates, vc poderia dedicar uma lista a eles.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi Helken,
    Já rascunhei uma lista de chocolates sim, mas precisa dar um tempo agora para desenvolvê-la.
    Como sou chocólatra, vou gostar de fazer esta lista .
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  14. ah. já que é fanático por chocolate... assista "Melhor que Chocolate"...
    http://www.imdb.com/title/tt0168987/
    o chocolate não é o tema, é um filme sobre lesbianismo e problemas em casa, é leve e surpreendente. No começo eu estava receosa, mas acabei me rendendo e creio que valeu a pena!
    A cena que é ligada ao chocolate é muito boa! O filme é muito bonitinho. Não tem pretensão alguma de estar na lista dos 10+, mas fica de uma "não-gostadora" de chocolates para um chocólatra. ^^ (sim, não gosto de chocolates, no máximo acima de 70% cacau)
    E quanto aos comentários, imagina! de tempos em tempos eu venho e comento tudo de uma vez né... também, em são carlos estou sem internet, então é aqui em bauru que eu faço a minha listas de + de 10 pra baixar. hehehe. adoro seu blog!
    beijos!!!
    e bons filmes!

    ResponderExcluir
  15. Oi Letícia!
    Como assim Bauru? Minha família mora aí, eu morei a maior parte da minha vida em Bauru...
    Eu não vi ainda "Melhor que Chocolate" e pra ser sincero não achei 10 filmes sobre o tema ainda...
    Vou tentar.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, sério que vc é de Bauru? haha. eu moro aqui faz 8 anos, este ano sai de casa para ir fazer UFSCar lá em Sanca.
    Eu jé tinha feito ITE aqui (Administração), mas não gosto dessa cidade! ¬¬ não sei, é grande e oferece muito pouco, ao meu ver. Nada pra fazer o dia todo. Onde vc mora agora? Sampa? (todos vão pra Sampa). Se vier para cá um dia, me avisa! Podemos marcar um café com muitas dicas sobre filmes e artes em geral (Amo!).
    Abraço!!
    ps: vou dar uma olhada se encontro alguns filmes com chocolate... se encontrar algo, te aviso. ;)

    ResponderExcluir
  17. nossa, voltei. haha. só pra deixar outra dica. Acabou que esqueci, fiquei pensando em filmes de culinária e agora acabei de ver um que eu já conheço, é outro d temática homossexual (eu assisto muitos desses porque normalmente são excelentes, apesar de não serem tão comentados como deveriam).
    As Delícias Celestiais de Nina, é indiano, já viu? Tudo bem, não é tbm um filmão, mas acho que eu gosto mais dele do que o Sabor da Paixão (o que eu amo em sabor da paixão é a trilha sonora, já ouviu? se não, ouça agora! é perfeita e acompanha muito bem deliciosos jantares. haha).Isso sem contar a beleza da Penelope né.
    As Delícias Celestiais de Nina é um filme simples também, mas cheio de cores e sabores. Eu gosto. É leve e com muita música e dança, como todo filme indiano!
    fica a dica... e prometo que agora paro de encher o saco. hehehe.
    abraço!!

    ResponderExcluir
  18. Dica para filme sobre chocolate "Morango e Chocolate" (Fresa y Chocolate , 1994), que também entraria em "Filmes Gays". Armando, no filme "Ratatouille" o ratinho não sai da zona rural. Quando ele é obrigado a fugir pela casa e vai pra cima do telhado, onde nunca tinha estado, descobre que morou a vida inteira em Paris, sem saber. Lindo filme, principalmente a crítica do Anton Ego sobre o restaurante.

    ResponderExcluir
  19. Oi Alessandra,
    Você tem razão... Eu me confundi por conta da sinopse oficial.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!