segunda-feira, 9 de setembro de 2013

10 Filmes com Ratos


Os ratos, são mamíferos roedores de diversas famílias, que vão dos simpáticos camundongos de estimação às ameaçadoras ratazanas.
Coabitam áreas ocupadas pelo homem, no campo ou na cidade e frequentemente constituem pragas, por invadir plantações, depósitos de grãos e residências em busca de comida e disseminando doenças.
No cinema os ratos foram de tudo: de fofos a monstruosos. Astros de muitas animações, eles também tiveram participações relevantes em filmes com atores.
Veja uma lista com 10 filmes onde ratos têm papéis centrais e uma longa lista de menções honrosas.

Veja imagens dos 10 filmes da lista em vídeo:



1.  Ratatouille (um jovem rato do campo francês chega à Paris com o sonho de se tornar um cozinheiro famoso como seu falecido ídolo. como ele é um rato, não é bem aceito nas cozinhas, e acaba se associando a um jovem aprendiz de cozinha para exercitar seus dotes culinários. ótimo desenho da Pixar, sucesso de bilheteria e vencedor do Oscar de animação)

2.  Fievel - Um Conto Americano (no final do século 19, a família judia Mousekewitz emigra da Rússia para a América, onde acreditam que não há gatos e as ruas são feitas de queijo. quando chegam, o filho caçula se perde e, sozinho nas ruas de Nova York, vive muitas aventuras até reencontrar-se com os pais. animação produzida pela Amblin de Steven Spielberg em 1986, indicada ao Oscar por sua linda canção "Somewhere Out There")

3.  O Vapor Willie (o rato mais famoso do mundo é seguramente Mickey Mouse. este curta-metragem de 1928 é o primeiro sucesso de Walt Disney e um dos primeiros desenhos a ter a trilha sonora sincronizada com o filme. um marco do cinema)

4.  Ben, o Rato Assassino (um garoto solitário, doente e negligenciado pelos pais, fica amigo de um rato, Ben, que é o líder de um bando de ratos assassinos de seres humanos. os ratos são perseguidos e mortos pela polícia e o garoto acha que ficou sozinho novamente. um filme absurdo e melancólico de 1972, sequência de um outro trash-movie do ano anterior - "Calafrio" -, mas que ficou famoso por causa da canção-tema de Michael Jackson, indicada ao Oscar)

5.  Um Ratinho Encrenqueiro (dois irmãos herdam uma valiosa mansão e decidem reformá-la para vender. mas a casa já tinha um morador que não está disposto a mudar-se de lá, um ratinho  que decide infernizar a vida deles. uma comédia bobinha, com piadas essencialmente físicas, mas inovadora na mistura de atores e efeitos especiais. estreia do diretor Gore Verbinski)

6.  O Pequeno Stuart Little (uma família humana decide adotar um irmão para seu filho único e vão até um orfanato, onde acabam se apaixonando pelo carisma de um ratinho branco - com a voz de Michael J.Fox - e acabam por adotá-lo. grande sucesso de 1999, indicado ao Oscar de efeitos especiais, que teve duas continuações)

7.  A Vingança de Willard (Willard - o esquisitão Crispin Glover - é um rapaz problemático, constantemente humilhado por sua mãe doente e pelos colegas de trabalho na firma criada por seu pai. quando ele descobre que tem uma conexão mental com os ratos que habitam a sua casa, decide usálos para vingar-se daqueles que o atormentavam. um terror estranho e um tanto nojento)

8.  A Lenda da Flauta Mágica (a pequena cidade alemã de Hamelin, no século 16 foi invadida por ratos e está sendo ameaçada pela peste negra. nesse contexto, chega um grupo de menestréis para o casamento da filha do prefeito e o flautista se oferece para atrair os ratos com sua música para fora da cidade. sucesso inglês de 1972 baseado na fábula dos irmãos Grimm e dirigido pelo francês Jacques Demy)

9.  Por Água Abaixo (a história de um rato de estimação esnobe, que cai da cobertura onde vive, através da descarga, nos esgotos de Londres, onde se depara com uma realidade muito diferente da que conhecia. divertida e inventiva animação stop-motion, com vozes originais de atores como Hugh Jackman, Kate Winslet, Ian McKellen e Jean Reno. ótima pedida)

10.  Ratos - A Noite do Terror (215 depois de uma bomba nuclear ser detonada, o mundo se transformou num deserto radioativo, um grupo de motociclistas nômades chegam a uma cidade deserta em busca de comida, onde terão que enfrentar ratos mutantes, comedores de carne humana. não poderia faltar na lista este trash-movie italiano de 1984, divertido de tão ruim)

Menções honrosas: Bernardo e Bianca, A Ratinha Valente, Fantasia, O Corajoso Ratinho Despereaux, As Tartarugas Ninjas, O Flautista Mágico, As Peripécias de um Ratinho Detetive, À Espera de Um Milagre, Indiana Jones e a Última Cruzada, Tom & Jerry: O Filme,...
Em breve: Rodência e o Dente da Princesa (saiba mais)


Veja ainda:  "10 Filmes Sobre Sistemas de Vigilância"




8 comentários:

  1. Esqueceram fome animal :/ Como puderam deixar de lado o macaco-rato da sumatra!!!

    ResponderExcluir
  2. Stuart Litlle que eu saiba não é de 1991.
    B.M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo!
      Não é mesmo. Errei ao digitar.
      O correto é 1999.
      Obrigado!
      Abs!!!

      Excluir
  3. Adorei esse site *-*
    É incrível como conseguem criar obras tão belas
    com um animal tão feio e nojento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ratos não são feios e nojentos, são seres inteligentes e fofos. Feio e nojento eis a sua ignorância imunda.

      Excluir
  4. Ratos são seres incríveis e inteligentes... são um amor, extremamente sociáveis, até meus gatos fizeram amizade com os meus lindos.
    Ignore comentários ignorantes que não conhecem a espécie, além de não conhecerem também isolamento geográfico.

    ResponderExcluir
  5. tinha um filme, creio que era anos 80. um rapaz mora em um apartamento sozinho, onde tem um rato gigante quase do tamanho de um cachorro. esse rato o inferniza todas as noites, sua vida social vai se acabando até que conhece uma moça e a leva para o apartamento onde ela se torna vitima do rato, ou do rapaz que parecia ja estar perturbado. alguem lembra deste filme? tem anos que o procuro

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!