sábado, 8 de outubro de 2011

10 Filmes sobre Alpinistas e Escaladas



Um dos desafios mais ancestrais do ser humano era vencer as montanhas.
Fosse para alcançar lugares cada vez mais distantes, fosse para explorar sua própria região o homem sempre precisou ou gostou de escaladas.
Hoje o faz por esporte, para medir seus limites ou apenas comungar com a natureza, já que há outros meios para vencer as distâncias.
O cinema tem bons exemplos de filmes sobre montanhistas, alpinistas e escaladores, esportistas ou involuntários, e esta lista traz 10 deles.


1.  Touching the Void (a história real de dois alpinistas britânicos tentando escalar a face proibida do monte Siula Grande, nos Andes peruanos em 1985. a expedição foi desastrosa, por conta de uma brusca mudança do clima, resultando numa quase tragédia e no melhor e mais sofrido e angustiante filme já feito sobre o tema. dirigido como documentário pelo ótimo Kevin Macdonald, ganhou vários prêmios e o respeito da crítica internacional)


2.  North Face (a história real de dois alpinistas alemães, que nos anos 1930 tentam ser os primeiros a escalar o pico Eiger pela face norte. no caminho, uma brusca mudança de tempo os derruba e atados a uma corda, passam a lutar por suas vidas, acompanhados de longe através de lunetas. destaque para a recriação de época na Alemanha nazista, que os usava como objeto de propaganda. ótimo filme alemão de 2008 de Philipp Stöl, que merece ser coinhecido) 


3.  127 Horas (James Franco vive a história real de um alpinista que, numa aventura solitária em um canyon de baixa dificuldade no Utah, acaba preso pelo braço direito esmagado numa uma pedra. os dias de sofrimento o fazem refletir sobre sua vida e a tomar uma decisão extrema. ótimo filme de Danny Boyle, indicado a seis Oscars)

4.  K-2 A Montanha da Morte (dois amigos experientes alpinistas decidem escalar o K2 no Himalaia paquistanês, o mais perigoso e segundo maior do planeta, no caminho têm problemas com carregadores, alpinistas rivais e com tempestades de neve. a trama é clichê, mas o filme de Franc Roddan tem emoções e locações de tirar o fôlego)


5.  Risco Total (Sylvester Stallone é um alpinista que se sente culpado por um acidente numa escalada, mas é chamado para ajudar num resgate de um grupo perdido na mesma montanha, por pessoas que estão na verdade em busca de três caixas com 100 milhões de dólares. um ótimo filme de ação do finlandês Renny Harlin)


6.  Escalada para Morrer (Clint Eastwood é um professor e colecionador de arte que financia seu hobby trabalhando como assassino para o governo americano. agora aposentado, ele é obrigado a fazer uma última missão, que consiste em eliminar um espião russo, um dos alpinistas que tentarão escalar o monte Eiger, nos alpes suíços, pela face mais difícil, monte que ele mesmo nunca conseguiu vencer. a trama clichê e cheia de furos é compensadas por cenas de escalada memoráveis. dirigido pelo préprio Clint)


7.  Limite Vertical (Chris O'Donnel é um jovem alpinista, que organiza uma arriscada expedição ao K2 para salvar a irmã e seu grupo, que estão isolados na montanha. anos antes, ele fora obrigado a cortar a corda de seu pai para salvar a própria vida e a da irmã, decisão que o abalou e o fez retirar-se precocemente. dirigido pelo eficiente Martin Campbell e com produção caprichada, o filme prende a atenção, apesar do roteiro previsível)


8.  Sete Anos no Tibet (Brad Pitt encarna um famoso alpinista austríaco que tentou escalar o traiçoeiro pico Nanga Parbat, na Índia. egoísta, ele deixara a esposa grávida pela aventura. ele fracassa na escalada, ao mesmo tempo em que a segunda guerra eclode. ele está em território britânico e é capturado. junto com outro alpinista, eles conseguem fugir pelas montanhas, abrigando-se em Lhasa, no Tibet, tornando-se confidente do Dalai Lama e tornando-se uma pessoa melhor. dirigido por Jean-Jacques Annaud o filme é longo e lento, mas com paisagens belíssimas)


9.  A Maldição da Montanha (um avião se choca contra uma montanha de 3600 metros de altura, um alpinista local quer subir para saquear os destroços e convence seu irmão, um guia aposentado, a escalar com ele. quando chegam encontram uma sobrevivente, mas enquanto o mais jovem não quer deixar testemunhas, o mais experiente tenta salvá-la. bom filme de ação de Edward Dmytryk de 1956, estrelado por Robert Wagner e Spencer Tracy)


10.  O Terceiro Homem na Montanha (a história de um jovem aventureiro que tenta ser o primeiro a escalar o Monte Cervino, entre a Suíça e a Itália, escalada que matou seu pai anos antes. boa aventura de Ken Annakin feita para a Disney em 1959. transformado em aventura de trenó, virou atração da Disney e, seu resort na California)


Veja ainda: "10 Meta Filmes

7 comentários:

  1. só assisti '127 horas' mesmo. gostei é um bom filme!

    ResponderExcluir
  2. Porque abandonou o blog? eu achei muito legal =(

    ResponderExcluir
  3. Olá Samuel,
    Não abandonei o blog, mas depois de dois anos, precisava descansar dele por alguns dias.
    Prometo que em breve estarei de volta.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. The Mountain é um filmaço. Atuação fantastica de Spencer Tracy.

    ResponderExcluir
  5. sete anos no tibet tambem é bom , risco total e K2 são excelentes

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti limite vertical e 127 horas adorei dois filmes exelentes.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!