segunda-feira, 26 de agosto de 2013

10 Filmes de Serial Killers - Parte 2


O cinema gosta dos malvados. Existem milhares de filmes abordando os assassinos em série, aqueles psicopatas que têm o hábito de matar e fazem disso um jogo.
Esta lista é a segunda parte de uma outra de 2009, que desta vez traz filmes que exploram visões menos convencionais de um assunto tão explorado. 
(Clique aqui e confira a lista anterior!)

Veja cenas de todos os filmes da lista!



1.  Os Homens que Não Amavam as Mulheres (a série de livros Millenium do sueco Stieg Larsson sobre um jornalista que, com a ajuda de uma hacker antissocial, tenta desvendar o misterioso desaparecimento de uma mulher 36 anos antes. na investigação eles se deparam com um rastro de assassinatos. a versão original sueca, estrelada por Michael Nykvist e Noomi Rapace é muito superior à imitação americana)

2.  Eu Vi o Diabo (um jovem detetive persegue um serial killer que matou sua noiva em busca de vingança. dirigido por Ji-woon Kim, o filme é violento e exagerado. quanto mais conhecemos o vilão, mais queremos que ele sofra e o heroi não nos decepciona. ótimo suspense sul-coreano)

3.  O Verão de Sam (em 1977, um dos verões mais quentes da história de Nova York ficou marcado por uma série de assassinatos de mulheres cometidos por David Berkowitz  que relatava seus feitos através de cartas ao NY Times. um dos melhores filmes de Spike Lee, com uma ótima recriação da época e um clima de constante tensão. baseado em fatos reais)

4.  Cold Fish (o dono de uma lojinha de peixes tropicais conhece o simpático dono de uma grande loja do mesmo ramo, que se propõe a ajudá-lo. logo ele descobre estar diante de um perigoso serial killer. inspirado em fatos absurdos, mas reais. é um filme violentíssimo, com toques cômicos, que não aliviam, só aumentam a tensão. para os psicopatas de plantão, há ótimas lições de como se livrar de um cadáver. dirigido por Shion Sono)

5.  Maníaco (Elijah Wood é um jovem que vive numa loja de manequins herdada de sua mãe. ele se dedica a restaurá-los com, digamos, um toque especial, o escalpo de jovens mulheres que ele matou. o filme utiliza apenas o ponto de vista do seu personagem, através de câmera subjetiva, o que cansa o espectador e expõe necessariamente a violência dos assassinatos)

6.  Monster: Desejo Assassino (apesar de ser um filme bastante conhecido, trata-se uma abordagem rara, a história real de uma mulher serial killer, Aileen Wuornos. o filme deu o Oscar de melhor atriz a Charlize Theron, espantosamente enfeiada. depois de sofrer um estupro, Wuornos começou a matar os homens que a contratavam para prostituir-se) 

7.  Memórias de um Assassino (baseado na história real do primeiro registro oficial de um serial killer na Coréia do Sul, que cometeu uma série de assassinatos entre 1986 e 1991 na província de Gyeonggi, interior do país. todos os crimes ocorreram em dias de chuva e as vítimas eram mulheres. dois detetives rurais são incapazes de encontrar o assassino e um detetive da capital é enviado para ajudá-los. ótimo filme de Joon-ho Bong - de 'O Hospedeiro' e 'Mother')

8.  Aconteceu Perto da Sua Casa (comédia belga violentíssima de 1992, feita em preto e branco. uma equipe de filmagem segue um ladrão e serial killer enquanto realiza seus crimes. aos poucos, ele começa a envolver a equipe em suas atividades, e eles percebem que estão em apuros. humor negro exagerado e premiado)

9.  Turistas / Sightseers (um casal embarca numa viagem romântica pelas ilhas britânicas a bordo de um trailer. entre visitas a atrações bizarras no caminho, eles acabam cometendo uma série de assassinatos, sem nenhuma noção de moral. dirigido por Ben Wheatley, de 'Kill List', é um comédia de humor negro de uma piada só, mas diverte)

10.  Um Olhar do Paraíso (Saoirse Ronan é uma garota que é assassinada por um vizinho - o ótimo Stanley Tucci -, que construiu todo um aparato para aprisioná-la antes de matá-la. após sua morte, a menina fica num limbo, de onde pode assistir a dor de sua família e os novos passos do assassino, de quem quer se vingar. dirigido por Peter Jackson, o filme tem um visual deslumbrante e uma abordagem original do tema)

Menções honrosas: Jennifer 8, Psicose, Halloween, Instinto Secreto, O Colecionador de Ossos, Copycat, Roubando Vidas, Rubber, 12 Horas, Possuídos, To Catch a Killer, Paranóia, O Corvo, O Inquilino, Sexta-Feira 13, O Principal Suspeito, Citizen X, O Homem que Odiava as Mulheres, Kalifornia, O Gabinete do Dr. Caligari, A Mão do Diabo, Tony Manero, Tese sobre um Homicídio, Não Conte a Ninguém,...




10 comentários:

  1. Sinceramente, gosto muito mais da versão americana de Milenium. A Nomi Rapace é ótima (embora a Roney Mara também tenha seus méritos), mas a direção do David Fincher é muito mais habilidosa. Não sei se foi porque vi a versão americana primeiro, mas quando vi a Sueca achei um filme europeu "wanna be" americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Colégio,
      Com certeza o fato de você ter visto a versão americana antes influenciou sua opinião.
      Acho que Fincher procurou apenas aprimorar a versão original sem criar em cima. A caracterização de Rooney Mara por exemplo é cópia fiel da criação de Noomi Rapace.
      Como vi o sueco antes, para mim, ao contrário, a versão americana foi uma decepção. Como aliás já acontecera com 'Deixe Ela Entrar'.
      Mas obrigado por dar seu ponto de vista!
      Abs!!!

      Excluir
    2. Também já vi a triologia na versão sueca,e versão americana. Para mim a sueca é bem mais densa....

      Excluir
  2. Armando ótima lista, como sempre vc traz ótimos filmes, melhor ainda por serem filmes de circuitos alternativos,

    ResponderExcluir
  3. Essa lista ficou incrível, acho esse tema fascinante! Só assisti a dois filmes, mas me deu vontade de ver todos os outros. O que mais gosto nas suas listas é que vc não lista apenas os "melhores", por isso é sempre interessante. Nunca deixe de emitir a sua opinião sobre cada um deles, afinal o mais legal é essa vontade que vc nos desperta de ver ou de passar longe de um filme.

    ResponderExcluir
  4. Um filme que me deixou angustiada,e que talvez poderia entrar para essa lista,é "Funny Games" do Michael Haneke.
    Vi a versão americana,agora preciso ver a versão austríaca, e é realmente perturbador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marasmo!
      É mesmo um ótimo filme. Mas já te adianto que a versão austríaca é muitíssimo parecida com a americana.
      O Haneke recuperou até alguns objetos de cena do original, quando fez o remake.
      Por isso é até interessante ver outros atores compondo seus personagens.
      Abs!!!

      Excluir
  5. faltou o filme,precisamos falar sobre o kevin

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!