sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

10 Filmes sobre Neonazistas


Na Alemanha dos anos 1930, recém derrotada na primeira grande guerra e com a economia e a auto-estima em frangalhos, o nazismo - ou nacional-socialismo - surgiu como uma terceira via para os fracassos do capitalismo (então em plena depressão) e do comunismo.
Dentre os seus pilares filosóficos estava a auto-afirmação do povo germânico e, consequentemente, o racismo, o coletivismo, a eugenia e o antissemitismo.
Derrotada numa segunda guerra, a custa de um rastro de milhões de mortes, principalmente dentre minorias, a ideologia nazista sucumbiu no mundo civilizado.
Mas, vez por outra, a bandeira ressurge dentre pequenos grupos de marginais, que absorveram apenas a intolerância dentre os fundamentos do nazismo.
Esses marginais costumam raspar a cabeça, como forma de identificação e atacar minorias que, supostamente, estariam usufruindo da "sua" sociedade e ocupando o espaços em que eles não conseguem se encaixar, por sua própria ignorância e precariedade de princípios.
O cinema retratou esses grupos em alguns filmes, dos quais destaco uma lista de 10.

1.  Uma Outra História Americana (Edward Norton é um jovem skinhead que é preso, acusado de matar um homem negro. após uma três anos na cadeia, ele revê suas ideias e desperta de seu fanatismo. o problema é que ao voltar para casa, encontra seu irmão mais novo - Edward Furlong - envolvido no mesmo grupo que ele liderou. um filme poderoso, indicado ao Oscar de melhor ator)

2.  Tolerância Zero (Ryan Gosling é um jovem neo-nazista, que se envolve numa organização facista, que prega o extermínio dos judeus. o detalhe é que ele é judeu, e contesta os dogmas e atitudes de seu próprio povo de maneira articulada e convincente. um ótimo filme, instigante, premiado em Sundance)

3.  Broderskab / Irmandade (um militar desiludido com a carreira, abandona o exército e aceita um convite para fazer parte de um grupo de extrema direita. contrariando as doutrinas, ele tem um romance gay com um de seus colegas, com consequências desastrosas. por vezes nos vemos compelidos a torcer pelo casal, esquecendo que eles são os "caras maus". esse paradoxo é o ponto mais interessante do filme)

4.  Made in Britain (Tim Roth é um adolescente skinhead violento e drogado, como tantos jovens britânicos de classe operária, sem perspectiva. a despeito das tentativas de assistentes sociais de adequá-lo a sociedade, o rapaz é incontrolável e vive de pequenos crimes e grandes injurias raciais. originalmente feito para a televisão, é um ótimo filme, com grande atuação de Roth em início de carreira, dirigido por Alan Clarke)

5.  Skinheads - A Força Branca (Russell Crowe é o carismático líder de um grupo neo-nazista de Melbourne, que desconta sua ira em cima de imigrantes vietnamitas que, eles creem, estão ameaçando a pureza da raça. até que os imigrantes se organizam e contra-atacam e o grupo se dissolve. fugindo da cidade, o rapaz se envolve num triângulo com um amigo e uma garota rica, que os incita a atacar novamente, mas ela é epilética e, na visão deles, também seria impura. filme que premiou e revelou Crowe da Austrália para o mundo)

6.  A Onda (um professor com a ingrata tarefa de ensinar autocracia aos seus estudantes, decide propor um experimento, que explique os mecanismos do nazismo, que corroeu a Alemanha. para isso, cria um grupo denominado "A Onda", cujo lema é "força pela disciplina", mas as coisas começam a ficar muito sérias, pois alguns alunos começam a incorporar as ideias facistas. baseado em fatos ocorridos nos EUA em 1967. ótimo filme)

7.  This is England (um garoto solitário de 12 anos vive com a mãe em uma pequena cidade costeira na Inglaterra em 1983. após uma briga na escola, ele conhece uma gangue de skinheads, na qual encontra a amizade e os modelos de comportamento que procurava. acaba tornando-se protegido do líder do grupo, um homem mais velho que preenche a figura do seu pai, que morrera na guerra das Malvinas. baseado nas memórias do próprio diretor e roteirista Shane Meadows)

8.  As Maçãs de Adam (um neo-nazista é enviado a uma paróquia rural para fazer serviço comunitário. o local é controlado por ingênuo reverendo, que vê o lado bom em tudo e o encarrega de fazer um bolo com as maçãs que crescem na macieira da igreja. mas o skinhead que mostrar o "mal" ao reverendo. uma estranhíssima comédia de humor negro dinamarquesa, cheia de parábolas bíblicas e nonsense, mas que apresenta seu ponto com inteligência. no mínimo merece ser visto)

9.  Um Skinhead no Divã (um jovem neonazista é ferido durante uma manifestação e um psicanalista judeu, cujos pais foram mortos em Auchswitz, se oferece para prestar-lhe os primeiros socorros. apesar de chocado com as ideias do rapaz, o médico quer entendê-lo, assim como o jovem quer conhecer melhor o judeu, apesar de desprezá-lo. uma reflexão interessante neste bom filme sueco de 1993)


10.  Meninos do Brasil (o ensandecido médico nazista Joseph Mengele - Gregory Peck - , que fez milhares de experiências genéticas com judeus, vive no Paraguai e planeja o nascimento do 4º Reich. para obter tal objetivo, faz 94 clones de Hitler, de quando ele era um garoto. porém um judeu caçador de nazistas - Laurence Olivier, indicado ao Oscar pelo papel -, descobre a trama e tenta impedi-lo. bizarro, mas fez sucesso em 1978 e além dos dois atores ainda tem o grande James Mason. já o Brasil só está no título, pois o filme se passa todo no Paraguai mesmo)


Veja ainda: "10 Filmes sobre o Holocausto"





19 comentários:

  1. desses só assisti o fantastico uma historia americana mas fica as dicas dos outros

    ResponderExcluir
  2. Tema explosivo!De sua lista eu vi apenas os dois primeiros, que são excelentes!Anotei os demais para oportuna apreciação.Uma vez eu li sobre um filme de um neonazista que recebe um coração de um doador negro.Não lembro nem do nome e de ninguém do elenco.Aquele abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi em "Oz"(série da HBO) foi uma transfusão de pele de gengiva de um negro pra um dos integrantes do grupo de nazistas q tem na série, ele inclusive cai em déscredito com seus "amigos"

      Excluir
  3. AVISO AOS NAVEGANTES:
    Como é política deste blog, NÃO SERÃO LIBERADOS comentários (especialmente os anônimos) racistas ou ofensivos a quaisquer minorias.
    Portanto, não percam seu tempo e nem o meu destilando seus recalques neste espaço.
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito do filme "Skinhead no divã". Penso que poucas pessoas assistiram a este filme, mas recomendo.

    ResponderExcluir
  5. 1,2 e 6 são bons. Alguém tem o link do 3?

    ResponderExcluir
  6. Eu só acrescentaria à lista o filme Botas de aço
    onde um NN ataca e mata um imigrante paquistanes, e o governo indica um advogado judeu para fazer a defesa...
    O filme retrada um jovem que quer ser julgado pelos seus atos e não pelo grupo a qual pertence e um advogado que deve defender seu pior inimigo...
    as cenas mais surpreendentes são quando o NN se dá conta de que matou outro ser humano e a cena onde o advogado descobre que, em uma visão mais ampla, a raiz do ódio que ele sente é a mesma que a do jovem...

    ResponderExcluir
  7. Já vi quase todos, mas "A outra história americana" e "A Onda" são fantásticos. Principalmente este último, onde vemos como é possível dominar massas através de um suposto manto organizacional e simbolista. Para quem quer entender não somente o nazismo, mas também as reações das pessoas perante os sistemas de governo, de Estado e de economia, aconselho a assistir todos eles.

    ResponderExcluir
  8. O filme se chama meninos do Brasil, pois no livro que deu origem ao filme Mengele se escondia no Paraguai, para fazer suas experiências, mas viajava para o Brasil, para inseminar as mães de aluguel dos clones, depois providenciava que os clones fossem adotados por famílias pré escolhidas (porém que não sabiam das experiências). Os bebes eram entregues, como sendo de famílias pobres brasileiras.

    ResponderExcluir
  9. Há de se ter em mente que os Skinheads não são a mesma coisa que Neo-nazistas. Apesar de uma pequena parcela - que é de maior visibilidade, infelizmente - do movimento Skinhead ter se vinculado à ideologia nazista, não significa que todo o movimento segue essa mesma linha de pensamento. Ressaltei esse detalhe pelo fato de que, ao ler a introdução e os resumos dos filmes, percebi que essa diferenciação era um tanto inexistente, misturando os movimentos como se fossem apenas um; se alguém que não conhece a história do movimento Skinhead, ao ler esse post, pode tranquilamente associá-lo aos Neo-nazistas.
    Mesmo não tendo visto nenhum dos filmes listados, conheço alguns por serem bastante citados por pessoas interessadas nos movimentos Skinheads e Neo-nazistas. Ótimas indicações, já estão anotadas na minha lista particular! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maykel,
      Você está certo, nem todo skinhead é nazista e nem todo neonazista é skinhead.
      Para deixar claro, os skinheads surgiram no final dos anos 1960, mais como um movimento estético, ligado à música, tendo como protagonistas garotos imigrantes jamaicanos na Inglaterra.
      Ao longo do tempo, foram incorporados à moda e as mais diversas manifestações políticas ou apolíticas.
      O visual também foi adotado por hooligans, torcedores de futebol, como sinal de virilidade.
      Foi bom esclarecermos isso.
      Obrigado!
      Abs!!!

      Excluir
    2. Sim, sim. Como sou um apaixonado pela subcultura Skinhead e, também, interessatíssimo pelo estudo do Nazismo/Neo-nazimo, resolvi me pronunciar, rsrs.
      E mais uma vez: ótimas indicações! ;D
      Abraços.

      Excluir
  10. Depois que eu vi essa lista decidi assistir o numero 1, de fato muito bom, um final meio surpreendente para mim pq esperava que acontecesse com o Derek, e o nome do filme é "A Outra História Americana" e não "Uma". O filme A Onda já assisti quando tava no ensino médio mas por ser um filme de escola não dei muita moral, mas verificarei novamente. Vou ver os outros da lista também.

    ResponderExcluir
  11. Senti falta do "Skinning" é um ótimo filme,tem ele completo e legendado no youtube,acho a história bastante intensa,da lista vi apenas "Uma outra história americana" e "O inglês" são ótimos filmes, só o final do "UOHA" deixa a desejar ao meu ver...

    ResponderExcluir
  12. Faltou o Botas de Aço, um EXCELENTE filme canadense sobre o assunto! :)

    ResponderExcluir
  13. Tem o Botas de Aço, que é um filme Canadense EXCELENTE sobre o assunto. Fica aí a dica, galera!

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto da interpretação do Edward Norton em American History X, mas acho o final meio apelativo sei lá :(
    Deveria ter tido uma continuação explicando oq aconteceu com a familia de Derek e se ele conseguiu mudar o pensamento dos Skinheads

    ResponderExcluir
  15. Faltou o filme "Diário de um Skin".

    ResponderExcluir
  16. Também tem o filme " O Diário de um Skin".

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!