quinta-feira, 9 de maio de 2013

10 Filmes com Canibalismo



Alimentar-se de carne humana deve ser o último nível de degradação social dos homens. 
Por isso provoca interesse e gera filmes incômodos, seja para rir, assustar ou apenas para provocar nojo.
O cinema tem centenas de exemplos de filmes onde o canibalismo é parte importante da trama. Esta lista traz 10 deles, mas deixa de lado todos os apelativos filmes de terror trash.

Atenção! Esta lista contém vários SPOILERS inevitáveis.

1.  O Silêncio dos Inocentes (nosso canibal padrinho é o psiquiatra Hannibal Lecter, estrela de cinco filmes e uma série de televisão. sua personificação mais famosa veio na pele de Anthony Hopkins, no filme de Jonathan Demme, ganhador de cinco Oscars. Lecter é um serial-killer que comia suas vítimas como um gourmet, elaborando pratos requintados com sua carne)

2.  Mortos de Fome (durante a guerra hispano-americana, no século 19, um capitão é mandado a um posto gelado como punição disfaçada de promoção, onde os soldados já estão à beira da loucura por conta do isolamento. até que surge um outro militar, dizendo-se sobrevivente de um grupo que foi obrigado a comer uns aos outros para sobreviver à falta de comida. eles decidem investigar e é aí que os problemas começam. dirigido com estilo pela inglesa Antonia Bird, é um thriller emocionante e original)

3.  Vivos (após um acidente de avião nos Andes, alguns jogadores de rugby da seleção uruguaia sobrevivem à queda, mas terão que alimentar-se da carne dos mortos para sobreviver. baseado numa história real, o filme choca e impressiona. dirigido por Frank Marshall e estrelado por Ethan Hawke)]

4.  O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante (um gangster, grosseiro e violento, janta todas as noites com seus capangas e sua esposa - Helen Mirren - num fino restaurante. cansada dos modos do marido, ela arruma um amante lá mesmo e, com a ajuda do cozinheiro, encontra-se com ele na cozinha até o marido descobrir ematá-lo. como vingança, ela e o coznheiro obrigam o gangster a comer sua vítima num prato quente e requintado. uma experiência cheia de simbolismos do ótimo Peter Greenaway)

5.  Como Era Gostoso Meu Francês (em 1594, no Brasil, um aventureiro francês com conhecimentos de artilharia é feito prisioneiro pelos Tupinambás. segundo a cultura índigena, era preciso devorar o inimigo para adquirir todos os seus poderes, no caso: saber utilizar a pólvora e os canhões. divertida aventura dirigida por Nélson Pereira dos Santos em 1971, com base nos relatos do alemão Hans Staden, para quem foi feito um outro filme, muito inferior em 1999: "Hans Staden, Lá Vem a Nossa Comida Pulando")

6.  Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (depois de passar 15 anos exilado na Austrália afastado da esposa e da filha, por obra de um juiz que queria ficar com elas, Benjamin Barker - Johnny Depp -, retorna com outro nome para sua antiga barbearia, agora transformada numa loja de tortas. ele passa a ocupar a sobreloja como barbeiro para vingar-se de todos os que o prejudicaram e, assim, fornecer carne para as tortas da nova senhoria. versão de Tim Burton para um musical de sucesso da Broadway)

7.  Delicatessen (num mundo pós-apocalíptico, os alimentos são raros e caros, mas num prédio caindo aos pedaços, funciona um açougue que consegue sobreviver, graças aos meios de seu proprietário conseguir carne... matando seus inquilinos ou atraindo candidatos a um emprego, que na verdade é uma armadilha. ótimo e divertido primeiro longa da dupla de diretores franceses Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet)

8.  A Estrada (num mundo pós-apocaliptico, um pai - Viggo Mortensen - e seu filho decidem ir para estrada em direção ao oceano e sua maior preocupação são as gangues de canibais que surgiram pela falta de comida. uma jornada triste e sem esperanças por um mundo destruído, bom filme, baseado no livro de Cormac McCarthy)

9.  De Repente, no Último Verão (Aqui vai um enorme SPOILER, melhor parar por aqui... Montgomery Cliff é um neurocirurgião forçado por uma rica senhora - Katherine Hepburn - a fazer uma lobotomia em sua sobrinha - Elizabeth Taylor -, supostamente acometida de crises de loucura. na verdade ela teme que a sobrinha revele a homossexualidade do seu filho, que morreu de forma violenta na Espanha. há uma versão "oficial" do acidente, mas a moça viu o que realmente aconteceu, seu primo foi morto e devorado pelos garotos com quem se relacionava, por isso sua tia tenta silenciá-la. baseado numa peça de Tennessee Williams, com roteiro dele e de Gore Vidal)

10.  No Mundo de 2020 (só de estar aqui, já é um SPOILER, mas vamos lá... no distante ano de 2022, o mundo está superpovoado e a comida quase não existe. boa parte da população só sobrevive porque recebe uma pastilha de ração diária conhecida por "soylent green". quando um detetive - Charlton Heston - investiga o assassinato do dono da indústria produtora, ele acaba descobrindo qual a matéria prima da ração)

Menções honrosas: Meus Vizinhos são um Terror, Tudo por Dinheiro, Tomates Verdes Fritos, Weekend à Francesa, Pocilga, Sin City, Psicopata Americano...
Menções nada honrosas: Holocausto Canibal, A Montanha dos Canibais, Viagem Maldita, Quadrilha de Sádicos, Canibal Ferox, Emmanuelle e os Últimos Canibais...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Pena de Morte"



13 comentários:

  1. Ótima lista não imaginava que o tema tenha rendido tanto no cinema, da lista gosto muito do O Silêncio dos Inocentes e A Estrada, tenho vontadade de ver De Repente...mas as criticas que já li do filme são desanimadoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelvelyn,
      Tem muitos mesmo. Só o IMDb lista mais de 400 filmes.
      Quanto ao "De Repente", te confesso que gosto do estilo exagerado do Tennessee Williams, mas realmente é exagerado. Tudo é muito dolorido, as atuações são sempre over.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Faltou o clássico "Holocausto Canibal" de 1980 nesta lista..

    ResponderExcluir
  3. Aquele filme sobre turistas no Brasil, eu nunca olhei, mas na época do lançamento ouvi dizer algo sobre canibalismo numa tribo amazônica. E, sinceramente eu nunca consigui entender Tomates verdes fritos, assisti,adorei e não sei qual é a relação de canibalismo (e lesbianismo) do filme.
    B.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi B.M,
      Também não vi "Turistas", não me interessei.
      O canibalismo em "Tomates Verdes Fritos" é que elas fazem uma torta com a carne do marido... Já o lesbiansmo é bastante óbvio, né? E bem bonitinho também.
      Abs!!!

      Excluir
    2. É VERDADE! AGORA QUE TU FALASSE EU RECORDEI. O MARIDO QUE BATIA NA MULHER É MORTO E AS DUAS MULHERES ESCONDEM O CORPO DESSA MANEIRA. DESCULPE, EU OLHEI ESSE FILME HÁ UNS 6 ANOS ATRÁS. QUANTO AO LESBIANISMO, A ÚNICA CENA MAIS, DIGAMOS ÓBVIA É QUANDO ELAS ESTÃO TOMANDO BANHO EM UM LAGO, E A PERSONAGEM DA MARY STUART MASTESON (ACHO QUE ESSE O NOME DA ATRIZ)OLHA PARA AMIGA DE UMA MANEIRA DIFERENTE. VOU ALUGAR EM BREVE E OLHAR NOVAMENTE!
      B.M

      Excluir
  4. Vale a pena citar o recente A Viagem "Clould Atlas" com Tom Hanks e Halle Berry. O assunto aparece tanto que é quase o tema central.

    ResponderExcluir
  5. Ba cabei de ver masaacre da serra eletrica e e canibalismo e bom assiste

    ResponderExcluir
  6. quem quizer assistir mortos de fome , acabei de upar no youtube

    http://www.youtube.com/watch?v=dZrMf6KMM5k&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  7. http://www.youtube.com/watch?v=dZrMf6KMM5k&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  8. busco um filme em que nativos sequestram convidados de um hotel paradisiaco, matam-nos e os servem aos outros convidados. No final, a mulher devora o marido, sem o saber. Só lembro do nome do Deus : Mamalu. Anos 80, curta metragem. Se souber, avise-me, obrigado !

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!