quinta-feira, 28 de março de 2013

10 Filmes sobre o Império Romano


A expansão de Roma começou ainda durante a república, no século III a.C.. 
Mas foi no governo dos imperadores - a partir de Augusto, herdeiro adotivo de Julio Cesar - que atingiu sua maior extensão, abrangendo quase toda a Europa e os países do Mediterrâneo, da África e da Ásia.
Por sua longa duração e abrangência, deixou marcas na língua e cultura de toda a civilização ocidental.
Apesar do título, esta lista trata também do rico período republicano, que traz alguns dos personagens mais marcantes da nossa história.
Confira esta lista de 10 filmes sobre o tema.

1.  Gladiador (no ano de 180 d.C., o general romano Maximus - Russel Crowe é o favorito do imperador Marco Aurélio para sucedê-lo, mas o filho natural deste, Commodus - Joaquin Phoenix - mata o pai, assume o trono e manda matar a família do general, que acaba tornando-se escravo e voltando à oma como gladiador no Coliseu, em busca de vingança contra o novo imperador. o roteiro aproveita alguns personagens reais, mas é uma ficção. dirigido por Ridley Scott, ganhou cinco Oscars, incluindo filme e ator) 

2.  Spartacus (um homem nascido escravo - Kirk Douglas - é comprado por um negociante que o treina para ser gladiador. após uma batalha no Coliseu, ele se revolta e acaba por liderar uma grande revolta de escravos, que abala todo o Império. baseado em vários personagens reais, mas que viveram em épocas diferentes. um épico de 1960, que virou clássico. dirigido pelo jovem Stanley Kubrick, ganhador de quatro Oscars)

3.  Ben Hur (na Jerusalém da época de Cristo, um influente mercador e príncipe judeu, Judah Ben-Hur - Charlton Heston - é traído por seu amigo - e provável amante - de infância, agora chefe das legiões romanas na região por divergências políticas - ele recusa a dar os nomes de judeus contrários a Roma e é tornado exemplo. enviado para ser escravo nas galés, ele passa por provações, mas sobrevive e retorna para vingar-se. ganhador de 11 Oscars, é um dos grandes épicos de Hollywood)

4.  Satyricon (na Roma do século I, dois amigos disputam a posse de um garoto, que acaba escolhendo um deles, levando o outro ao quase suicídio do qual é salvo por um terremoto. descrição livre e um tanto lisérgica de Federico Fellini da vida no império romano, com cores saturadas e muita polêmica)

5.  Júlio César (adaptação de 1953 da peça de William Shakespeare, sobre o patrício e senador romano - Marlon Brando - que tornou-se um ditador e vítima de um complô que leva ao seu assassinato pelos próprios senadores, o que precipita o fim da república e início do império. o texto é genial e a direção de Joseph L. Makiewicz bastante eficiente)

6.  A Águia da Legião Perdida (no ano de 140 d.C., um jovem centurião - Chaning Tatum - chega às montanhas da Escócia para investigar o desaparecimento 20 anos antes de uma legião inteira, comandada por seu pai, e tentar recuperar a águia, que era o símbolo do domínio de Roma. uma boa aventura sandália-espada, informativo e interessante)

7.  A Queda do Império Romano (quando o imperador Marco Aurélio chama seus generais para a Alemanha onde pretende declarar a Pax Romana - um longa trégua com as colônias -, seus filhos natural e adotivo disputam sua sucessão. o intempestivo filho natural Commodus com a ajuda de um adivinho, apressa a morte do pai com uma maçã envenenada e assume o trono, levando o Império à sua decadência. um grande épico e um relativo fracasso de público e crítica)

8.  Quo Vadis? (depois de três anos em batalhas, o general Marcus Vinícius volta à Roma e conhece a bela cristã Lívia - Deborah Kerr -, por quem se apaixona, mas não é correspondido. ela é filha adotiva de um general aposentada e, portanto, tecnicamente uma refém de Roma. o general então vai até o imperador Nero e pede a ele a posse da moça como prêmio por seu trabalho. ela fica contrariada, mas acaba apaixonando-se também e, com ele enfrentando  o ambiente hostil provocado pela loucura de Nero)

9.  Cleópatra (Cleópatra VII - Elizabeth Taylor - foi a última rainha do Egito, descendente do general grego Ptolomeu. ela tem um filho com o ditador romano Júlio César - Rex Harrison -, o que lhe garantiu a permanência no trono egípcio. após o assassinato de César, ele se torna amante de Marco Antônio - Richard Burton -, que a protege, mas sua autonomia fica em risco com a disputa entre este e o imperador Octávio. uma das produções mais caras da história do cinema. tornou o casal Taylor/Burton ícone do cinema)

10.  Alexandria (no Egito ainda dominado pelos romanos, entre os anos de 355 e 415, vive a filósofa e professora de matemática e astronomia Hipátia - Rachel Weisz. neste ambiente onde a cultura e a ciência prosperam freneticamente, surgem os primeiros confrontos entre os pagãos - descendentes das culturas greco-romana -, os cristãos e os judeus, onde os governantes do Império procuram manter-se neutros. até que os 'talebãs' cristãos acabam por se impor, destruindo a maravilhosa biblioteca e jogando trevas no conhecimento humano, o que viria a perdurar por toda a idade média. um dos momentos mais marcantes e mais tristes da história da humanidade e do fim do Império Romano. um filme corajoso de Alejandro Amenábar)

Menções honrosas: Roma (série de TV), Centurião, O Sinal da Cruz, A Última Legião, Titus, Calígula...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Pássaros"

28 comentários:

  1. gladiador foi muito bem feito mesmo

    ResponderExcluir
  2. Os filmes do Asterix e Obelix

    ResponderExcluir
  3. Os 10 Gladiadores,
    numa aventura eletrizante de tirar o fôlego ambientada na roma antiga, o escravo rocca (dan vadis) irá liderar um pequeno exército de fortes e decididos gladiadores enfurecidos contra o enlouquecido imperador romano nero (gianni rizzo), em seus cruéis e históricos desmandos contra a população.

    ResponderExcluir
  4. esqueceram do filme os dez gladiadores, ate hoje eu procuro esse filme pra comprar (dan vadis) 1963.

    ResponderExcluir
  5. SE n tem atila o huno 2001 com o grande Aecius entao n respeito a lista

    ResponderExcluir
  6. Não encontrei o filme que eu estava procurando...........

    ResponderExcluir
  7. Moro em BH, quem tiver sobrando DVD de filmes principalmente épicos, pode enviar, mineirinho sabe aceitar de coração, pelo e-mail ;calbirs2010@hotmail.com ou 031.9184.2436, envio alguns em troco, aguardo retorno.......
    Rua Geraldo Bicalho, 50/203 Nova suiça 30421108 - BH/MG

    ResponderExcluir
  8. gladiador é o melhor na minha opinião.

    ResponderExcluir
  9. O filme Centurião também é muito bom. E também Átila, o rei dos Unos.

    ResponderExcluir
  10. O filme Átila,o rei dos hunos também é muito bom,apesar de não mostrar o lado cruel de Átila que é muito maior que o filme mostrou. O filme Centurião também é muito bom.

    ResponderExcluir
  11. O filme Centurião também é muito bom. E também Átila, o rei dos Unos.

    ResponderExcluir
  12. O 300 e Tróia,tbm são muito bons...............

    ResponderExcluir
  13. Ben-Hur está relacionado com o número 3...! Porém não encontrei nada sobre o filme Átila O Flagelo de Deus, que o segundo da saga ...!

    ResponderExcluir
  14. O filme Ben-Hur é o de núm.3 na relação; porém não encontrei nada ref. ao fime Átila o flagelo de Deus (que é o segundo depois de Átila o rei dos unos)...!

    ResponderExcluir
  15. Deveriam colocar o filme NERO um império que acabou em chamas

    ResponderExcluir
  16. Júlio César (adaptação de 1953 da peça de William Shakespeare, sobre o patrício e senador romano - Marlon Brando - que tornou-se um ditador e vítima de um complô que leva ao seu assassinato pelos próprios senadores, o que precipita o fim da república e início do império. o texto é genial e a direção de Joseph L. Makiewicz bastante eficiente

    Com a morte de júlio cesar, não vem o primeiro império !!!
    O primeiro império só vem depois do segundo triunvirato,
    com a retirada de lépido e a morte de marco antônio (batalha de actiun) contra contra otávio. Otávio foi o primeiro imperador de roma.

    ResponderExcluir
  17. Júlio César (adaptação de 1953 da peça de William Shakespeare, sobre o patrício e senador romano - Marlon Brando - que tornou-se um ditador e vítima de um complô que leva ao seu assassinato pelos próprios senadores, o que precipita o fim da república e início do império. o texto é genial e a direção de Joseph L. Makiewicz bastante eficiente

    Com a morte de júlio cesar, não vem o primeiro império !!!
    O primeiro império só vem depois do segundo triunvirato,
    com a retirada de lépido e a morte de marco antônio (batalha de actiun) contra contra otávio. Otávio foi o primeiro imperador de roma.

    ResponderExcluir
  18. K-ra-k!! Não vi nenhum comentário sobre Agora (Alexandria). Ninguém viu? Estão PERDENDO. É um filme de conteúdo verdadeiro onde mostra a estupidez de uma crença destruindo documentos históricos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque a "história" do filme é fake, baseada em trollagens de ateus do século XIX contra os católicos. Os jacobinos chegaram a inventar que Hipácia foi assassinada por um grupo de 500 monges!

      Segundo o livro de Maria Dzielska sobre o asunto, não há como culpar os cristãos sobre o ocorrido tampouco apontar um culpado exato, já que o episódio se tratou de um ato de vandalismo de motivação confusa.

      Excluir
  19. O melhor filme é o Dragan blade fatos reais. Otimo filme.

    ResponderExcluir
  20. Cade 300, hercules, Centurião, Helena de Troia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duuh!.. Nenhum desses filmes é sobre o Imperio Romano.

      Excluir
  21. Alexandria é um excelente filme, mostra um pouco de que ocorreu com Ágora, a biblioteca. Só não entendi a comparação do cristão com as talebãs.

    ResponderExcluir
  22. Quero adquirir esse filmes.. onde posso encontra-los?

    ResponderExcluir
  23. certamente vc nao colocou pompeia pq e um filme mais recente ,mas ele e um filmasso

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!