quinta-feira, 8 de agosto de 2013

10 Filmes de Dustin Hoffman


Ao completar 76 anos hoje, dia 8 de agosto, Dustin Lee Hoffman merece ser mais conhecido pela nova geração.
Segundo filho de uma família judia do leste europeu, Dustin começou no teatro, fazendo algumas séries e filmes para a televisão, até ser convidado para o papel central de "The Graduate / A Primeira Noite de um Homem", clássico que o fez famoso.
Hoffman se recupera de um câncer, acaba de dirigir seu primeiro filme - o ótimo "O Quarteto" -, estrelou a série de tv Luck e se mantém sempre ativo na indústria, com mais de 70 filmes, 59 prêmios, incluindo 2 Oscars de melhor ator.
Veja uma lista, que destaca 10 de seus melhores filmes:

1.  Perdidos na Noite (ao meu ver, a melhor composição de Hoffman, como "Ratso", um malandro de rua manco de Nova York, que se torna o melhor amigo de um jovem texano - Jon Voight -, que chega cheio de ilusões à cidade e acaba se prostituindo. um personagem forte, que causa aversão no princípio, mas aos poucos ganha nossa simpatia)

2.  A Primeira Noite de um Homem (sempre se fala que Hoffman aos 30 anos seria muito velho para o personagem, mas acho que se encaixou muito bem. ao terminar a faculdade, jovem volta para casa e se envolve com uma garota e a mãe dela, amiga de seus pais. a trilha de Simon e Garfunkel ajudou a colocar esta ótima comédia de Mike Nichols no Olimpo de Hollywood)

3.  Kramer vs. Kramer (um filme de intérpretes, onde Dustin e Meryl Streep, disputam a guarda do filho pequeno. ambos levaram seus Oscars - ela como coadjuvante - e mais melhor filme, direção - Robert benton - e roteiro. um filme pequeno e comovente)

4.  Tootsie (em 1982 foi um choque ver um ator respeitado e oscarizado vestido de mulher, numa comédia realmente engraçada. na trama, um ator desempregadoe com fama de difícil, resolve travestir-se para concorrer a um papel numa telenovela, e consegue. o problema é que ele se apaixona pela colega de elenco - Jessica Lange premiada com o Oscar -, sem poder revelar sua identidade. divertido até hoje)

5.  Rain Man (Hoffman interpreta um autista, que após a morte do pai, é retirado do hospital aonde passou a maior parte da vida, pelo irmão mais novo, interessado na herança. dirigido por Barry Levinson e co-estrelado por Tom Cruise, é um filme supervalorizado, que ganhou os Oscars de filme, direção, roteiro e - o único merecido - de ator para Dustin)

6.  Lenny (pouco conhecida, mas excelente biografia do polêmico comediante Lenny Bruce, que era considerado obsceno pela censura nos anos 1960. dirigido por Bob Fosse em preto e branco, foi indicado a seis Oscars - incluindo um para Dustin - e deu a palma de ouro de melhor atriz a hoje esquecida Valerie Perrine)

7.  Todos os Homens do Presidente (outro dos grandes clássicos de Hollywood, dirigido por Alan J.Pakula. Hoffman interpretou o repórter do Washington Post, Carl Bernstei, que ao lado de Bob Woodward - Robert Redford -, desvendou o maior escândalo político americano, o caso Watergate, que derrubaria o presidente Nixon. grande filme!)

8.  Papillon (num personagem que lembra um pouco o "Ratso" de 'Midnight Cowboy', Dustin interpreta um prisioneiro numa ilha-prisão, que vê num recém-chegado - Steve McQueen -, a chance de executar um impensável plano de fuga. ótimo filme de Franklin J. Schaffner, grande sucesso em 1973 e uma referência do gênero)

9.  A Morte do Caixeiro Viajante (excelente telefilme, baseado na peça de Arthur Miller, sobre um vendedor viajante, que já idoso reconhece o vazio que foi sua vida e tenta fazer algo a respeito. dirigido por Volker Schlondorf e co-estrelado por John Malkovich, deu a Hoffman um merecido Globo de Ouro)

10.  Tinha que Ser Você (um músico envelhecido e deprimido viaja a Londres para o casamento da filha. tudo dá errado e ele percebe não fazer mais parte da vida de sua família, até que, no bar do aeroporto, ele conhece uma mulher - Emma Thompson -, quarentona, solteira e sem muita razão para ser feliz, mas que mudará sua vida. belo filme)

Menções honrosas: Mera Coincidência (sua sétima indicação ao Oscar), Sob o Domínio do Medo, O Quarto Poder, John e Mary, O Pequeno Grande Homem, Maratona da Morte, Kung-Fu Panda (voz), Hook a Volta do Capitão Gancho, A Loja Mágica de Brinquedos, Sleepers a Vingança Adormecida, Herói por Acidente, Billy Bathgate, Negócos em Família, Ishtar,...



Veja ainda: "!0 Filmes sobre Asilos"




6 comentários:

  1. Oba! Meu ator favorito!

    Confesso que já tinha procurado essa lista aqui no blog e até achei estranho não encontrar. E a coincidência foi que hoje mesmo assisti 'Rain Man' e quando vim no blog, já me dei de cara com a lista. Achei o filme superestimado também, mas Dustin carrega nas costas.

    Absss!

    ResponderExcluir
  2. Grande ator...Sob o domínio do medo também vale ser lembrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelvelyn,
      Você tem razão. 'Sob o Domínio do Medo' (Straw Dogs, de Sam Peckinpah) esteve em várias listas antes e eu... ESQUECI justamente na lista do Dustin.
      Vou colocá-lo nas menções honrosas.
      Valeu!
      Abs!!!

      Excluir
  3. ''Tinha que ser você'' não é tão bom quanto os outros filmes, mas uma lista muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo,
      Pois é... Eu acho que estava de bom humor quando vi, porque gostei muito do filme...
      Melhor não ver de novo, né?
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!