sábado, 1 de março de 2014

10 Filmes com Carnaval


A festa popular mais relacionada ao Brasil é o Carnaval.
Criado no século 11 pela igreja católica, simboliza o início do período de 40 dias de jejum de carne que antecedem a Páscoa.
Por aqui, como em nenhum outro lugar do mundo, a festa se popularizou, primeiro com blocos de rua, depois com bailes em clubes da elite, chegando mais tarde aos grandes desfiles de escolas de samba nas avenidas das grandes cidades.
Vários são os filmes que se passam no Carnaval brasileiro. Esta lista destaca alguns deles.

1.  Rio (a animação do brasileiro Carlos Saldanha tem seu ponto culminante no desfile de Carnaval do Rio de Janeiro, com direito a belas cenas de carros alegóricos coloridos)

2.  Orfeu do Carnaval (baseado numa peça de Vinícius de Moraes, por sua vez inspirada na lenda grega de Orfeu e Eurídice, foi adaptada para o cinema pelo francês Marcel Camus e ganhou a Palma de Ouro em 1959, o Oscar e o Golden Globe. conta uma história de amor e suspense, com um final trágico, passada durante o Carnaval carioca)

3.  Orfeu (40 anos depois do clássico, Cacá Diegues fez uma nova versão, estrelada por Toni Garrido e Patrícia França, modernizando a história, com uma bela fotografia e uma nova trilha sonora)

4.  Ó Paí, Ó (divertida comédia musical baiana, passada num animado cortiço do Pelourinho, no último dia do Carnaval. estrelado por Lázaro Ramos, mas quem rouba a cena é Wagner Moura. o filme gerou um seriado na Rede Globo)

5.  VIPs (Wagner Moura é um jovem mitômano, que se faz passar por milionário, herdeiro da Gol durante uma festa de carnaval em Recife, chegando a dar entrevistas para a televisão, o que notabilizou o personagem real)

6.  Ódiquê (três jovens amigos cariocas tentam conseguir dinheiro para passar o carnaval em Arraial da Ajuda, na Bahia, mas acabam se envolvendo com um amigo rico, drogas e uma série de crimes. apesar do bom elenco, o filme é bem ruim)

7.  Carnaval Atlântida (um sério professor de mitologia - Oscarito - é contratado por um produtor de cinema para fazer um filme sobre Helena de Tróia, mas dois assistentes malandros - Grande Othelo e Colé - querem transformar o épico numa comédia carnavalesca. bons tempos das chanchadas da Atlântida)

8.  Dona Flor e Seus Dois Maridos (durante o carnaval de rua na Bahia, o malandro Vadinho morre vestido de baiana e deixando viúva Dona Flor baseado no clássico de Jorge Amado e dirigido pelo jovem Bruno Barreto, o filme foi o maior sucesso da história do cinema brasileiro, só vindo a ser superado por 'Tropa de Elite 2')

9.  007 Contra o Foguete da Morte (muitas produções estrangeiras tiveram cenas gravadas durante o Carnaval brasileiro. nem James Bond escapou. em sua aventura de 1979, estrelada por Roger Moore, o agente chega ao Rio durante a festa, com direito a ação em meio ás alegorias. uma trama rocambolesca como muitos sambas-enredo)

10.  Orquídea Selvagem (Mickey Rourke, tentando repetir o sucesso de '9 1/2 Semanas de Amor' com o roteirista Zalman King, se envoilve numa aventura sensual com uma linda mulher, no Rio de Janeiro, obviamente durante o Carnaval, com direito a um estranho baile de máscaras)

Veja ainda: "10 Filmes sobre Tênis"

Todas as Listas


5 comentários:

  1. Olá amigo, venho convida-ló a conhecer o mais novo
    sucesso dos agregadores de 2014,
    o Junto e Misturado http://www.juntoemisturado.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que retratando o carnaval não tem nenhum melhor que o Rio...

    ResponderExcluir
  3. Lembro de ver Orfeu qdo criança, fiquei chocada com as cenas rsrs...

    Orquídea Selvagem é tosco...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!