quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

10 Filmes com Perseguiçôes de Carros


Um dos piores vícios do cinema americano são as perseguições de automóveis. 
Muitas vezes o roteirista dá um jeito de encaixar uma cena dessas, sem a menor conexão com a trama.
Mas... em alguns casos, as sequências não só fazem sentido, como podem ser muito divertidas.
Pincei, para esta lista, 10 filmes onde as perseguições de carro são muito legais.

1.  Um Golpe à Italiana (o original de 1969, a perseguição está no centro da trama. Michael Caine acaba de sair da prisão e logo prepara um grande golpe, roubar um carro-forte com 5 milhões de dólares pagos do governo chinês à Fiat. para isso, ele e seu grupo invadem o controle de trânsito da cidade de Turim e transformam as ruas num caos. arrombam o carro-forte durante a confusão e fogem em 3 Mini Coopers pelas escadarias, ladeiras e até telhados da cidade. até hoje, a melhor sequência de perseguição de carros do cinema)

2.  Drive (Ryan Gosling é um mecânico e dublê de cenas de perseguição no cinema, que nas horas vagas, trabalha como motorista em assaltos. sua técnica sempre é utilizada para despistar a polícia, o que rende ótimas cenas, dirigidas pelo brilhante dinamarquês Nicolas Winding Refn) 

3.  Operação França (Gene Hackman é um policial de Nova York que investiga uma conexão de tráfico de drogas entre a França e os EUA. o filme de 1971 é genial e cheio de reviravoltas. tanto que levou cinco Oscars, de filme, direção, ator, roteiro e, claro, edição, que mostrou sua qualidade numa sequência brilhante onde o policial persegue o trem do metrô por sob um elevado, tendo que desviar de vários carros no caminho. uma cena sem efeitos especiais, mas que marcou a história dos filmes de ação)

4.  Ronin (terminada a guerra fria, agentes americanos arrumam trabalhos de mercenários - como os ronins, samurais sem mestre do Japão medieval - para quem pagar melhor. o grupo de Robert DeNiro é contratado para roubar uma maleta na França e acaba envolvido numa armadilha, que rende incríveis e eletrizantes perseguições pelas ruas de NIce e da Côte d'Azur)

5.  Os Irmãos Cara-de-Pau (dois irmãos, músicos de blues - John Belushi e Dan Aykroyd - resolvem fazer um show para ajudar o orfanato onde cresceram, mas acabam arrumando encrencas com a polícia, uma perigosa ex-namorada e até neo-nazistas. na famosa cena de perseguição, foram destruídos 103 carros, um recorde até então, na continuação de 1998, foi destruído um carro a mais)

6.  À Prova de Morte (Kurt Russell é um ex-dublê de Hollywood tem como diversão perseguir garotas bonitas e matá-las com seu carro à prova de morte - do motorista, claro. até se deparar com as garotas erradas, ainda mais fortes que ele. cenas eletrizantes, dirigidas com a eficiência e o humor negro de Quentin Tarantino)

7.  Bullitt (policiais de San Francisco são escalados para proteger uma testemunha antes de um julgamento, mas ela é assassinada. eles saem, então, atrás dos criminosos. dirigido por Peter Yates e estrelado pelo ícone Steve McQueen, o filme de 1968 tem uma sequência de perseguição de 9 minutos, que começa nas ladeiras da cidade e vai até as sinuosas estradas  vizinhas. uma das melhores perseguições de carro do cinema)

8.  Encurralado (Steven Spielberg ganhou notoriedade a partir deste telefilme de 1971, que foi exibido nos cinemas, sobre um motorista que é perseguido por um misterioso caminhão tanque, numa estrada deserta. o filme todo é uma grande perseguição, mas tem momentos especialmente tensos)

9.  Speed, Velocidade Máxima (um psicopata - Dennis Hopper - coloca uma bomba num ônibus circular de Los Angeles, que explodirá, caso a velocidade fique abaixo de 50 Mph. a polícia então começa a escoltar o ônibus e coloca um policial dentro dele para tentar salvar os passageiros. outra perseguição que dura quase o filme todo)

10.  2 Coelhos (depois de um acidente automobilístico com vítimas, o jovem motorista é ajudado por um deputado para escapar da prisão e muda-se para o exterior. quando volta, põe em prática um plano para prender o deputado corrupto e os bandidos que o usam. um raro filme nacional de ação, com um roteiro intrincado e boas cenas de perseguição de carros)

Menções honrosas: Velozes e Furiosos, Mad Max, Matrix Reloaded, 60 Segundos, Viver e Morrer em LA, Agarra-me se Pudes, Corrida Contra o Destino, Quem não Corre Voa, C'etait un Rendez-Vous, 007 Quantum of Solace, Uma Saída de Mestre" e O Pacificador, Intocáveis, O Ultimato Bourne, etc.

Veja ainda: "10 Extraterrestres dos Filmes".

14 comentários:

  1. Era para ter colocado Mad Max no lugar de 2 Coelhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo,
      Poderia até colocar, mas queria um representante nacional na lista.
      Fica nas menções honrosas mesmo.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Excelente lista, Armando. Muitos clássicos e alguns que serão, como Drive. A perseguição do início de "Intocáveis" é ótima, principalmente pelo desfecho da mesma.

    Parabéns!

    Vitor Stefano

    ResponderExcluir
  3. Também gostoa das perseguições em "Saída de Mestre" e "O Pacificador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia,
      Só lembrando que 'Uma Saída de Mestre' é adaptação de 'Um Golpe à Italiana', número 1 desta lista.
      Abs!!!

      Excluir
  4. Olá amigos!
    Obrigado por lembrarem de outros filmes.
    Na medida do possível, vou acrescentá-los às menções honrosas.
    Continuem sugerindo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Legal a lista.

    indico o filme Vanishing Point (aqui no brasil: Corrida contra o destino) o filme inteiro é uma perseguição!

    Indico tambem outro dos meus filmes favoritos: 60 segundos (cena com o shelby gt500 - Eleanor)

    ResponderExcluir
  6. Nossa, falar de filmes de perseguição, e não falar de Mad Max 1, é muita mancada :/
    Eu posso assistir mil vezes a cena inicial, e nas 1000 vezes vou sentir calafrios e ficar com um sorriso bobo no rosto.

    ResponderExcluir
  7. Sempre venho aki olhar a lista sempre muito boas .....dois filmes que possuem excelentes sequencias e o carga explosiva e Taxi a versão francesa de Luc besson não aquela porcaria que fizeram com Gisele Bunchen

    ResponderExcluir
  8. A perseguição de Mad Max 2 é considerada por muitos críticos americanos como uma das melhores cenas de carros de todos os tempos.
    Faltou também a Supremacia Bourne (em Moscou).
    O tal 2 Coelhos nem chega perto destes...

    ResponderExcluir
  9. Falta ai "Fugitivo Acidental" com o Charlie Sheen

    ResponderExcluir
  10. Faltou Fuga Alucinada, com Peter Fonda

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é foda demais tinha que estar em primeiro.

      Excluir
  11. faltou velozes e furiosos

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!