quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

10 Filmes com Ryan Gosling


Nascido em 12/11/1980, o canadense Ryan Thomas Gosling é um dos atores mais importantes de sua geração.
Começou a carreira aos 13 anos, como um dos integrantes do 'Clube do Mickey', ao lado de Christina Aguilera, Britney Spears e Justin Timberlake. 
Aos 17 anos, mudou-se para a Nova Zelândia para estrelar a série 'O Jovem Hércules' por cerca de dois anos.
Seu primeiro papel num filme de destaque foi em 2000, como um jogador de futebol americano em 'Duelo de Titãs', estrelado por Denzel Washington.
No ano seguinte fez seu primeiro papel principal em 'Tolerância Zero', com o qual ganhou seus primeiros prêmios e chamou a atenção da crítica.
Selecionei 10 filmes do Gosling, com 10 grandes papéis numa carreira que está apenas começando.
Esta lista foi atualizada em 17/10/2017 e agora tem 16 títulos.

1.  Half Nelson (2006. um professor de história numa escola secundária da periferia, está desiludido com tudo e recorre às drogas para levar a vida, até ser flagrado por uma de suas alunas, com quem acaba desenvolvendo amizade. primeira indicação ao Oscar de Ryan, num ótimo filme)

2.  A Garota Ideal (2007. Lars é um rapaz tímido que vive isolado na garagem da casa do irmão e da cunhada até o dia que conhece uma garota pela internet, por quem se apaixona e leva para casa, o problema é que a tal garota é uma boneca de silicone e ele aparentemente acredita ser uma pessoa de verdade. um ponto de partida improvável, num filme muito humano)

3.  Drive (2011. um piloto profissional, dublê de filmes de Hollywood, atua também como um eficiente motorista em assaltos, até que é traído e sai em busca de vingança. dirigido pelo dinamarquês Nicolas Winding Refn e com uma trilha sonora excepcional, o filme mais cool de Gosling até aqui)

4.  Tudo Pelo Poder (2011. um jovem e ambicioso gerente de campanha política não mede esforços para levar seu candidato a disputar a presidência, passando por cima de seu próprio idealismo. num filme que conta com George Clooney - também diretor -, Paul Giamatti e Philip Seymour Hoffman, Ryan consegue se destacar com louvor. um ótimo thriller político)

5.  Tolerância Zero (2000. Daniel é um jovem neo-nazista, envolve-se numa organização facista e prega o extermínio dos judeus. o detalhe é que ele é judeu, que contesta os dogmas e atitudes de seu próprio povo de maneira articulada e convincente. um ótimo filme, premiado em Sundance, que revelou Gosling)

6.  Namorados para Sempre (2010. um jovem casal, com uma filha pequena, tenta reconstruir seu relacionamento com base no amor que um dia tiveram, a despeito da decadência em que vivem. um filme pesado, triste com grandes atuações de Ryan e Michelle Williams, que foi indicada ao Oscar)

7.  Amor à Toda Prova (2011. Steve Carell é um quarentão acomodado num bom emprego, com uma família perfeita, até o dia que sua esposa - Julianne Moore - revela que teve um caso e pede o divórcio. ele começa a frequentar um bar, onde conhece um garanhão - Gosling -, que decide ensiná-lo como se vestir e se portar para conquistar mulheres. comédia bem sucedida e mais uma indicação ao Golden Globe para Ryan)

8.  Um Crime de Mestre (2007. Anthony Hopkins é um engenheiro rico e ardiloso que arma um crime perfeito para matar sua esposa, que está tendo um caso com um policial. para acusá-lo é destacado um jovem promotor, prestes a entrar numa grande firma de advocacia. o duelo entre o acusado, obviamente culpado e o promotor envolvido pela trama, mas sem elementos para condená-lo é bem estruturado e empolgante)

9.  Diário de uma Paixão (2004. uma garota rica vai passar o verão numa praia da Carolina do Norte nos anos 40, onde conhece um operário local - Gosling - por quem se apaixona à primeira vista. acabam sendo separados pelas circunstâncias e pela guerra e ela acaba ficando noiva de outro. anos mais tarde, um senhor lê a história deles para uma senhora com alzheimer num asilo. um dos filmes românticos mais admirados do cinema)

10.  Cálculo Mortal (2002. dois jovens estudantes - Michael Pitt e Gosling -se unem para cometer o crime perfeito, assassinar uma desconhecida e  mascarar as evidências. uma detetive - Sandra Bullock - é destacada para o caso e tem razões pessoais para resolvê-lo. um bom vilão para Ryan)

Atualização (17/10/2017):

11.  La La Land (2016. um pianista de jazz e uma aspirante a atriz se encontram em Los Angeles, se apaixonam e tentarão conciliar seus futuros. delicioso musical de Damien Chazelle, indicado a 14 Oscars, incluindo melhor ator para Gosling e vencedor de 6 deles, incluindo melhor direção e atriz para Emma Stone)

12.  Blade Runner 2049 (2017. Ryan é um jovem caçador de andróides rebeldes, ele mesmo um andróide. em seu caminho encontrará o blade runner Rick Deckard - Harrison Ford -, desaparecido há 30 anos e terá que edsvendar os segredos de sua própria identidade. ótima continuação do clássico de 1982, dirigida por Denis Villeneuve)

13.  O Lugar Onde Tudo Termina (2012. Gosling é um motociclista misterioso, que dirige dentro de globos da morte em Nova Iorque. quando descobre que sua ex-namorada teve um filho seu, ele tenta se reaproximar dela. seu problema será a presença constante de um policial ambicioso - Bradley Cooper -, que o persegue, rebrindo as feridas do passado de ambos. dirigido por Derek Cianfrance, é um thriller bem estruturado, alternando os protagonistas e cheio de viradas de tramas)

14.  Dois Caras Legais (2016. Ryan é um detetive medroso e atrapalhado que, na Los Angeles dos anos 1970, ajuda o brutamontes Russell Crowe a investigar o sequestro da filha de uma funcionária do departamento de justiça. uma comédia ágil, divertida e desprentesiosa de Shane Black)

15.  A Grande Aposta (2015. pouco antes do grande colapso imobiliário dos EUA, um corretor - Ryan Gosling - percebe o movimento de um investidor - Christian Bale - de apostar na quebra do sistema e passa a oferecer este prognóstico aos seus clientes. um ótimo roteiro que brinca com as siglas e nomenclaturas difícieis de entender, numa leitura cínica e muito divertida da tragédia financeira que marcou os anos 2000)

16.  Só Deus Perdoa (2013. Ryan Gosling vive um exílio em Bagkok durante dez anos, depois de ter matado um policial. ele mantém um clube de boxe, que funciona como disfarce para o tráfico de drogas. quando seu irmão é assassinado, ele recebe a visita de sua mãe, que pretende resgatar o cadáver do filho mais novo e vingar-se dos homens que o mataram. um filme fascinante, violento e hipnótico de Nicolas Wind Refn)

Outros filmes: Entre Segredos e Mentiras, O Mundo de Leland, A Passagem, The Slaughter Rules e Duelo de Titãs, Caça aos Gangsters, De Canção em Canção.

Veja ainda: "10 Filmes de Gus Van Sant"


11 comentários:

  1. Tenho conferio bastantes filmes de Gosling ultimamente e desocbri nele verdadeiramente um ator interessante, anseio por ver todos so filmes dele, que ainda não são muitos, mas que tem títulos notáveis, como alguns já destacado aqui.

    ResponderExcluir
  2. "Entre Segredos e Mentiras" um dos mais novos filmes que ele atuou vale muuuuito a pena ser conferido!

    ResponderExcluir
  3. A Garota Ideal é excelente e pouco valorizado,o que é uma pena.

    Ancioso por Drive.

    ResponderExcluir
  4. olá voce que entende muito de filmes de luta por favor me ajude preciso de ajuda com um filme que assisti a alguns anos e não lembro mais o nome dele (é um filme me que uma moca e ums 7 ou 8 rapazes vao para uma ilha que nao pode usar armas ai la vao lutar muito com pessoal de la para evitar que um missel despare sabe qual filme é???


    responda para mim por favor= meu email é CLICKMoreHD@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ultimamente assisti a alguns filmes dele e, dentre eles, o que mais gostei foi o "Entre Segredos e Mentiras" e o "Drive", que em algumas cenas, parece ter tido o "Táxi Drive" como inspiração. A Garota Ideal acabei achando a história meio inusitada e acabei gostando, ver todo mundo com quem ele convivia embarcando na idéia dele e tornando "real" a situação foi um pouco hilário, mas acabou o ajudando.

    ResponderExcluir
  6. AH, mais uma coisa: achei o blog ontem, e to conferindo as listas e baixando filmes que me interessam, tanto que hoje assisti ao "Lilja 4-ever" e adorei, mesmo sendo bem triste toda a história. Seria legal uma lista de filmes do Ewan McGregor :D

    ResponderExcluir
  7. Olá. Muita boa essa lista. Essa e muitas outras que gosto de ver aqui. Seu blog é ótimo.

    Vou sugerir ainda outra lista: 10 Filmes de Assalto (ou roubo, se preferir)

    Se aceitar, aí vão algumas sugestões: Inimigo Público nº1, Atração Perigosa, Vida Bandida, O Plano Perfeito, A Origem...

    http://anima-vita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Vou guardar essa lista, pois ainda não assisti grande parte deles, mas venho acompanhando o trabalho de Ryan a algum tempo e se ele continuar nesse caminho, não vai demorar pra conseguir seu Oscar, eu o admiro muito ^^

    ResponderExcluir
  9. Ryan é espetacular! 😍👏🏽 La La Land é um filme essencialmente sensorial. A história é quase uma desculpa para reconstruir a magia dos musicais. Ryan Gosling (Ryan do óptimo Blade Runner 2049 ) e Emma Stone tornam toda essa construção fluida, ambos desempenhando um dos melhores papeis de suas carreiras. Não só através de suas movimentações nas quais cada passada parece ter sido milimetricamente estudada, tornando até o flutuar algo orgânico, como na forma que se entregam a seus personagens. Mesmo nos silêncios conseguimos sentir ambos, de tal maneira que ganham vida diante de nossos olhos, nos fazendo sentir suas dores, alegrias, tornando seus sonhos os nossos. Acompanhar esse casal é se deixar entregar a uma espiral de emoções, que nos remetem aquele grande amor que todos vivemos. A música ainda faz o máximo para aproveitar a voz de ambos, levando em conta suas limitações, sem exagerar ao ponto de pedir mais do que eles poderiam realizar.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!