quarta-feira, 2 de novembro de 2011

10 Filmes de Selton Mello



Nascido em 1972 na cidade de Passos, Minas Gerais, Selton Figueiredo Melo, começou a atuar muito cedo.
Aos sete anos de idade fez sua primeira novela, 'Marron Glacê' da Rede Globo, e aos 18 estreava no cinema, no filme 'Uma Escola Atrapalhada', dos Trapalhões. 
Selton Mello vem se firmando como um dos mais produtivos e reconhecidos atores do cinema nacional. Já atuou em 28 filmes e dirigiu dois longas.
Além do cinema, Selton participou de dezenas de novelas e séries de televisão, fez diversas peças de teatro, atuou como dublador e é músico.
Esta lista traz 10 das mais destacadas atuações de Selton.


1.  O Palhaço (pai e filho são donos de um circo mambembe que percorre cidadezinhas do interior, levando alegria e uma dose de ingenuidade sob a tenda. na pele do palhaço Pangaré, ele comove numa atuação minimalista, ao lado do grande Paulo José e de dezenas de ótimos atores. em sua segunda experiência na direção - a primeira foi no pessimista 'Feliz Natal' -, Selton demonstra um talento muito acima da média e o resultado é um dos mais encantadores e cinematográficos filmes nacionais dos últimos anos. longa vida ao diretor Selton Mello!)


2.  Meu Nome Não é Johnny (Selton vive João Estrela, um jovem personagem real da classe média alta do Rio de Janeiro, que nos anos 90, entre festas e abusos, acabou tornando-se um conhecido traficante de drogas. bom filme, com roteiro enxuto e algumas cenas memoráveis)


3.  O Cheiro do Ralo (Selton é o dono de uma loja de penhores, que se dedica a pagar o menor preço possível aos clientes aflitos, que têm de vender seus estimados objetos por estarem em dificuldades financeiras. simbolicamente, um ralo de sua loja começa a exalar um odor insuportável, enquanto ele percebe que os clientes que achava subjugar começam a controlá-lo. ótimo filme de Heitor Dhalia, baseado no livro de Lourenço Mutarelli)


4.  Lavoura Arcaica (o filho mais novo de uma tradicional família rural foge para a cidade para tentar escrever sua própria história longe do jugo do pai. seu irmão o encontra numa pensão suja para levá-lo de volta e selar a paz familiar. um filme belíssimo de Luiz Fernando Carvalho, que merece ser conhecido)


5.  O Auto da Compadecida (uma das mais conhecidas peças do teatro nacional, a obra de Ariano Suassuna tem personagens marcantes, como o malandro e mentiroso Chicó - Matheus Nachtergale - e o covarde Chicó - Selton Mello, perfeito em sua caracterização. esta versão, dirigida por Guel Arraes foi originalmente feita como uma minissérie em quatro capítulos e reduzida para o cinema, mas ainda assim, manteve sua força)


6.  Jean Charles (outro personagem real vivido por Mello, Jean Charles de Menezes foi uma vítima inocente da guerra ao terror, por ter sido morto por engano pela polícia londrina, num caso que ganhou repercussão internacional. o filme pretende contar os fatos, mostrando o cotidiano de brasileiros que vivem em Londres. Selton é um dos poucos atores profissionais, que contracena com imigrantes reais, o que gera um resultado irregular, mas interessante)


7.  A Mulher Invisível (Selton foi abandonado pela esposa e fica deprimido, até que um dia a mulher ideal - Luana Piovani - bate à sua porta pedindo uma xícara de açúcar. ela é perfeita, linda, carinhosa, inteligente e até gosta de futebol, o problema é que só ele a vê. comédia com ritmo de tv, tanto que virou seriado, mas diverte sem compromisso)


8.  Lisbela e o Prisioneiro (baseado numa peça de Osman Lins, é uma comédia de costumes passada num nordeste imaginário. Lisbela está noiva, quando conhece e se encanta pelo malandro aventureiro Leléu - Selton. juntos eles desafiam a família e a sociedade para ficar juntos. primeiro filme de Guel Arraes feito diretamente para o cinema, um grande sucesso de público e também de crítica)


9.  Lope (no ótimo filme de Andrucha Waddington sobre o poeta e dramaturgo espanhol Félix Lope de Vega, Selton Mello vive um rico marquês português, que acaba por financiar a liberdade de Lope em troca de versos para conquistar sua amada. em sua primeira experiência internacional, Selton empresta humor ao filme)


10.  Reflexões de um Liquidificador (aproveitando sua experiência como dublador, Selton consegue dar alma ao inusitado eletrodoméstico, que narra a história e também manipula a perturbada dona de casa - Ana Lúcia Torre. comédia nonsense de André Klotzel)


Menções: A Erva do Rato, O Coronel e o Lobisomem, Os Desafinados, Árido Movie, Caramuru a Invenção do Brasil, O que é Isso Companheiro?


Veja ainda: "10 Filmes de Wagner Moura"

10 comentários:

  1. Filmes excelentes. Não tiraria nada daí! Ficou show!

    ResponderExcluir
  2. Só não conheço Lavoura Arcaica,Cheiro do Ralo e Lope.

    ResponderExcluir
  3. Caro dallacquao,
    Eu acabei deletando sem querer seu comentário que me pedia uma lista de filmes sobre neo-nazismo ou similares...
    Gostei bastante da ideia, vou pesquisar e ver se consigo 10 filmes sobre o tema, mesmo que tenha que assistir alguns.
    Agradeço a sugestão!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Gosto do Selton, mas tenho preguiça. Dei uma enjoada dele, mas gosto bastante de O Auto da Compadecida e estou louco para ver O Palhaço.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Bem lembrado, entraria facil no lugar de "reflexões de um liquidificador.

      Excluir
  6. Faltou Caramuru ;( mas a lista tá ótima

    ResponderExcluir
  7. Conheci o seu blog há pouco tempo, mas adorei a ideia e passei a acessar frequentemente. Parabéns!
    O personagem do Matheus Nachtergale em O Auto da Compadecida é o João Grilo e não o Chicó.
    ótima lista!

    ResponderExcluir
  8. Oooops!
    Bem notado, coloquei dois Chicós na sinopse, rsss
    Valeu! Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Amo o trabalho do Selton Mello. Com certeza é um dos melhores atores do Brasil.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!