quinta-feira, 29 de agosto de 2013

10 Filmes sobre Xadrez


O xadrez é o esporte de tabuleiro mais difundido e praticado no mundo.
Os primeiros relatos sobre o jogo de xadrez datam do século VI e falam de sua chegada à Pérsia, vinda da Índia. Depois disso foi amplamente difundido pela Ásia e chegou à Europa através das invasões mouras à Espanha.
Seu formato atual começou a ser definido pelos europeus por volta do ano 1100, quando adotou-se o tabuleiro quadriculado de cores claras e escuras alternadas.
Nos século XX, foi muito utilizado pelos soviéticos desde o princípio da revolução comunista, como prova de sua superioridade intelectual.
Mesmo sendo esporte tão cerebral, rendeu agumentos para ótimos filmes de cinema, que compõem esta lista de 10.

Veja cenas de todos os filmes da lista!


1.  Fora de Controle (Tenso e divertido, acompanha as esquisitices de dois jogadores de xadrez, ambos soviéticos - Michel Picoli e Alexandre Arbatt -, um deles dissidente, que se enfrentam numa competição na Suíça. Com a guerra fria ainda comendo solta, as manobras políticas da KGB soam anacrônicas e um tanto ridículas. Ganhador do Oscar de filme estrangeiro pela Suíça em 1984, é o melhor filme já feito sobre o tema)

2.  O Mundo Contra Bobby Fischer (um ótimo documentário, que mantém o suspense para quem não conhece ou não se recorda dos fatos. explora bem a doença mental do personagem, que, como muitos mestres enxadristas, não aprendeu a conviver com o mundo real. conta desde a infância perturbada ao status de campeão, popstar e ícone da guerra fria)

3.  Lances Inocentes (o filho de um cronista esportivo, de sete anos de idade, desafia o pai para um jogo de xadrez e vence, sem nunca ter jogado antes. vendo o potencial da criança, o pai investe na sua formação de forma obsessiva, o que acaba prejudicando a família. ótimo filme dirigido pelo roteirista Steven Zaillian, com um elenco de primeira)

4.  Xeque-Mate (Sandrine Bonnaire é uma tímida arrumadeira de hotel, que presencia um casal de hóspedes jogando xadrez e fica fascinada pelo jogo. resolve aprender e sonha participar de um campeonato. através do xadrez, sua visão do mundo muda e ela nunca mais será a mesma. belo filme!) 

5.  O Sétimo Selo (o jogo de xadrez mais famoso do cinema, entre o cavaleiro que volta das cruzadas e a morte, em troca de um pouco mais de tempo. obra-prima de Ingmar Bergman, uma comédia no estilo de farsa medieval, com muitos significados mais ou menos escondidos)

6.  O Último Lance (John Turturro é o maior enxadrista do do mundo e vai para a Itália disputar um importante campeonato nos anos 1920. recluso desde criança, ele conhece uma socialite - Emily Watson - hospedada no mesmo hotel do torneio, que fica encantada com sua inteligência. mas o romance etrá que superar a personalidade complexa do rapaz. bom filme, baseado em livro de Vladimir Nabokov)

7.  Game Over: Kasparov and the Machine (em 1997, a IBM promoveu uma disputa entre seu supercomputador Deep Blue e o maior enxadrista da história, Garry Kasparov. a máquina venceu e, em consequência, a empresa capitalizou centenas de milhões de dólares em valorização dos seus papéis. Kasparov levantou suspeitas sobre a idoneidade da disputa, sugerindo que houve interferência humana no segundo jogo, o que o desestabilzou. um documentário interessante, mas que não investiga sua tese)

8.  Fresh, Inocência Perdida (um garoto negro de doze anos, apelidado de Fresh, trafica drogas para sustentar a família. esporadicamente ele se encontra com o pai - Samuel L.Jackson -, que vive como mendigo por causa do álcool, mas lhe ensina a jogar xadrez e encarar a vida com a objetividade das estratégias do jogo. um ótimo filme, realista e original)

9.  Face a Face com o Inimigo (Christopher Lambert é um grande mestre enxadrista, cuja namorada é brutalmente assassinada e as suspeitas acabam recaindo sobre ele. outras mulheres são assassinadas, como peças num jogo de xadrez e sempre com evidências apontando para ele, thriller improvável, mas assistível)

10.  Um Bom Ano (um executivo de finanças bem sucedido em Londres - Russell Crowe - herda um belo vinhedo na Provença de seu tio, a quem deve boa parte do seu sucesso. foi o tio que o ensinou a apreciar vinhos e charutos desde criança, mas principalmente quem lhe deu as primeiras lições de xadrez, que fizeram seu raciocínio analítico se desenvolver. uma simpática comédia romântica de Ridley Scott)

Bônus:  Chess Fever (uma comédia curta - 28 minutos - surpreendentemente engraçada, tendo como tema o crescente vício pelo jogo de xadrez na Rússia de 1925. Para quem está acostumado com um cinema soviético sempre soturno e carrancudo, uma boa novidade)

Menções honrosas: 'O Jogador de Xadrez' (Índia 1977), 'De Volta das Cinzas' (UK 1965), 'Até o Último Obstáculo' (Alemanha Oc. 1965), 'O Jogador de Xadrez' (França 1927), 'As Criaturas' (Suécia/França 1966), 'Os Cavaleiros do Bronx (EUA 2005),...


17 comentários:

  1. Que lista excelente! Uma das melhoras já postadas por aqui. Ótimo tema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Guilherme!
      Obrigado pelo elogio!
      Esta lista já está me surpreendendo pelas visualizações do vídeo.
      Estou feliz de tê-la feito e de ela ter sido bem aceita.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Existem um episódio de Bonanza (um cavaleiro sacrificado para se conquistar a Dama) e um de Colombo (dois GMs que se enfrentam em um navio de cruzeiro) que também baseiam-sem no Xadrez.

    Valeu pela lista!

    ResponderExcluir
  3. Fora tudo isso. Tinha um episódio de Columbo ( anos 70 eu acho) que ele descobriu um crime pelo jogo de xadrez. Fantástico. Que saudade. hehehe

    ResponderExcluir
  4. Lembrei também de uma das histórias de O Clube da Felicidade e da Sorte, que é sobre uma menina que era campeã de xadrez quando criança, por pressão dos pais, aí ela acaba se revoltando.

    ResponderExcluir
  5. Olá Armando, não esqueça de incluir "Os Cavaleiros do Bronx" ou "Knights of the South Bronx". Filme muito bom para ser exibido em salas de aulas, retrata a determinação de um professor numa escola do subúrbio, que através do Xadrez proporciona oportunidades a jovens carentes de mudarem o rumo de suas vidas. Baseado em fatos reais.

    ResponderExcluir
  6. Olá Armando, parabéns pela compilação.

    Considere para sua lista "Os Cavaleiros do Bronx" ou "Knights of the South Bronx". Filme muito bom pra ser apresentado em sala de aula. Mostra a determinação de um professor de uma escola do subúrbio, que com sua determinação, através do Xadrez consegue mudar o destino da vida de seus alunos carentes e marginalizados. Vale a pena assistir.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Tem também o curta da Pixar Geri's Game, que é genial!

    ResponderExcluir
  8. Tem também ''o filho de caim'' que conta a historia de um garoto genio e rebelde que perde pra um mestre fide e começa a treinar pra ganhar o aberto da espanha... muito bom o filme.

    ResponderExcluir
  9. Recordo-me de um filme mas não do nome do mesmo. Trata-se de um desconhecedor do jogo de xadrez que desafia 2 campeões de xadrez para uma partida, apostando as respectivas fortunas. No empate ganha ele. Naturalmente, os campeões aceitam. A condição é jogarem num navio-cruzeiro. Sem saberem do outro jogo, cada campeão joga na sua sala. O campeão da primeira sala começa. O desafiador vê a jogada e vai replicá-la na 2ª sala, esperando a respectiva resposta. E vai replicar essa resposta na 1ª sala. Isto faz com que os 2 campeões estejam a jogar um com o outro, em mesas diferentes. E no final empatam, perdendo ambos a sua fortuna para o desafiador. Alguém, se lembra do nome do filme? Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Recordo-me de um filme mas não do nome do mesmo. Trata-se de um desconhecedor do jogo de xadrez que desafia 2 campeões de xadrez para uma partida, apostando as respectivas fortunas. No empate ganha ele. Naturalmente, os campeões aceitam. A condição é jogarem num navio-cruzeiro. Sem saberem do outro jogo, cada campeão joga na sua sala. O campeão da primeira sala começa. O desafiador vê a jogada e vai replicá-la na 2ª sala, esperando a respectiva resposta. E vai replicar essa resposta na 1ª sala. Isto faz com que os 2 campeões estejam a jogar um com o outro, em mesas diferentes. E no final empatam, perdendo ambos a sua fortuna para o desafiador. Alguém, se lembra do nome do filme? Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Tem um animes que fala sobre xadrez, é bem bacana até, o nome é No Game No Life.

    ResponderExcluir
  12. O excelente,"Cavaleiros do Bronx" não pode deixar de estar na lisata!

    ResponderExcluir
  13. https://programasdexadrez.wordpress.com/filmes/

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!