terça-feira, 3 de junho de 2014

10 Filmes de Cannes 2014


O Festival de Cannes existe desde 1946 e é a mais importante vitrine de lançamentos do cinema mundial.
Na edição de 2014, o juri foi presidido pela cineasta neo-zelandesa Jane Campion foi composto por uma maioria de mulheres, mas não parece ter mudado o tom das premiações.
Esta lista antecipa um pouco do que são os principais premiados das mostras "Oficial" e "Um Certo Olhar". Aguardemos os lançamentos!

1.  Kis uykusu / Winter Sleep (Palme d'Or. de Nuri Bilge Ceylan, Turquia, Alemanha e França. sexto filme de Ceylan em Cannes, que já vencera o Grande Prêmio do Juri por "Distante" e "Era uma Vez na Anatólia", o Fipresci por "Climas" e Melhor Direção por "3 Macacos".o grande vencedor deste ano conta a história de um ator aposentado, que administra um hotel nas montanhas da Anatólia, enquanto tem que lidar com os temperamentos difíceis de sua jovem esposa e de sua irmã) 

2.  Le Meraviglie (Grand Prix, de Alice Rohrwacher - Itália / Suíça / Alemanha. a jovem diretora italiana de "Corpo Celeste" surpreende com esta premiação. o filme conta a história de uma garota de 12 anos, suas três irmãs e seu pai, que vivem isolados numa fazenda de mel, mantendo-se afastados do resto do mundo. até que o resto mundo começa a afetá-los com a chegada de um jovem delinquente em programa de reinserção e de um reality show sobre famílias rurais) 

3.  Foxcatcher (Melhor Direção, de Bennett Miller, EUA. o diretor de "Capote" e "Moneyball" estreou no festival com seu terceiro longa e já faturou o prêmio de direção. o filme conta a história verídica do rico e esquizofrênico herdeiro John du Pont - Steve Carell -, que convidou um medalhista olímpico de luta greco-romana a morar em sua mansão para treinar e acaba assassinando o irmão dele, também lutador. já está no caminho do próximo Oscar)

4.  Leviafan / Leviathan (Melhor Roteiro: Andrey Zyvyagintsev e Oleg Negin, de Andrey Zvyagintsev, Rússia. Este é terceiro filme do diretor em Cannes. em 2011 ele venceu o prêmio do Júri da mostra 'Un Certain Regard' com "Elena". "Leviafan" conta a história de Kolia, que vive numa localidade litorânea no norte da Rússia com a nova esposa e o filho, quando um político corrupto local tenta comprar sua propriedade, onde vive desde que nasceu. com a negativa, iniciam uma batalho jurídica pelas terras) 

5.  Maps to the Stars (Melhor Atriz: Julianne Moore, de David Cronenberg, Canadá / EUA. com este prêmio, Moore já é a primeira favorita ao Oscar. este é o quinto filme de Cronenberg em Cannes, que já lhe deu um prêmio especial do júri em 1996 por "Crash". "Maps" é uma comédia irônica sobre os bastidores de Hollywood, com focos na família disfuncional de uma estrela infantil, recém-saída da reabilitação e em uma atriz que busca reconhecimento tardio ao interpretar um personagem vivido por sua falecida mãe, num remake de seu maior sucesso)

6.  Mr. Turner (Melhor Ator: Timothy Spall, de Mike Leigh, Reino Unido. quinto filme do inglês Leigh em Cannes, valeu o reconhecimento ao ótimo Spall - mais lembrado como Peter Pettigrew da série Harry Potter -, que neste filme interpreta o pintor britânico J.M.W Turner, durante 25 anos de sua vida, no começo do século XIX)

7.  Mommy (Prémio do Júri, de Xavier Dolan, Canadá. com apenas 25 anos de idade, Dolan exibiu quatro de seus cinco longas em Cannes e ganha agora seu sexto prêmio. um fenômeno. "Mommy" conta a história de uma mãe viúva, que tem dificuldades em criar seu filho violento e problemático, até que uma misteriosa vizinha começa a ajudá-la)

8.  Adieu au Langage (Prémio do Júri, de Jean-Luc Godard, França / Suíça. o veterano franco-suíço, um dos fundadores da Nouvelle Vague, já teve sete de seus filmes em Cannes, mas nunca fora premiado antes, por isso até fez menção de recusar um prêmio nesta edição. seu novo filme, feito em 3D é uma metáfora sobre a falta de comunicação. um marido e sua mulher vivem um relacionamento marcado pela falta de comunicação, uma vez que os dois não falam a mesma língua. o cachorro deles, então, resolve intervir e falar)

9.  Fehér Isten / White God (Prémio Un Certain Regard, de Kornél Mundruczó, Hungria / Alemanha / Suécia. terceiro filme do diretor húngaro em Cannes, conta a história de uma menina de 13 anos, que tenta proteger seu cachorro vira-latas, numa sociedade distópica, que aplica severas taxas a animais que não são de raça pura) 

10.  The Salt of the Earth (Prémio especial Un Certain Regard, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, França / Itália / Brasil. Wenders, vencedor da Palma de Ouro por "Paris, Texas", traz seu décimo filme ao Festival, desta vez um documentário co-dirigido pelo brasileiro Juliano Salgado, sobre seu pai, o fotógrafo Sebastião Salgado, contando sua trajetória, com foco em seu mais recente trabalho, o projeto "Gênesis")

Outros premiados: 
Force Majeure / Turist (Prémio do Júri Un Certain Regard, de Ruben Östlund)
Party Girl (Camera d'Or + Prémio de conjunto Un Certain Regard, de Marie Amachoukeli, Claire Burger, Samuel Theis)
Charlie's Country (Melhor Interpretação Un Certain Regard: David Gulpilil, de Rolf de Heer)

Curtas premiados:
Leidi (Palme d'Or, de Simón Mesa Soto))
Aïssa (Menção Especial, de Clément Trehin-Lalanne)
Yes We Love (Menção Especial, de Hallvar Witzø)

Seleção Oficial - demais filmes: 

Sils Maria (Olivier Assayas); Saint Laurent (Bertrand Bonello); Deux Jours, une Nuit (Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne); Captives (Atom Egoyan) The Search (Michel Hazanavicius); The Homesman (Tommy Lee Jones); Futatsume no Mado / Still the Water (Naomi Kawase); Jimmy's Hall (Ken Loach); Timbuktu (Abderrahmane Sissako); Relatos Salvajes (Damián Szifrón).

Hors-Concours:
Grace of Monaco (Olivier Dahan) - filme de abertura; Gui lai / Coming Home (Zhang Yimou); How to Train Your Dragon 2 (Dean DeBlois); L'homme qu'on aimait trop (André Téchiné).

Veja ainda: "10 Filmes de Cannes 2013


2 comentários:

  1. Estava esperando ansioso por esta lista!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Relatos Salvajes classificado como um dos melhores filmes de 2014, quando eu vi o personagem que eu gostei foi o único a fazer o ator Leonardo Sbaraglia, que a partir desse momento tornou-se um dos meus favoritos no mundo do cinema.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!