sexta-feira, 2 de agosto de 2013

10 Filmes Atuais Feitos em Preto e Branco


Tem gente que estranha e resiste a ver filmes em preto e branco.
Mas é bom lembrar que filmes atuais feitos sem cores são uma opção artística, que deve ser respeitada.
No passado, fazer filmes coloridos era muito caro, por isso apenas grandes produções podiam arcar. Hoje é o contrário. Nos tempos da gravação digital, para conseguir o efeito desejado, é necessário filmar em cores e tirá-las na pós-produção.
Esta lista traz 10 exemplos de filmes deste século, feitos em preto e branco. 

1.  Branca de Neve (2012uma sombria adaptação do conto dos irmãos Grimm, situada na Espanha dos anos 1920 e no universo das touradas. para ressaltar sua atmosfera de época, além de preto e branco, o filme é mudo. bonito, cativante, tenso, com uma trilha sonora excepcional e uma linda fotografia de Kiko de la Rica)

2.  Control (2007. a ótima biografia do vocalista da banda inglesa Joy Division, Ian Curtis, que morreu aos 23 anos, foi filmada em cores e depois transposta para o preto e branco. uma escolha correta, pois a vida dele não podia mesmo ser colorida. dirigido por Anton Corbijn, com fotografia de Martin Ruhe)

3.  Frankenweenie (2012. o garoto Victor perde seu cãozinho atropelado, mas tenta trazê-lo de volta à vida, inspirado em Frankenstein. ótima extensão do curta-metragem do próprio Tim Burton, de 1984. feito em preto e branco para ressaltar o clima gótico. feito em stop-motion, com fotografia de Peter Sorg)

4.  A Fita Branca (2009num vilarejo da Alemanha em 1913, estranhos acidentes começam a ocorrer, com sintomas de serem rituais punitivos, possivelmente perpetrados pelas crianças. o filme é uma parábola sobre o nascimento do nazismo. indicado aos Oscars de fotografia e filme estrangeiro e vencedor da Palma de Ouro em Cannes. através da fotografia em preto e branco de alto contraste de Christian Berger, o diretor Michael Haneke parece reforçar a dualidade entre o bem e o mal)

5.  Boa Noite e Boa Sorte (2005. dirigido por George Clooney, conta a história de um âncora de televisão - David Strathairn indicado ao Oscar -, que no início dos anos 1950, ousou enfrentar o poderoso senador Joseph McCarthy, denunciando seus métodos sujos na perseguição aos comunistas. filmado em película colorida, mas já fotografado com base em tons de cinza por Robert Elswit, recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo filme, direção, roteiro e, obviamente, fotografia)

6.  O Artista (2011. um filme sobre o cinema mudo que ousou ser mudo - quase todo ele - e preto e branco, replicando a estética do período. dirigido por Michel Hazanavicius, surpreendeu, encantou e foi o primeiro filme francês a ganhar o Oscar de melhor filme, além de direção, ator para Jean Dujardin, figurinos e trilha sonora. a bela fotografia de Guillaume Schiffman foi indicada) 

7.  A Febre do Rato (2012. a história de um poeta marginal - Irandhir Santos - e das personagens que gravitam ao seu redor. um filme espontâneo e sensual de Cládio Assis, que extrai poesia em estado puro e mostra a arte como necessidade fisiológica. o grande vencedor do prêmio Kino Brasil deste ano, incluindo melhor fotografia para Walter Carvalho)

8.  Tabu (2012uma velha senhora, temperamental e desagradável, viciada em jogos, que depois de morta descobre-se dona de um passado fascinante em sua juventude na África. ótima produção portuguesa de Miguel Gomes. a linda textura da fotografia em preto e branco de Rui Poças, reforça a nostalgia)

9.  Alois Nebel (2011. no final dos anos 1980, um homem solitário trabalha numa estação de trem na fronteira entre Polônia e Tchecoslováquia, convivendo com os fantasmas do passado da Cortina de Ferro. animação deslumbrante, feita a partir de litografias em preto e branco. direção de Tomás Lunák, fotografia de Baset Jan Strítezský e direção de arte de Jaromír Svejdík)

10.  Tetro (2009. Francis Ford Coppola optou por fazer este filme em preto e branco, com algumas poucas cenas em cores - nos flashbacks -, por ver nele uma ligação com seu 'Rumble Fish' de 1983, onde usava o mesmo recurso. um jovem marinheiro americano aproveita que seu navio está ancorado para manutenção em Buenos Aires para visitar seu irmão mais velho, há muito afastado da família. ótimo filme, com uma bela fotografia do romeno Mihai Malaimare Jr.)

Menções honrosas: O Cavalo de Turim, César Deve Morrer, Mary e Max, Muito Barulho Por Nada, Persépolis,...

Veja ainda: "!0 Filmes sobre Asilos"




7 comentários:

  1. Pelo fato de serem preto e branco, esses filmes não perdem nada , pois ajudam na história, que muitas vezes não teria o mesmo resultado sendo colorida!

    ResponderExcluir
  2. Desculpa colega, mais voce fazer essa postagem sem ao menos citar, A Lista de Schindler, foi no MINIMO, "chateador", mesmo assim a lista ta bacana, parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,
      Que parte do " filmes deste século" você não entendeu?
      Eu ainda sublinhei para não passar batido...
      Enfim! Tá desculpado!
      Abs!!!

      Excluir
  3. Senti falta de Sin City na lista!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!