quinta-feira, 12 de setembro de 2013

10 Filmes Baseados em Jogos e Brinquedos


É muito comum que filmes de sucesso deem origem a jogos e uma infinidade de brinquedos e artigos de merchandising.
Menos comum é quando jogos de tabuleiro e brinquedos já existentes originem filmes de longa metragem.
Esta lista traz 10 exemplos de filmes inspirados ou estrelados por personagens que estavam nas prateleiras antes das telas.

Veja imagens dos filmes da lista e dos brinquedos que os originaram!



1.  Toy Story (um cowboy de brinquedo fica com ciúmes, quando seu dono, um menino ganha um moderno astronauta de presente de aniversário. os personagens centrais foram criados para o filme, mas dezenas de coadjuvantes como o famoso senhor Batata - Mr.Potato Head - e os soldadinhos verdes são brinquedos clássicos da infância de todos nós. as continuações ganharam outros personagens, como o casal Barbie e Ken. o filme de 1995 foi o primeiro longa da Pixar e mudou a história da animação no cinema)

2.  Os 7 Suspeitos (o famoso jogo de tabuleiro Detetive - Cluedo - já trazia a cada rodada um filme de suspense pronto. tínhamos que descobrir quem cometera um assassinato, em que cômodo da mansão e com qual arma. em 1985, o jogo virou filme e personagens como o Coronel Mostarda e a Dona Branca ganharam vida. o filme tinha três finais diferentes não fez grande sucesso, mas virou cult)

3.  Transformers (os carros e aviões que se transformam em robôs eram brinquedos da japonesa Takara, posteriormente licenciados para a americana Hasbro, que os lançou em todo o mundo. para popularizar seus brinquedos, primeiro a empresa encomendou à Marvel Comics uma série de quadrinhos, que viraram desenhos animados e em 2007 lançou uma franquia de filmes barulhentos dirigidos por Michael Bay e estrelados por Shia LeBoeuf, que faturaram bilhões de dólares e já tem a quarta história programada para 2014)

4.  Battleship: A Batalha dos Mares (o jogo Batalha Naval já era popular no fim do século 19 e necessitava apenas de papeis quadriculados e lápis para ser jogado. em 1967, o americano Milton Bradley lançou uma versão em plástico e mais tarde tornou-se um jogo da família Hasbro, que produziu um longa metragem tão caro quanto desastroso em 2012, que tinha como curiosidade a estreia da cantora Rihanna num papel dramático)

5.  G.I. Joe: A Origem de Cobra (os G.I.Joe são figuras de ação de soldados criadas pela Hasbro em 1964, que foram lançados no Brasil na década de 1970 com o nome de Comandos em Ação, de onde se destacou o personagem Falcon. algumas versões de filmes dos militares de plástico foram feitas até esta superprodução de 2009, sobre um grupo especial de militares que enfrenta um poderoso comerciante de armas. a continuação sai ainda em 2013)

6.  Marte Ataca! (em 1962, a americana Topps criou uma série de cartas colecionáveis que reproduzia a história de uma invasão alienígena à Terra e foram um grande sucesso, polêmico, por conta de sua violência, que viraram itens cults. inspirado nesses cartões, Tim Burton criou um de seus filmes mais malucos, recheado de estrelas do porte de Jack Nicholson e Glenn Close, que não foi bem nas bilheterias, mas merece ser conhecido)

7.  Mestres do Universo (criado nos anos 1970 pela Mattel, o personagem He-Man, que defendia o castelo de Grayskull do vilão Skeletor, era vendido com uma mini-história em quadrinhos na embalagem. mais tarde tornou-se um desenho animado de sucesso na televisão e originou esta ridícula versão cinematográfica, estrelada pelo sueco Dolph Lundgren, em 1987)

8.  Bratz, o Filme (as bonecas cabeçudas criadas pela MGA em 2001 foram um grande sucesso de vendas já em seu primeiro Natal. eram inicialmente quatro adolescentes - Cloe, Jade, Sasha e Yasmin - afinadas com a moda e maquiagem da época. viraram série de TV, album musical e em 2007 um filme que fracassou tanto nas bilheterias quanto com a crítica)

9.  Espírito Assassino (as tábuas Ouija foram criadas em meados do século 19, como um método para se comunicar com os mortos. diversas versões em tabuleiros foram lançadas e comercializadas ao longo dos anos e registrada pela Parker Brothers. o jogo aparece em diversos filmes e séries de TV. neste filme de 1986 - Witchboard - ele está no centro da trama, quando amigos se reunem para brincar com a tábua, sem levar seus poderes a sério, até que despertam espíritos muito perigosos)

10.  Gigantes de Aço (embora não declaradamente, a superprodução estrelada por Hugh Jackman sobre lutas entre robôs é inspirada no tradicional brinquedo "Rock 'Em Sock 'Em Robots", lançado com diversos nomes e por diferentes empresas, que coloca dois robôs de plástico para lutar num ringue, com seus golpes controlados pelos jogadores)

Outros filmes: Meu Querido Pônei, Pequenos Guerreiros, As Novas Aventuras dos Ursinhos Carinhosos,...
Em breve: The Lego Movie, Stretch Armstrong


Veja ainda:  "10 Filmes com Ratos"





5 comentários:

  1. Nao eh por nada nao, mas a maioria foi baseado em Desenhos e Quadrinhos, os Brinquedos e jogos vieram depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Você está enganado.
      Todos os filmes desta lista foram lançados antes como brinquedos. Aliás este é o tema da lista.
      Abs!!!

      Excluir
  2. bay maldito! vc estragou os transformers!!

    ResponderExcluir
  3. Olha só.
    No caso do He-Man, na verdade ele foi criado baseado no Conan. A Mattel criou uma série de bonecos para o filme, que posteriormente mudou bastante (inclusive o roteiro e o ator principal). Então, para não perder o investimento a empresa encomendou um desenho para o Stan Lee, que criou a história baseada nos designs dos brinquedos. E então foi o sucesso que conhecemos.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o G.I JOE, o segundo filme já saiu faz tempo foi no final do ano passado, com o nome G.I JOE RETALHAÇÃO

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!