sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

10 Faroestes Espaguete


Os westerns spaghetti ou bang-bang à italiana ou ainda euro-westerns surgiram nos anos 1960, como forma do cinema europeu capitalizar com o sucesso dos faroestes americanos, que então estavam em plena decadência.
Os roteiros eram sempre muito parecidos, simplificando e idealizando os filmes americanos, quase numa paródia. Sempre traziam um cowboy bom de tiro, que enfrentava um vilão muito malvado.
As produções eram principalmente italianas, com co-produções com Espanha, França ou Alemanha. As locações geralmente eram feitas na província de Almeria na Espanha, que tinha uma paisagem mais próxima do oeste americano.
De longe, seu maior expoente foi o diretor Sergio Leone que, junto com o músico Ennio Morricone, definiu as bases do gênero.
Vários atores europeus surgiram nesses filmes, como Franco Nero, Giulianno Gemma, Gian Maria Volonté, Jean-Louis-Trintignant, Terence Hill e Klaus Kinski. Mas era muito comum importarem atores de televisão ou filmes B americanos, como Clint Eastwood, Tomas Milian, Lee Van Cleef ou Jack Palance para estrelá-los.
Este ano os "espaguetes" voltaram à moda, com o lançamento de 'Django Livre', em que o diretor Quentin Tarantino homenageia o gênero.
Cerca de 600 filmes foram feitos naquele período, dos quais eu destaco uma lista de 10.

1.  Por um Punhado de Dólares (Sergio Leone, 1964. primeiro filme da genial trilogia dos dólares, completada com 'Por uns Dólares a Mais', 1965 e 'Três Homens em Conflito', 1966. neste primeiro filme, um pistoleiro sem nome - o importado Clint Eastwood - chega a uma cidade mexicana da fronteira onde duas  gangues rivais disputam o controle e ele é contratado pelos dois lados para ajudá-los. inspirado no clássico 'Yojimbo' de Akira Kurosawa, foi um grande sucesso de bilheteria em todo o mundo, chamando a atenção da crítica. a trilogia é toda genial e tem trilhas de Ennio Morricone)

2.  Era uma Vez no Oeste (Sergio Leone, 1968. clássico focado no fim da época do Oeste selvagem, com a chegada das ferrovias. um barão das ferrovias contrata um capanga - Henry Fonda - para afugentar a um fazendeiro e seus filhos, proprietários de terras que iriam valorizar com a chegada da estrada de ferro. mas ele acaba por dizimar a família. para sua surpresa, uma ex-prostituta - a bela Claudia Cardinale - chega à cidade reclamando as terras por ser a viúva do fazendeiro e é ajudada por dois cowboys - Jason Robards e Charles Bronson, o homem com a harmônica. as externas foram gravadas no Arizona. lento e longo, o filme foi um fracasso de bilheteria, mas é hoje reconhecido como um dos grandes filmes da história do cinema)

3.  Quando Explode a Vingança (Sergio Leone, 1971. um bandido mexicano e um especialista em explosivos irlandês - Rod Steiger e James Coburn - se unem para resgatar um grupo de revolucionários mexicanos, aprisionados pela sádica milícia e ainda roubar um banco. o menos inspirado dos faroestes de Leone, mas ainda assim muito bom e com mais uma trilha marcante de Morricone)

4.  Django (Sergio Corbucci, 1966. numa cidade enlameada da fronteira mexicana, dois grupos rivais, racistas americanos e bandoleiros mexicanos, se defrontam com um misterioso pistoleiro - Franco Nero - que carrega consigo um caixão. após matar a maior parte do grupo local, une-se aos mexicanos para roubar ouro do exército. um dos exemplares mais típicos e estilizados do gênero, com muita ação, muitos tiros, o mocinho infalível e os bandidos morrendo feito moscas)

5.  Os Violentos Vão Para O Inferno (Sergio Corbucci, 1968. Franco Nero é um cínico mercenário polonês, contratado por um bandoleiro revolucionário mexicano para enfrentar o dono das minas que os oprimia e é perseguido por um pistoleiro contratado pelo outro lado - Jack Palance genial, ligeiramente afeminado e de cabelo encaracolado. a sequência do duelo na arena de touros é uma das melhores do gênero e foi copiada por Tarantino em cena crucial de Django Livre - veja aqui)

6.  Meu Nome é Ninguém (Tonino Valerii, 1973. faroeste cômico com argumento de Sergio Leone, sobre um pistoleiro talentoso - Terence Hill -, mas que prefere ser um ninguém para não chamar atenção e virar alvo, que vê a chance de seguir seu ídolo, um renomado cowboy - Henry Fonda - com muitas mortes no currículo. um filme que não se leva a sério e diverte)

7.  Sabata, o Homem que Veio para Matar (Gianfranco Parolini, 1969. um cofre do exército é roubado do banco de uma cidadezinha, mas logo acaba sendo recuperado por Sabata - Lee Van Cleef -, um caçador de recompensas recém chegado. porém ele descobre que os líderes da cidade estão envolvidos no roubo e os chantageia. primeiro filme de uma trilogia - oficial, porque os genéricos são incontáveis - com o esperto personagem)

8.  Meu Nome é Trinity (Enzo Barboni, 1970. um malandro chega a uma cidade remota e descobre que seu meio-irmão se passa por xerife local após atirar no verdadeiro que o perseguia antes de assumir o posto. juntos eles vão defender uma comunidade de religiosos do fazendeiro malvado. primeiro filme da série Trinity, que consagrou a dupla Terence Hill e Bud Spencer, parceira em cerca de vinte filmes. trata-se de uma vertente cômica do gênero, com menos tiros e mais pancadaria. é injustamente renegado pelos aficionados, pois é divertido)

9.  Quando os Brutos se Defrontam (Sergio Sollima, 1967. Gian Maria Volonté é um professor de história com problemas de saúde que se retira para o oeste, mas acaba tornando-se refém de um perigoso bandoleiro em fuga - Tomas Milian. sem opção, acaba se afeiçoando pelo captor e sua causa e transforma-se ele mesmo num bandoleiro. bom filme)

10.  Dias de Ira (Tonino Valerii, 1967. Lee Van Cleef é um pistoleiro envelhecido que decide instalar-se numa cidadezinha. ele acaba adotando um jovem faxineiro - o belo Giuliano Gemma -, constantemente humilhado pelos poderosos locais e transformando o pupilo num excelente atirador. Um dos melhores do gênero, com trilha marcante de Riz Ortolani)

Menções honrosas: O Vingador Silencioso, Keoma, O Dia da Desforra, A Morte vem à Cavalo, Vamos a Matar, Compañeros!, Uma Pistola para Ringo,...

Veja ainda: "10 Filmes de Faroeste"

10 comentários:

  1. Ótima lista!Só não vi o número 5 de sua relação e os outros são ótimos exemplares do gênero.Abç.

    ResponderExcluir
  2. Mano, kd o 3 homens em conflito?
    É tido com um dos maiores clássicos do Bang Bang a italiana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano Marcio,
      Para que essa lista não ficasse exclusivamente de filmes do Sergio Leone, optei por juntar a trilogia dos dólares no item 1, destacando o primeiro filme, mas mencionando suas continuações.
      "Três Homens em Conflito", também conhecido como "O Bom, o Mau e o Feio" é o terceiro filme da trilogia e também o melhor deles.
      Abs!!!

      Excluir
    2. OK, acho que todos leram bem, mas é que vc não especifica exatamente."lista de 10 filmes faroestes espaguetes",seria os 10 melhores em sua opinião?

      Excluir
  3. acredito que vc esqueceu dos Tres Homens em conflito, mas tudo bem, essa lista é do seu gosto, não quer dizer que sejam os principais ou melhores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que alguns comentários me irritam...
      Leia direito o post ou pelo menos leia o comentário anterior!
      Abs!!!

      Excluir
  4. Nobre boa lista, não poderiamos esquecer do Maestro Ennio Morricone....valeu

    ResponderExcluir
  5. Acrescentaria mais esses dez grandes spaghetti: Os cruéis, Tempo de massacre, O retorno de Ringo, A volta do pistoleiro, O preço da morte, Quinze forcas para os assassinos, O dia da desforra, Peça perdão a Deus, não a mim, Sua lei era a vingança e Cemitério sem cruzes.

    ResponderExcluir
  6. Não tem como fazer essa lista.
    Todos esquecem algum filme, porque tem muitos entre os dez.
    Nao há lista de dez melhores filmes de faroeste sendo qie tem centenas de melhores filmes de faroeste. Simplesmente isso.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!