quinta-feira, 22 de agosto de 2013

10 Filmes na Neblina


Um artifício ancestral no cinema é utilizar a névoa como forma de acentuar o mistério das cenas, uma vez que ela esconde o perigo sob seu véu.
Muitos filmes usam esta fumaça com diferentes funções na trama, alguns em cenas capitais, outros no filme todo.
Esta lista traz 10 filmes, onde a neblina tem importância nos roteiros.

1.  A Bruma Assassina (no já clássico terror de John Carpenter de 1980, refilmado em 2005, a neblina é o vilão da história. uma comunidade pesqueira está prestes a comemorar seu centenário, data em que ocorreu o famoso naufrágio de um navio pirata no local, enganado pela neblina que encobriu o farol. agora os espíritos dos marinheiros mortos volta junto a uma espessa neblina brilhante para vingar-se dos descendentes dos habitantes locais, que usaram seu ouro para fundar a cidade)

2.  Na Neblina (em 1942, um homem é poupado da execução pelos nazistas e, por isso, considerado delator por sua comunidade e até por sua família, anos mais tarde, é capturado pelos rebeldes que pretendem executá-lo como traidor. a sequência final que dá nome ao filme acontece sob intensa neblina de onde se revela o perigo real e o imaginário)

3.  O Nevoeiro (após uma violenta tempestade que destrói sua vila, um grupo de habitantes se dirige ao supermercado local em busca de mantimentos de emergência, quando o local é rapidamente coberto por uma misteriosa e densa neblina. logo eles percebem que aqueles que tentam sair do local são mortos violentamente. um bom suspense de Frank Darabont, baseado no livro de Stephen King)

4.  Terror em Silent Hill (com base num videogame da Konami, conta a história de uma mãe à procura de sua filha, que vai parar numa estranha cidade abandonada, coberta de névoa, de onde não tem como sair. um filme com clima de constante pesadelo)

5.  Neblina e Sombras (numa pequena cidade europeia, um bibliotecário franzino é acordado no meio da noite pelos vizinhos para ajudá-los a capturar um perigoso estrangulador, que age na neblina da noite. mas ele logo passa a ser considerado suspeito dos crimes. estrelado e dirigido por Woody Allen, essa boa comédia de suspense é feita à moda antiga, em preto e branco e com muita névoa. no elenco ainda estão Madonna, John Malkovich e Mia Farrow)

6.  The Lodger: A Story of the London Fog (um serial killer está atacando e matando mulheres loiras, escondido pela noite e a névoa londrina... um dos primeiros filmes de Alfred Hitchcock, de 1927, ainda na Inglaterra, mudo, mas já inovador. na falta de filme colorido, ele utiliza três tons de tintura na película, o preto e branco tradicional para cenas de luz natural, o âmbar para cenas com luz artificial e o azul para as misteriosas cenas de neblina, presente em boa parte do filme)

7.  O Guerreiro Silencioso (Mads Mikkelsen é um guerreiro mudo, de força sobrenatural, mantido prisioneiro por um chefe viking. ajudado por um menino escravo, ele escapa a bordo de um barco, que atravessa uma interminável neblina, eles vão parar no Vallhalla, um mundo desconhecdo, onde irão descobrir mais sobre si. dirigido por Nicolas Winding Refn, o filme é frio, distante e arrastado. o melhor do filme é a fotografia de Morten Søborg)

8.  Macbeth (no clássico de Orson Welles de 1948 para a peça de William Shakespeare, a neblina que engole o castelo parece saído do caldeirão de feitiços das três bruxas que narram a história. a névoa reforça o tom macabro do texto sobre um nobre escocês do século XI, que com a ajuda das tramas mortais da esposa, é tornado rei)

9.  Os Outros (ao final da segunda guerra, uma mulher - Nicole Kidman - e seus dois filhos mudam-se para uma casa na ilha de Jersey, a fim de esperar pelo retorno do marido da frente de batalha. a mansão fica sempre fechada e sempre envolta em uma densa neblina, antecipando o desfecho do ótimo filme de Alejandro Amenábar)

10.  Casablanca (cheio de clima e diálogos marcantes, o clássico de Michael Curtis, tem na cena do aeroporto, envolvido em forte neblina, um dos seus pontos altos. Rick se despede de Lisa em primeiro plano, enquanto o avião ao fundo a espera para decolar, "Nós sempre teremos Paris") 

Menções honrosas: As Brumas de Avalon, Neblina (Fog Island, 1945), Casa de Areia e Névoa, Neste Mundo ou no Outro, Solaris, A Névoa (2005),...


2 comentários:

  1. Um bom tema, adoro. Neblina e suspense sempre combinam. Tem dois temas que gostaria de perguntar se já tem no blog, o primeiro aproveitando o tema névoa, sugeria um sobre desertos ( se um dia vc criar a lista por favor coloque o filme "A raposa do deserto ) já o outro é sobre o diretor Nolan, isso se já não tiver, fora isso tudo de bom pra vc, o blog é incrivel, já indiquei pra vários amigos. Esse filme 'os outro' é bom ? É o único da lista que não vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelvy,
      Obrigado pelos elogios!
      Sobre suas perguntas... 1) já existe uma lista de deserto ( procure em Todas as Listas") e não tem 'A Raposa do Deserto', porque eu não assisti, mas vou procurar...
      2) O Nolan é um ótimo diretor, mas só fez 8 longas até agora... Faltam dois.
      3) Os Outros é excelente, um ótimo filme de fantasmas. Se não viu, veja!
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!