sexta-feira, 15 de novembro de 2013

10 Filmes Embaixo d'Água


Enquanto o homem investe em naves que o levem cada vez mais longe no espaço, o fundo dos mares lagos continua um planeta desconhecido.
Muitos filmes exploraram esses cenários fantásticos, repletos de seres exóticos, mas irrespiráveis.
Veja uma lista de 10 filmes sob a água!

1.  Encontros no Fim do Mundo (Werner Herzog dirigiu este belo documentário na Antártida, que se destaca pelas magníficas filmagens submarinas, num ambiente quase alienígena, onde novas espécies são catalogadas todos os dias. natureza de tirar o fôlego)

2.  Imensidão Azul (dois mergulhadores rivais desde a infância, competem entre si num campeonato mundial. dá para sentir a água, como num sonho. um filme belíssimo e hipnótico de Luc Besson. foi lançado, curiosamente, com diferentes trilhas sonoras na versão francesa de Eric Serra e americana de Bill Conti, ambas lindas)

3.  20.000 Léguas Submarinas (o clássico de Jules Verne ganhou sua versão definitiva no cinema em 1954, com James Mason no papel do Capitão Nemo a bordo do Nautilus. o mundo submarino imaginado no século XIX é misterioso e fascinante, repleto de monstros e perigos)

4.  A Pequena Sereia (ícone da retomada dos estúdios Disney em 1989, edulcora o conto de Hans Christian Andersen com lindas canções de Alan Menken, que lhe valeram logo dois Oscars. fala de uma sereia de 16 anos, que está curiosa pelo mundo dos humanos)

5.  O Segredo do Abismo (uma equipe civil de cientistas se vê obrigada a tentar resgatar os tripulantes de um submarino que afundou misteriosamente próximo à plataforma de petróleo onde estão baseados. um ótimo suspense de James Cameron, que consumiu oito semanas de filmagens sob a água e muitos efeitos especiais)

6.  A Vida Marinha com Steve Zissou (uma espécie de Jacques Cousteau, o oceanógrafo Steve Zissou leva sua equipe para caçar o mítico tubarão-jaguar, que teria matado eu parceiro. o diretor Wes Anderson leva sua imaginação fértil ao fundo do mar, num filme divertido e com trilha de David Bowie interpretada por Seu Jorge em português)

7.  Tubarão (ninguém nunca mais encarou o mar da mesma maneira depois deste filme de Steven Spielberg. baseado no best-seller de Peter Benchley, onde um enorme tubarão branco ataca e mata banhistas numa praia da Califórnia. as aterrorizantes cenas suaquáticas se destacam neste clássico)

8.  Esfera (um grupo de cientistas é reunido para investigar uma suposta nave espacial submersa a 300m no meio do oceano Pacífico. para abordar a nave, eles têm que ficar num habitat submarino. uma adaptação irregular de Barry Levinson para um interessante livro de Michael Crichton, com elenco estelar, mas mal escalado, com Dustin Hoffman, Sharon Stone, Samuel L.Jackson e Queen Latifah)

9.  Viagem ao Fundo do Mar (filme que originou a famosa série de TV dos anos 1960, sobre as aventuras dos tripulantes do moderníssimo submarino nuclear Sea View, enfrentando de russos malvados, alienígenas e monstros marinhos. no filme, o almirante Nelson era interpretado por Walter Pidgeon - na série era Richard Basehart - e tinha na equipe uma tenente vivida por Barbara Eden, que viria a ser a gênia Jeannie)

10.  Um Mar de Aventuras (feito para impressionar nas telas IMAX, este documentário em 3D percorre o fundo do mar desde o sul da Austrália, a Nova Guiné até s áreas do Índico e Pacífico impactadas pelo aquecimento global. narrado por Jim Carrey, é visualmente deslumbrante)

Outros filmes: Procurando Nemo, Ponyo, Santuário, Homens de Honra, Bob Esponja - o filme, Do Fundo do Mar, Leviathan, Atlantis: O Reino Perdido, O Fundo do Mar, Piranha, O Espanta Tubarões...

Veja ainda: "10 Filmes de Submarinos"



Um comentário:

  1. Um tema atual seria 10 filmes indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. 2012 não foi um ano tão bom, mas tem alguns bons títulos.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!