quarta-feira, 13 de março de 2013

10 Filmes de Romances com Grandes Diferenças de Idade


Romance entre pessoas com idades muito diferentes ainda hoje são vistos com algum preconceito.
Houve tempo em que as mulheres tendiam a buscar a segurança de homens bem mais velhos, mas o contrário sempre foi desencorajado.
Esta lista não tenta trazer recordes, mas apenas filmes onde a diferença de idade chama a atenção ou tende a desequilibrar a relação.
Estejam à vontade para sugerir outros títulos nos comentários!

* Esta lista foi sugerida por uma leitora (ou seria leitor?) chamada Nika e com colaboração do leitor Igor.

1.  Ensina-me a Viver (Harold é um garoto de 20 anos obcecado pela morte. um dia el conhece Maude, uma senhora de 79 anos, que tem, como ele, o hábito de frequentar funerais.  eles ficam amigos, ela lhe ensina a aproveitar melhor a vida e ele a pede em casamento, para desgosto de sua família. clássico do gênero)

2.  O Curioso Caso de Benjamin Button (na verdade a diferença aqui é só na aparência, porque os personagens têm a mesma idade. um homem nasce com a aparência de velho, por isso é considerado um monstro e abandonado pelo pai. na infância ele conhece uma garota que viria ser o amor de sua vida, mas conforme passa o tempo, ele vai ficando mais jovem e ela envelhece naturalmente. em determinado ponto da vida, eles parecem ter a mesma idade, mas logo voltarão a se distanciar no sentido contrário, ele morre um bebê e ela velha. belo filme de David Fincher, indicado a 14 Oscars - ganhou três - com Brad Pitt e Cate Blanchett nos papéis centrais e baseado num conto de F.Scott Fitzgerald)

3.  A Professora de Piano (Isabelle Huppert - genial num personagem perturbado - é uma mulher de meia idade, rígida professora de piano do Conservatório de Viena, que vive com a mãe repressora. fora de casa ela busca excitação em cinemas pornôs e peep-shows, até desenvolver uma relação destrutiva com um de seus alunos, mais de 20 anos mais jovem. um filme forte de Michael Haneke)

4.  Educação (uma garota de 16 anos - Carey Mulligan indicada ao Oscar -, bela, inteligente e entediada com a vida suburbana na Londres de 1961, conhece um playboy de 30 anos, sofisticado e cosmopolita, que a manipula e apresenta a ela um outro mundo. ótimo filme) 

5.  Preparem seus Lenços (Gerard Depardieu e Carole Laure são casados, mas ela está deprimida e vive desmaiando sem motivo. ele então arruma para ela um amante - Patrick Dewaere - e viram um trio. no verão, os três vão trabalhar num acampamento de férias, ela se afeiçoa por um garoto de 13 anos, que protege, leva para a cama e finalmente volta a sorrir. os homens levam o garoto com eles e acabam presos por sequestro, enquanto o menino passa a viver com ela. um curioso filme de Bertrand Blier, vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro em 1979)

6.  A Consequência (Jürgen Prochnow é um ator suíço que está na prisão, condenado por ter se envolvido sexualmente com um menor de idade. ele se ocupa em dirigir uma pequena peça com os outros detentos e suas famílias, onde acaba conhecendo o filho adolescente do diretor da cadeia e se apaixonando por ele, um amor proibido, que eles levarão para fora de lá. dirigido por Wolfgang Petersen em 1977, o filme é bastante ousado e estranhamente datado. vale como curiosidade)

7.  O Último Tango em Paris (Marlon Brando é um americano de meia-idade, a procura de um apartamento para alugar em Paris, depois da morte de sua esposa. num desses apartamentos vazios conhece uma jovem parisiense - Maria Schneider - e acabam tendo uma intensa relação sexual. ele aluga o apartamento e continuam a se encontrar lá, com o compromisso de manter o anonimato e sem saber nada um do outro, até que... polêmico filme de Bernardo Bertolucci, um marco dos anos 1970)

8.  Adorável Júlia (Annette Benning é uma atriz de sucesso nos anos 1930, que tem um casamento aberto, até que começa a ter um caso com um jovem ator, com metade de sua idade. ela se apaixona, mas ele só está interessado em usá-la para sua ascensão na carreira. desiludida, ela prepara uma grande vingança. uma comédia simpática, dirigida por István Szabó)

9.  Menina Bonita (Brooke Shields é uma menina de 12 anos, criada num bordel com a mãe prostituta, que tem sua virgindade leiloada. a mãe se casa e a deixa trabalhando, mas a menina se apaixona por um fotógrafo - Keith Carradine - e vai viver com ele. se o filme de Louis Malle já causou polêmica pela pedofilia em 1978, hoje em dia seria infilmável) 

10.  Ghost World - Aprendendo a Viver (duas amigas adolescentes - as ótimas Thora Birch e Scarlett Johansson - recém formadas no ensino médio, conhecem um nerd de meia idade - Steve Buscemi - através de um classificado pessoal, que ele colocou no jornal. se a princípio elas queriam apenas se divertir às suas custas, a primeira acaba encontrando muito em comum com ele. eles eventualmente se tornam amigos, num romance disfuncional)

Menções honrosas: Lolita, O Leitor, Uma Linda Mulher, Outono em Nova York, Eclipse Total, Notas sobre um Escândalo, Em Louvor à Mulher Madura, O Amante, Beleza Americana, Sabrina, Bel Ami, Half Nelson, Crepúscuulo dos Deuses, Deuses e Monstros, Atlantic City, Loving Annabelle, Alguém tem que Ceder, Coração Louco, ...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Pássaros"

27 comentários:

  1. Boa tarde,

    Sempre me empolgo quando chegar a nova lista! Não sei por que. hehehe

    Já assisti Ensina-me a Viver e Benjamin Button, são clássicos! Quero ver Preparem seus Lenços e A Consequência, parecem interessantes.

    Faltaram os dois filme que têm a ver com esse tema: Vênus, com Peter O'Toole, e Tudo Pode Dar Certo, de Woody Allen.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Germano,
      Boas lembranças...
      Você acredita que eu não vi "Vênus"??? Vou resolver isso dá!
      Valeu!
      Abs!!!

      Excluir
    2. Perdas e danos.(Jeremy Irons e Winona Rider)

      Excluir
    3. Perdas e Danos_Elenco: Jeremy Irons, Juliette Binoche,... .

      Excluir
  2. A primeira noite de um homem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Este filme estava na minha lista inicial, mas pesquisando descobri que a diferença de idade entre os atores era mínima.
      Anne Bancroft tinha 6 anos a mais que Dustin Hoffman, que tinha 3 anos a mais que Katherine Ross...
      Pouco, né?
      Abs!!!

      Excluir
    2. Nossa, não sabia que a idade dos atores era tão próxima ....
      A diferença etária entre os personagens é maior.

      Abraços!

      Excluir
    3. Pois é, Lívia!
      Nem eu!
      E é verdade, os personagens jovens teriam 20 e poucos anos, enquanto Mrs. Robinson estaria no começo dos 40. Mesmo assim, me desanimei de colocar esse filme, hehe
      Abs!!!

      Excluir
    4. Gostei vou procurar para assisti los

      Excluir
  3. O leitor e Uma linda mulher :)

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti este filme ensina-me a viver,é um excelente classico,no dia de hoje.

    ResponderExcluir
  5. o amante(1992), a garota tinha 15 e o homem mais de 30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como conseguir esse filme para assistir online?

      Excluir
  6. o nacional A MENINA DO LADO com Reginaldo Faria e Flavia Monteiro,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      Bem lembrado!
      Ao contrário de comentários anteriores, que mencionaram filmes que já estavam nas "menções honrosas", você lembrou de um filme que eu havia esquecido.
      Valeu!
      Abs!!!

      Excluir
  7. esqueceu de colocar: "para um soldado perdido" rss

    ResponderExcluir
  8. Outra bela lista, Armando! Ensina-me a viver e O Ultimo Tango já são dois filmes da minha vida, agora me interessei muito por esse Educação, vou ver.

    Não sei se você já fez uma lista com este tema, mas gostaria de sugerir 10 Filmes com amigos imaginários, seria muito legal!

    Valeu. Abraços :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Davi,
    Obrigado pelo elogio! 'Educação' é muito bom filme, vale a pena ver mesmo!
    Ainda não consegui fazer uma lista de 'Amigos Imaginários', mas está nos meus rascunhos faz tempo... um dia sai.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  10. Mais uma lembrança: Tristana, uma Paixão Mórbida

    ResponderExcluir
  11. - Lição de amor (Scusa ma ti chiamo amore)
    E lindooooooooooooo esse filme!!


    by: Amanda Cristina Agnelli

    ResponderExcluir
  12. Fui eu que dei a sugestão da lista. E sou uma leitora.
    Acrescentaria "Breezy" (De 1973, foi dirigido por Clint Eastwood, e tem no elenco William Holden e Kay Lenz) e "Elegy" (No Brasil recebeu o nome de "Fatal". É de 2008, foi dirigido por Isabel Coixet e protagonizado por Penélope Cruz e Ben Kingsley)

    Nika

    ResponderExcluir
  13. Novidade no amor (The Rebound) - com Catherine Zeta-Jones. Ninguém comentou esse, mas é muito muito bom. Vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  14. Amor sem pecado e Os belos dias. Dois ótimos filmes, recomendo.

    ResponderExcluir
  15. "Lição de Amor" é bem interessante também, eu acho incrível a história dele. Ela, Niki, tem 18 anos e ele, Alex, tem 37.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails