segunda-feira, 1 de abril de 2013

10 Filmes sobre Mochileiros


Quem nunca sonhou em colocar uma mochila nas costas e sair pelo mundo?
Muitas pessoas fazem isso e, em alguns casos, a aventura rende bons filmes.
Confira uma lista de 10 filmes sobre os backpackers!

1.  A Map for Saturday (Brook Silva-Braga, um jovem produtor de televisão de Nova York decide abandonar tudo por um ano e sair de mochila pelo mundo. ele percorre 26 países, sempre hospedando-se em hostels e convivendo com outros mochileiros. da aventura, que ele teoriza ser composta apenas de sábados, captou muitas horas de vídeos, que compilou neste documentário obrigatório para quem pensa seguir o mesmo caminho)

2.  Diários da Motocicleta (no começo da década de 1950, pouco antes de se formar na faculdade de medicina, o futuro ícone do socialismo Ernesto "Che" Guevara - Gael Garcia Bernal -, sai com seu amigo Alberto Granado, numa aventura de moto através da América do Sul. ótimo road-movie do brasileiro Walter Salles)

3.  Na Natureza Selvagem (a história real de um jovem recém-formado - Emile Hirsch -, que no começo da década de 1990 decide desfazer-se de seu dinheiro e cartões de crédito e sair sem rumo pelos EUA até o Alasca, no caminho, conhece muita gente que muda sua vida e sua visão de mundo. um filme belíssimo dirigido por Sean Penn, com canções de Eddie Vedder)

4.  O Planeta Solitário (em seu último verão antes do casamento, um casal sai em férias pelas montanhas do Cáucaso na companhia de um guia local. a longa viagem que começa com o encantamento pelas belas paisagens, dá lugar a auto-questionamentos e conflitos. é um ótimo filme, mas também é lento e quase sem diálogos) 

5.  The Way / O Caminho de Santiago (um dos percursos favoritos dos mochileiros é esta peregrinação que vai da França até Santiago de Compostela, na Espanha. um pai americano - Martin Sheen - vai até lá para recuperar o corpo do filho que acidentou-se fazendo a trilha - como aliás aconteceu recentemente com um brasileiro. querendo compreender melhor as razões de seu filho, ele decide completar o trajeto levando suas cinzas. um filme comovente, simples e com boas interpretações)

6.  In the Woods (raro filme grego sobre dois rapazes e uma garota que vão para uma floresta numa viagem existencial de descoberta, quase ingênua e longe de qualquer eco de civilização, evoluindo para um triângulo amoroso com um vértice homossexual. um filme estranho, quase sem diálogos, contemplativo e... chato)

7.  O Homem que Queria ser Rei (dois soldados britânicos - Sean Connery e Michael Caine - são expulsos do exército no fim do século XIX e saem viajando pela ìndia, vivendo de pequenos golpes e contrabandos, até chegarem a uma região onde nenhum homem branco pisava desde Alexandre o Grande. casualmente acabam salvando a população de um ataque e um deles se torna rei. mochileiros old school)

8.  A Praia ( Leonardo DiCaprio é um mochileiro americano que, num hotel barato em Bangcoc, conhece  um drogado que lhe fala sobre uma ilha paradisíaca e se mata logo depois, mas deixa um mapa. o rapaz então convence um casal de franceses a acompanhá-lo na aventura. eles chegam à tal praia, que realmente é um paraíso, mas esconde um grande perigo. um bom filme de Danny Boyle)

9.  Antes do Amanhecer (Ethan Hawke é um viajante americano na Europa, que conhece uma garota francesa - Julie Delpy - num trem e começam a conversar. ele a convence a desembarcar em Viena para se conhecerem melhor até o próximo trem dela e o voo dele, que sai de lá pela manhã. ela aceita e durante a noite passeiam pela cidade, conversam muito e, eventualmente se apaixonam, mesmo sabendo que terão que se separar ao amanhecer. os ótimos diálogos e a química entre os atores tornou este pequeno filme de Richard Linklater um clássico com duas continuações)

10.  O Albergue (dois backpackers americanos e um islandês se conhecem num albergue em Amsterdã, onde ouvem falar sobre outro hostel no leste europeu, onde as mulheres são incrivelmente lindas e loucas por turistas estrangeiros. quando eles chegam lá começam a descobrir que o local é uma armadilha mortal. terror de 2005, que teve ótima bilheteria e duas continuações)

Menções honrosas: Wolf Creek, Viagem ao Inferno, O Expresso da Meia Noite, Eurotrip, Turistas, A Bruxa de Blair, Americano, Guia do Mochileiro das Galáxias, Last Stop for Paul, Águas Perigosas, A Busca,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Turistas"


8 comentários:

  1. Ah, isso é maravilhoso!
    Sempre quis viajar de mochila! Pretendo fazer um dia.

    Assisti os quatro de dez filmes nessa lista.

    Que venham mais temas no blog!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ver A Map for Saturday graças a você, e gostei muito mesmo, valeu =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, anônimo!
      Fico muito feliz por isso.
      O filme é mesmo bem legal.
      Obrigado pela confiança e pelo feedback.
      Abs!!!

      Excluir
    2. So tem em inglês ou sabe algum link dele legendado? Meu ingles ta fraco p isso ainda...rs Valeu

      Excluir
  3. Alguns destes ainda nao assisti, vou procurar!! O Albergue é bizarro! Poderia ter colocado Eurotrip, comédia americana, mas tem aquele espírito irreverente! hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo,
      Infelizmente ninguém ainda fez a legenda em português.
      Pelo menos, eu não encontrei. Aliás não achei legenda em qualquer língua.
      Sorry, mate!
      Abs!!!

      Excluir
  4. Vi 2 e 9 e a menção honrosa Eurotrip (filme que curto bastante) :)

    Espero ver o 1 e o 5. Nunca tinha ouvido falar deles e parecem bem interessantes!!

    O 5, inclusive, indicarei pra uma amiga que está fazendo o caminho até Santiago de Compostela. Mas como tem o lance que envolve a morte de um peregrino, acho que deixarei pra indicar quando ela retornar...

    Tatyana França*

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!