segunda-feira, 10 de junho de 2013

10 Filmes com Vilões Gays


Exceto pelos pequenos filmes de temática homossexual, os gays na ficção tendem a obedecer alguns estereótipos, como "o amigo gay engraçado" para mostrar o quanto os personagens centrais são modernos e liberais ou "a vítima" para mostrar o quanto os malvados são desprezíveis.
Se ainda faltam superherois e gays normais do dia a dia no centro da trama de filmes não-gays, os vilões ao menos dão força e relevância aos personagens.
Já que as novelas da Globo finalmente resolveram dar um papel de vilão a um personagem gay, vamos lembrar algumas "bichas más" do cinema em 10 filmes.

1.  O Talentoso Mr.Ripley (Tom Ripley - Matt Damon - é um charmoso e educado imitador, que manipula todos ao seu redor e se faz passar por um jovem milionário, que ele deveria vigiar, mas acaba se envolvendo e eventualmente assassinando. criado pela escritora Patricia Highsmith, Ripley teria sido criado pela tia, que costumava zombar de seus modos afeminados) 

2.  Festim Diabólico (Brandon Shaw e Phillip Morgan - John Dahl e Farley Granger - são um casal gay que mata um colega de universidade só para provar que podem cometer um crime perfeito. para coroar sua vitória, promovem um jantar em seu apartamento com o corpo da vítima escondido num baú. um dos mais originais e brilhantes filmes de Alfred Hitchcock)

3.  300 (Xerxes - Rodrigo Santoro - o rei dos persas é o vilão da história, retratado como um gigante, de corpo depilado, cheio de piercings e com trejeitos bem suspeitos. o personagem deu a Santoro o prêmio de Melhor Vilão do MTV Awards e será revisitado ainda em 2013 em "300: A Ascensão de um Império")

4.  South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes (Satã e Saddam Hussein - vozes dos roteiristas Trey Parker e Matt Stone - são um casal gay, que vive no inferno, para onde vai Kenny, após mais uma brincadeira infeliz dos amigos de South Park. o garoto fica com pena de Satã, pois Saddam só quer saber de sexo, mas acaba descobrindo que se os comediantes canadenses Terrance e Phillip morrerem, o último portão do inferno se abrirá, trazendo o casal de volta à Terra)

5.  Rocky Horror Picture Show (Dr. Frank-n-Furter - Tim Curry - é um cientista louco e travesti, que cria em seu laboratório, um ser humano artificial, o belo Rocky para o seu prazer. seu irresistível poder de sedução convence um casal perdido a passar a noite no castelo. clássico cult de 1975, que até hoje tem seus adoradores)

6.  007 - Operação Skyfall (Raoul Silva - Javier Bardem - é um terrorista cibernético, ex-agente do MI6, que usa o passado de James Bond contra ele. são muitos os vilões com trejeitos da série, como Mr. Wint e Mr. Kidd de 'Diamonds Are Forever' ou Francisco Scaramanga de 'Goldfinger', de todos, Silva é o mais explícito, mas nem assim assume)

7.  A Lei do Desejo (Antonio Benitez - Antonio Banderas - é um belo jovem, obcecado por um diretor de cinema, que consegue ir para a sua cama, experimentando sexo com um homem pela primeira vez. mas o diretor escolhe ficar com seu amante de longa data, Juan. o que deixa o jovem Antonio revoltado e muito perigoso. um dos primeiros e mais ousados filmes de Pedro Almodóvar, que ainda tem Carmen Maura como a irmã do diretor, que se tornou mulher para manter seu caso com o pai deles)

8.  Instinto Selvagem (Catherine Tramell - Sharon Stone - é uma escritora bela, sensual e manipuladora, que se torna a principal suspeita da morte de seu namorado roqueiro. ela usa sua sensualidade para envolver a todos, incluindo o detetive responsável pelo caso - Michael Douglas - e a psiquiatra - Jeanne Tripplehorn -, ex-namorada do detetive. ótimo suspense, dirigido por Paul Verhoeven)

9.  O Silêncio dos Inocentes (Jame Gumb / Buffalo Bill - Ted Levine - é o serial killer de mulheres, perseguido por uma agente do FBI com ajuda de um psiquiatra canibal - Jodie Foster e Anthony Hopkins. ele utiliza as peles das vítimas para fazer uma verdadeira pele de mulher para si...)

10.  Fome de Viver (Miriam Blaylock - Catherine Deneuve - é uma vampira centenária, que se mantém bela graças ao sangue de seus amantes, homens e mulheres, que também não envelhecem até que ela tenha lhes tirado todo o sangue que puder. seu atual amante - David Bowie - está envelhecendo precocemente, por isso ela chama uma médica - Susan Sarandon - para ajudá-lo, mas esta acaba na cama dela, tornando-se mais uma de suas fornecedoras de juventude)


Veja ainda: "10 Filmes Gays Latino-Americanos"




12 comentários:

  1. ótima lista! Rocky Horror Picture Show é um classico, louco louco, deu saudades, acho até q vou rever esse clássico.

    ResponderExcluir
  2. A lista ficou perfeita. Mas não tem spoilers demais?

    ResponderExcluir
  3. instinto selvagem não tem nada a ver com vilões gays

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc roy!(lorelay)

      Excluir
    2. Creio que seja pelo fato da personagem da Sharon Stone, Catherine Tramell ser assumidamente bissexual.

      Excluir
  4. os assassinos do festim diabolico não são gays

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são um casal, aliás foi inspirado num caso real.

      Excluir
  5. Tem o "Ele" das Meninas Superpoderosas

    ResponderExcluir
  6. 1. Rodrigo Santoro não ganhou o MTV Movie Awards. Foi indicado mas perdeu para um tal de Jack Nicholson; e
    2. Francisco Scaramanga é o vilão de 007 Contro o Homem da Pistola de Ouro (ui!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UM TAL DE JACK NICHOLSON?????????W EU LI ESSE HORROR? QUEM É RODRIGO SANTORO DIANTE DE JACK NICHOLSON, QUER UMA DICAW ASSISTA O ILUMINADO E DÊ BASTANTE ARROZ COM FEIJÃO PRA SANTORO VIRAR ATOR

      Excluir
    2. Concordo com você. O Rodrigo é um atorzinho meia boca, esta muito distante de ser comparado ao excelente Jack Nicholson.

      Excluir
  7. Barão Vladimir Harkonnen, líder da Casa Harkonnen e antagonista do universo de "Duna", filme escrito e dirigido por David Lynch (l984) , baseado no romance de ficção científica do escritor Frank Herbert publicado em 1965.
    É considerada uma das maiores obras de ficção científica de todos os tempos.

    O Barão é um personagem que pode ser listado em 10 Personagens Horrorosos dos Filmes

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!