segunda-feira, 16 de abril de 2012

10 Filmes no Zoológico


O zoo é um lugar criado para exibir animais exóticos, mas também para protegê-los da ocupação desenfreada pelo próprio homem. 
Sob os cuidados de veterinários e tratadores, as espécies em perigo de extinção podem viver e se reproduzir.
Alguns filmes foram feitos tendo como cenário os parques zoológicos. Veja 10 deles.

1.  Madagascar (quatro animais do zoo de Nova York, um leão, uma zebra, uma girafa e uma hipopótama são mandados de volta para a África num navio roubado por pinguins e acabam naufragando na costa de Madagascar, enfrentando pela primeira vez a vida selvagem. simpática animação da Dreamworks que deve ter sua terceira parte lançada em junho de 2012) 

2.  The Zookeeper (Sam Neill é o responsável por um zoo numa cidade das Balcãs, que acaba virando praça de uma guerra civil. desencantado com o socialismo, ele se recusa a abandonar os animais, mesmo com o perigo iminente e tenta mantê-los vivos o quanto puder. bom filme com um grande ator)

3.  Compramos um Zoológico (Matt Damon é um viúvo que decide mudar de vida e muda-se com dois filhos para uma casa na área rural, que na verdade é um zoo desativado. junto com a equipe remanescente, eles reativam o parque. longo e artificial, o filme é fraco)

4.  Zoo, um Ze e Dois Zeros (irmãos gêmeos, que trabalham num zoo, perdem as esposas em um acidente bizarro com uma ave rara. a única sobrevivente perde as duas pernas, mas acaba se envolvendo num triângulo com os irmãos, que agora dedicam-se obsessivamente à pesquisa da evolução de espécies animais. uma comédia experimental de Peter Greenaway, interessante, mas esquisita)

5.  Ferocidade Máxima (um bilionário - claramente inspirado em Rupert Murdoch - adquire sem querer um zoo na Inglaterra e decide transformá-lo em um empreendimento rentável, eliminando os bichinhos fofos e mantendo apenas os mais ferozes, para a revolta da equipe. comédia com um ótimo elenco e uma ideia mais engraçada que o resultado, mas ainda assim interessante)

6.  A Marca da Pantera (Nastassja Kinski vai visitar o irmão, que não vê desde a infância, em New Orleans. ele desaparece e ela vai ao zoológico, onde conhece o diretor e acaba conseguindo um emprego. logo no seu primeiro dia, uma pantera negra ataca um dos tratadores e foge. é quando o irmão reaparece e conta a ela que eles pertencem a uma raça que, na hora de fazer sexo, transformam-se em panteras... fantasia erótica de Paul Scrader dos anos 80, mais famosa pela canção de David Bowie)

7.  Hatari! (John Wayne lidera uma expedição de caça na África para atender encomendas de diversos zoológicos. uma fotógrafa italiana se junta ao grupo para documentar a captura dos animais contratada pelo zoo de Los Angeles. ela se torna protetora dos bebês elefantes órfãos, que tumultuam o acampamento e aumentam a tensão entre ela e o rude americano. na trilha, a famosa canção "o passo do elefantinho" de Henry Macini)

8.  Os Hipopótamos de Pablo Escobar (nos anos 80, o traficante colombiano Pablo Escobar montou um zoo particular que chegou a ter mais de 2500 animais. quando ele foi capturado, os animais foram mortos ou levados para outros zoológicos, menos três hipopótamos, que soltos se reproduziram sem controle e começaram a aterrorizar a região. um documentário inteligente e bem humorado)

9.  Turtle Diary (um livreiro tímido e uma escritora de livros infantis - Ben Kingsley e Glenda Jackson excelentes - costumam visitar o aquário do zoo de Londres para ver as tartarugas marinhas, ameaçadas de extinção. eles acabam se unindo para, com a ajuda de um assistente do zoo, planejar o sequestro de um casal de tartarugas para devolvê-los à natureza. ótimo filme, com roteiro de Harold Pinter)

10.  O Zelador Animal (Kevin James é um dedicado zelador que trabalha há 15 anos no zoo. mas ele se apaixona por uma patricinha, que exige que ele mude de emprego para casar com ela. quando ficam sabendo que ele vai abandoná-los, os animais decidem quebrar seu código de silêncio e falar com ele para convencê-lo a ficar. comédia boba e simpática)

Atualização 07/01/2013:

11.  A Vida de Pi (a fantástica história de um garoto indiano, filho do dono de um zoológico que decide mudar-se com os animais e a família para o Canadá. no caminho o navio naufraga e o garoto fica à deriva dividindo o bote salva-vidas com um tigre de Bengala. linda fábula em 3D, dirigida por Ang Lee, para encher os olhos)

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Rádio"


4 comentários:

  1. Ótima postagem!! Eu vi lá, o 1º filme ( MADAGASCAR ), e aí eu coloquei em um site: Madagascar 3: Os procurados, e agora estou assistindo... Obrigada pela ideia!

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaa... Este site é muitooo bomm... Me ajudou bastante para escolher filmes!

    ResponderExcluir
  3. Compramos um Zoológico filme péssimo!!! Aquela água de salsicha da Scarlett Johansson sem expressão...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!