segunda-feira, 18 de novembro de 2013

10 Filmes sobre Imortalidade


Desde que tomou consciência de sua finitude, o homem sonha com a imortalidade.
A literatura explora o assunto desde tempos ancestrais e o cinema o mencionou de formas variadas. Desde a eternização da juventude até a maldição de não poder morrer e descansar.
Esta lista traz 10 filmes que abordam o tema.

1.  Highlander, o Guerreiro Imortal (na Escócia em 1536, um guerreiro - Christopher Lambert - é ferido mortalmente numa batalha, mas ressuscita misteriosamente e torna-se imortal. tomado por bruxo por seus familiares, ele é expulso e treinado por um outro imortal mais experiente - Sean Connery - para proteger-se de outros como ele, que tentaram matá-lo, cortando-lhe a cabeça. em 1986, ele vive em Nova York e é encontrado por seu grande oponente o filme fez enorme sucesso, teve várias continuações e tornou-se um game de RPG)

2.  Fonte da Vida (o filme de Darren Aoronofsky se passa em três épocas, onde três encarnações do mesmo homem - Hugh Jackman - procura a lendária fonte da vida por diferentes razões. no século 16, nos tempos atuais e no século 26, quando finalmente a encontra. um filme irregular em função das filmagens atribuladas, mas ainda assim, uma ideia interessante)

3.  Vivendo na Eternidade (por volta de 1920, uma garota rica e superprotegida conhece e se apaixona por um jovem, que aparenta ter 17 anos, mas na verdade tem 10, e vive no bosque que pertence ao pai da menina, com sua família, que encontrou a fonte da juventude e tornou-se imortal há mais de um século. produzido pela Disney e baseado num best-seller, um filme água-com-açúcar perfeito para sessão da tarde)

4.  O Retrato de Dorian Gray (baseado no clássico de Oscar Wilde, conta a história de um belo jovem, que ao frequentar a alta sociedade londrina tem seu retrato pintado por um artista. ao ver o quadro, ele faz uma promessa para manter-se sempre belo. conforme o tempo passa, ele se torna uma pessoa ruim, mas mantém-se jovem, enquanto a imagem do quadro, reflete sua idade real e a feiúra de sua alma. bom filme de 2009)

5.  Cronos (em 1536, um alquimsta constrói um mecanismo extraordinário, encapsulado numa pequena esfera de ouro, que teria a propriedade de dar vida eterna ao seu dono, mas causa um desejo insaciável por sangue. séculos mais tarde, o objeto reaparece numa loja de antiguidades e é buscado obsessivamente por um velho milionário e seu sobrinho. primeiro longa do mexicano Guillermo del Toro)

6.  Byzantium (mãe e filha vivem há 200 anos, sempre trocando de nome e cidade, mas tendo que se alimentar de sangue. vivendo num hotel, no litoral da Inglaterra, são localizadas por seus inimigos do passado, que colocam em risco a vida delas e de todos ao redor. um ótimo filme de vampiros de Neil Jordan)

7.  Sr. Ninguém (Jared Leto é Nemo Nobody, um homem comum, casado e pai de três filhos, que acorda em 2092, aos 118 anos e descobre ser o último mortal vivo numa sociedade em que todos agora são imortais. ele então procura reconstituir seu passado até aquele momento. dirigido pelo belga Jaco van Dormael, um filme hipnótico e imperdível)

8.  A Morte lhe Cai Bem (uma famosa atriz rouba o noivo de uma aspirante a escritora - Meryl Streep, Bruce Willis e Goldie Hawn, respectivamente -, que fica deprimida e gorda. anos mais tarde, a escritora lança um livro sobre a eterna juventude e está surpreendentemente jovem e bela. em busca da receita da juventude, a atriz conhece uma misteriosa mulher - Isabella Rosselinni - que lhe dá a mesma poção que a rival tomou, que a deixa jovem, mas traz inesperados efeitos colaterais. um argumento iinteressante em um filme irregular de Robert Zemeckis)

9.  The Man From Earth (após demitir-se sem explicação da universidade onde leciona, um professor de história recebe a visita de seus colegas, que querem saber o motivo. após muita insistência, ele conta que é imortal e precisa mudar de identidade a cada dez anos, antes que as pessoas percebam que ele não envelhece. um ótimo argumento numa produção amadora. merece um bom remake)

10.  O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei (dentre os seres criados por Tolkien, estão os Elfos. altos e belos como anjos, são imortais e não envelhecem, ao menos enquanto existir seu mundo, Arda. em "O Retorno do Rei", a elfa Arwen - Liv Tyler - de 2700 anos, renuncia à sua imortalidade para casar-se com o rei Aragorn)

Outros filmes: Entrevista com o Vampiro, A Múmia, Indiana Jones e a Última Cruzada, A.I. - Inteligência Artificial, Fúria de Titãs, Cocoon, Imortais, Wolverine, Uma História de Amor e Fúria,...

Veja ainda: "10 filmes sobre Vampiros"




7 comentários:

  1. vivendo na eternidade é muito bom *--*

    ResponderExcluir
  2. você errou no número 10 é existir e não axistir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OMFG REALLY?????????????????????

      Excluir
  3. a liga extraordinária não teria lugar nessa lista,já que no filme tem 3 imortais:uma vampira,um cara que não envelhece por causa de uma pintura e um outro cara que dá para entender que ele também é imortal,já que no começo do filme aparece o túmulo dele e no final quando parece que ele é morto aparece um cara fazendo uma dança e parece que ele vai voltar a vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso não era o tumulo do filho!?

      Excluir
  4. Adorei a lista! É sempre bom conhecer filmes novos! *-*
    E eu tô lendo "O Retrato de Dorian Gray", só depois vou assistir o filme. :3

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails