domingo, 1 de janeiro de 2012

10 Melhores Filmes de 2011



É inevitável. Todos os anos fazemos nossas listas de melhores e o Listas de 10 não pode ficar de fora.
Como critério, os filmes que concorrem precisam ter estreado nos cinemas brasileiros ao longo do ano, por isso não valem os downloads e nem as mostras e festivais.
É sempre difícil escolher apenas dez e é bom lembrar que esta é uma lista bastante pessoal.
Aqui vão os 10 melhores filmes estrangeiros de 2011, na minha opinião. (Os nacionais estarão numa lista à parte). Espero que gostem.


1.  A Árvore da Vida (depois de anos de produção e expectativa, o filme definitivo do diretor Terrence Mallick chegou aos cinemas e não decepcionou. é um filme absolutamente deslumbrante, sobre uma família americana dos anos 1950, mas é sobre todos nós, sobre o atavismo que nos move desde o big bang, sobre o sentido da vida. uma obra-prima irretocável, um dos melhores momentos da história do cinema, mas que depende da maturidade e do repertório do espectador. de longe, o melhor filme do ano)


2.  Meia-Noite em Paris (Woddy Allen, o mais autoral dos cineastas americanos reencontrou, na Europa, a alegria de seus temas. o filme transpira amor à arte e à vida como poucos. seu roteiro é inventivo, os diálogos divertidos, as referências cultas, mas ao mesmo tempo reconhecíveis, quase populares. Owen Wilson encarna muito bem o alter-ego do diretor, uma ótima escolha. lindo, reluzente, perfeito, como a Paris dos nossos sonhos)


3.  Melancolia (um filme-metáfora pouco sutil, mas muito bonito. a depressão, o grande mal moderno, que nos aflige e destrói nosso mundo particular, surge aqui forma de um planeta inteiro. grandes interpretações de todo o elenco, ótimos diálogos e direção segura do polêmico Lars von Trier. um filme que nos faz pensar, uma das graças do cinema)


4.  Cópia Fiel (brilhante exercício de metalinguagem, confundindo o encontro de um escritor e uma marchand na Toscana - o barítono Shimell e a excepcional Binoche -, com o livro sobre cópias e um casal com uma história de 15 anos, que eles reproduzem ou copiam... Abbas Kiarostami, mesmo fora do Irã, é um cineasta precioso, que sabe mexer com a imaginação e dar fluidez à narrativa. belo filme!)


5.  Biutiful (a obra de Alejandro González Iñarritu não deixa qualquer esperança. é longo e agoniante, enquanto acompanhamos a doença de Javier Barden - ótimo como sempre e indicado ao Oscar - e a falta de perspectivas para seus filhos, com uma mãe bipolar e um ambiente pouco confiável. triste, deprimente, mas um grande filme)


6.  Cisne Negro (um filme agoniante, Darren Aronofsky dá o seu toque pessoal e Natalie Portman está impecável no papel principal. sua transformação no Cisne Negro é uma das sequências mais incríveis de uma atriz no cinema. o filme fez fãs ardorosos e detratores igualmente apaixonados. até pela polêmica não poderia ficar de fora)


7.  Incêndios (filhos buscam sua identidade ao investigar o passado da mãe recém-falecida. a narrativa nos permite conhecer os mistérios melhor e antes dos próprios protagonistas, mas ainda assim é um ótimo filme do canadense Denis Villeneuve. interessante ainda por mostrar um pouco da história recente dos conflitos no Oriente Médio)


8.  Inverno da Alma (uma garota de 17 anos - a grande revelação Jennifer Lawrence - vivendo numa região pobre e gelada do interior americano, sai numa jornada em busca do pai, que acredita estar morto, para evitar que sua família perca a casa em que vive miseravelmente. ótimo filme ganhador de 45 prêmios, incluindo Sundance e mais 61 indicações)


9.  Poesia (as agruras vividas por uma senhora, que descobre que o neto, de quem cuida, cometeu um crime e terá que arcar com uma pesada indenização, mesmo vivendo humildemente. para piorar, descobre ter alzheimer. mas ao mesmo tempo encontra na poesia uma válvula de escape para sua realidade triste. a visão poética da velhinha e sua intérprete salvam o filme do melodrama.  mais um representante do ótimo cinema sul-coreano)


10.  A Pele que Habito (o clima pesado não esconde vários elementos caros a Pedro Almodóvar, um dos grandes cineastas vivos. a vingança, a maternidade, uma queda pelo dramalhão. o argumento é genial, o filme tem uma das melhores vinganças da história do cinema. para ficar perfeito só precisava de um pouco mais de ritmo, a primeira parte se arrasta, sem necessidade. mesmo assim, imperdível e um dos melhores do ano)


Veja ainda: "Os 10 Melhores Filmes Brasileiros de 2011

20 comentários:

  1. Meta para 2012: ver a metade que me falta desta lista de top-tops de 2011.Mesmo assim, assino embaixo, Armando.Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Excelente lista! Tem alguns que eu ainda preciso assistir, mas adorei a inclusão de Cisne Negro, Melancolia, A pele que habito e Meia-noite em paris... Pra mim foram os melhores tbm!

    Armando, tenha um excelente 2012 =)

    ResponderExcluir
  3. Bela lista. Verei alguns.

    ResponderExcluir
  4. Boa lista, sem dúvida,
    mas só pra não deixar de contrariar
    tiraria o superestimado "Inverno da Alma"
    e colocaria algo como
    "O Garoto da Bicicleta",
    "Em um mundo melhor" ou
    "O Homem ao lado".

    ResponderExcluir
  5. Olá Herculano,
    'Inverno da Alma' foi realmente o último a entrar, o 'Garoto de Bicicleta' estava entre os últimos a sair, paciência, não dá para agradar a todos e infelizmente só cabem dez.
    Obrigado a todos os amigos pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Uau! Que inveja que deu!!!

    Dá uma epiada lá no blog que teve quatro listas de filmes e uma de álbuns do ano...

    Abração negón!
    Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  7. Bacana a lista Melancolia,Cisne Negro e os filmes do Woddy(voltando a fazer um bom filme) e do Almodóvar(sempre fazendo um bom filme) estão mesmo entre os melhores.

    E trocaria Biutiful por X-Men: Primeira Classe ou Namorados para Sempre facil,facil...

    ResponderExcluir
  8. Acho extremamente arrogante dizer que "A Árvore da Vida" "depende da maturidade e do repertório do espectador". Essa é uma desculpa para seguir-se elogiando uma obra que não merece elogio algum, visando ao desmerecimento de quem, sensatamente, repudiou essa obra alucinógena. Esse filme é típico ovo-de-ouro da crítica babona: pseudo-intelectual, chato, uma viagem pela mente de um diretor arrogante e insuportável - diretor este que é considerado, pela mesma crítica babona, como um "gênio espetacular". Vários filmes da lista são de fato muito bons, mas discordo veementemente da presença de uma obra como "A Árvore da Vida" entre os melhores.

    ResponderExcluir
  9. Olá "Anônimo",
    (Por que 99% das críticas negativas aos posts são anônimas?)
    Concordo com você e faço um mea-culpa: Fui mesmo muito arrogante ao utilizar a palavra "maturidade". Me deixei envolver pelo Fla-Flu que foi a discussão sobre o filme ao longo do ano e peço desculpas aos mais sensíveis.
    Mas não mudo minha opinião e mantenho também a palavra, pois gosto da provocação, é o #MeuJeitinho.
    A imensa maioria das listas deste blog são informativas e não costumam ter, sequer, ordem de preferência. Algumas vezes, faço listas de melhores, mas sempre deixo claro que trata-se da minha opinião e ninguém é obrigado a concordar comigo.
    Com relação ao seu ataque à "crítica babona", concordo também que ela existe. Depois de mais de 30 anos vendo filmes quase todos os dias, não preciso de nenhum crítico me dizendo o que devo ou não gostar e jamais me pauto por eles. Embora, depois de ver os filmes, seja interessante ler alguns dos que tenho mais afinidade para comparar visões e até perceber algum detalhe que me escapou.
    Cinema deve ser um prazer, pouquíssimos filmes me deixaram a sensação que 'Árvore da Vida' me deixou. Na minha opinião, pessoal, particular, própria... um dos melhores filmes que vi na minha vida.
    Valeu pelo comentário! Da próxima vez, identifique-se!
    Respect!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Você não assistiu Warrior?
    O filme saiu direto em DVD, e ninguem falou dele, mas acho que é um dos melhores do ano passado.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas,
    Eu utilizei apenas filmes lançados no cinema para simplificar.
    Mas eu vi 'Warrior' e não o colocaria numa lista de melhores. Para ser sincero achei o filme um novelão cheio de clichês.
    Que bom que nem todos pensam igual...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  12. Quase todos estão presente na minha lista tb...
    e não tem como "A Árvore da Vida" é um dos melhores filmes dos últimos tempos!

    ResponderExcluir
  13. Detestei arvore da vida... Foi uma imensa decepção... Seria uma minha opinião pessoal... Tambem vejo filmes quase todos os dias.
    Abs.
    Ana Claudia - Bertioga

    ResponderExcluir
  14. Excelente lista. Concordo com Árvore da Vida, um filme genial, único, com uma fotografia deslumbrante. Certamente não é o tipo de filme de quem vai ao cinema para comer pipoca e entreter-se. Inclusive nos cinemas estadunidenes havia aviso que o filme não era linear e o dinheiro não seria devolvido. Um vergonha para a humanidade tal demência em refutar o belo, o complexo, o não trivial.

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente, Melancolia é ruim demais! Brincadeira está nessa lista... e foi essa lista que me fez assistir esse filme!
    A pele que habito, é melhor de todos até agora!

    ResponderExcluir
  16. Muitos filmes são belos, complexos e não triviais e ainda assim interessantes, diferentemente de Árvore da Vida, que é tudo isso, mas substituindo interessante por massante e adicionando (sem fazer questão de eufemismos) chato. Na minha lista pessoal eu não colocaria, não colocaria nenhum dos três primeiros, Meia-noite em Paris é bom, mas não perfeito. Achei mesmo que Histórias Cruzadas e Tão Forte tão Perto fazem falta na lista.

    ResponderExcluir
  17. a árvore da vida como primeiro lugar,aquele filme é quase um filme mudo,só tem imagem e pouco dialogo e as imagens nem fazem sentido entre si

    ResponderExcluir
  18. Vi todos esses filmes e todos são, no mínimo, ótimos.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!