segunda-feira, 18 de novembro de 2013

10 Filmes sobre Imortalidade


Desde que tomou consciência de sua finitude, o homem sonha com a imortalidade.
A literatura explora o assunto desde tempos ancestrais e o cinema o mencionou de formas variadas. Desde a eternização da juventude até a maldição de não poder morrer e descansar.
Esta lista traz 10 filmes que abordam o tema.

1.  Highlander, o Guerreiro Imortal (na Escócia em 1536, um guerreiro - Christopher Lambert - é ferido mortalmente numa batalha, mas ressuscita misteriosamente e torna-se imortal. tomado por bruxo por seus familiares, ele é expulso e treinado por um outro imortal mais experiente - Sean Connery - para proteger-se de outros como ele, que tentaram matá-lo, cortando-lhe a cabeça. em 1986, ele vive em Nova York e é encontrado por seu grande oponente o filme fez enorme sucesso, teve várias continuações e tornou-se um game de RPG)

2.  Fonte da Vida (o filme de Darren Aoronofsky se passa em três épocas, onde três encarnações do mesmo homem - Hugh Jackman - procura a lendária fonte da vida por diferentes razões. no século 16, nos tempos atuais e no século 26, quando finalmente a encontra. um filme irregular em função das filmagens atribuladas, mas ainda assim, uma ideia interessante)

3.  Vivendo na Eternidade (por volta de 1920, uma garota rica e superprotegida conhece e se apaixona por um jovem, que aparenta ter 17 anos, mas na verdade tem 10, e vive no bosque que pertence ao pai da menina, com sua família, que encontrou a fonte da juventude e tornou-se imortal há mais de um século. produzido pela Disney e baseado num best-seller, um filme água-com-açúcar perfeito para sessão da tarde)

4.  O Retrato de Dorian Gray (baseado no clássico de Oscar Wilde, conta a história de um belo jovem, que ao frequentar a alta sociedade londrina tem seu retrato pintado por um artista. ao ver o quadro, ele faz uma promessa para manter-se sempre belo. conforme o tempo passa, ele se torna uma pessoa ruim, mas mantém-se jovem, enquanto a imagem do quadro, reflete sua idade real e a feiúra de sua alma. bom filme de 2009)

5.  Cronos (em 1536, um alquimsta constrói um mecanismo extraordinário, encapsulado numa pequena esfera de ouro, que teria a propriedade de dar vida eterna ao seu dono, mas causa um desejo insaciável por sangue. séculos mais tarde, o objeto reaparece numa loja de antiguidades e é buscado obsessivamente por um velho milionário e seu sobrinho. primeiro longa do mexicano Guillermo del Toro)

6.  Byzantium (mãe e filha vivem há 200 anos, sempre trocando de nome e cidade, mas tendo que se alimentar de sangue. vivendo num hotel, no litoral da Inglaterra, são localizadas por seus inimigos do passado, que colocam em risco a vida delas e de todos ao redor. um ótimo filme de vampiros de Neil Jordan)

7.  Sr. Ninguém (Jared Leto é Nemo Nobody, um homem comum, casado e pai de três filhos, que acorda em 2092, aos 118 anos e descobre ser o último mortal vivo numa sociedade em que todos agora são imortais. ele então procura reconstituir seu passado até aquele momento. dirigido pelo belga Jaco van Dormael, um filme hipnótico e imperdível)

8.  A Morte lhe Cai Bem (uma famosa atriz rouba o noivo de uma aspirante a escritora - Meryl Streep, Bruce Willis e Goldie Hawn, respectivamente -, que fica deprimida e gorda. anos mais tarde, a escritora lança um livro sobre a eterna juventude e está surpreendentemente jovem e bela. em busca da receita da juventude, a atriz conhece uma misteriosa mulher - Isabella Rosselinni - que lhe dá a mesma poção que a rival tomou, que a deixa jovem, mas traz inesperados efeitos colaterais. um argumento iinteressante em um filme irregular de Robert Zemeckis)

9.  The Man From Earth (após demitir-se sem explicação da universidade onde leciona, um professor de história recebe a visita de seus colegas, que querem saber o motivo. após muita insistência, ele conta que é imortal e precisa mudar de identidade a cada dez anos, antes que as pessoas percebam que ele não envelhece. um ótimo argumento numa produção amadora. merece um bom remake)

10.  O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei (dentre os seres criados por Tolkien, estão os Elfos. altos e belos como anjos, são imortais e não envelhecem, ao menos enquanto existir seu mundo, Arda. em "O Retorno do Rei", a elfa Arwen - Liv Tyler - de 2700 anos, renuncia à sua imortalidade para casar-se com o rei Aragorn)

Outros filmes: Entrevista com o Vampiro, A Múmia, Indiana Jones e a Última Cruzada, A.I. - Inteligência Artificial, Fúria de Titãs, Cocoon, Imortais, Wolverine, Uma História de Amor e Fúria,...

Veja ainda: "10 filmes sobre Vampiros"




9 comentários:

  1. você errou no número 10 é existir e não axistir

    ResponderExcluir
  2. a liga extraordinária não teria lugar nessa lista,já que no filme tem 3 imortais:uma vampira,um cara que não envelhece por causa de uma pintura e um outro cara que dá para entender que ele também é imortal,já que no começo do filme aparece o túmulo dele e no final quando parece que ele é morto aparece um cara fazendo uma dança e parece que ele vai voltar a vida

    ResponderExcluir
  3. Adorei a lista! É sempre bom conhecer filmes novos! *-*
    E eu tô lendo "O Retrato de Dorian Gray", só depois vou assistir o filme. :3

    ResponderExcluir
  4. Vivendo na eternidade é um bom filme assistir ha muito tempo atrás adiraria rever mais não encontro nos sites.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!