sábado, 14 de junho de 2014

10 Filmes sobre Sósias


Quem nunca imaginou que dentre tantos bilhões de pessoas no mundo existe alguém muitíssimo parecido conosco. Um gêmeo perdido.
Do livro de Mark Twain "The Prince and the Poor", de 1881, derivaram dezenas de histórias que envolvem a troca de lugar entre uma pessoa  de destque e seu sósia anônimo.
Esta lista traz 10 filmes com sósias reais ou imaginários no centro da trama.

1.  O Príncipe e o Mendigo (um garoto pobre invade os jardins do palácio real, onde brinca com o príncipe. logo eles percebem que são muito parecidos e resolvem, por brincadeira, trocar de roupas. o príncipe sai do palácio em busca de seu cão e os guardas não o deixam voltar, enquanto o garoto pobre fica em seu lugar e acaba vítima de um ambicioso conde. nesta versão clássica do livro de Mark Twain, de 1937, os garotos são interpretados pelos gêmeos Billy e Bobby Mauch, mas o papel central é do  astro Errol Flynn)

2.  The Double (baseado num livro de Fyodor Dostoevsky, o filme cria um mundo corporativo, imerso em burocracia, onde um homem - Jesse Eisenberg - é o funcionário tímido e nunca reconhecido, que um dia se depara com um novo colega, que é seu sósia, mas desinibido, que logo conquista o chefe e a garota da fotrocópia. comédia nonsense dirigida por Richard Ayoade)

3.  O Homem Duplicado (Jake Gyllenhaal é um professor depressivo que, ao ver um filme, percebe que um dos atores é muito parecido com ele. descobre que moram na mesma cidade e passa a segui-lo com consequências inesperadas. dirigido pelo canadense Denis Villeneuve e baseado num livro de José Saramago)

4.  Kagemusha, a Sombra do Samurai (no século 16, durante uma guerra civil no Japão, um samurai - Tatsuya Nakadai - busca conquistar Kyoto, a então capital. mas durante o cerco,ele é alvejado e, moribundo, exige de seus conselheiros que sua morte seja escondida por três anos para manter o moral de suas tropas. um bandido muito semelhante é contratado para substitui-lo. aos poucos este kagemusha ganha confiança e o respeito até da família do samurai. um dos mais belos filmes do mestre Akira Kurosawa)

5.  O Dublê do Diabo (Uday Hussein - Dominic Cooper - o filho mais velho do ditador iraquiano Saddan, é um psicopata, que leva uma vida de abusos e violência. para se proteger, obriga um oficial idêntico a ele a ser seu dublê em situações de maior perigo. o diretor Lee Tamahori cria um clima de constante tensão, por conta do temperamento explosivo do personagem. ótimo filme)

6.  O Grande Ditador (Charles Chaplin é um barbeiro judeu, que fora ferido na primeira guerra e agora vive num gueto da fictícia Tomânia. para fugir de lá, se veste como um soldado e é confundido com o ditador Adenoid Hynkel, que por sua vez é confundido com o barbeiro e trocam de lugar. Chaplin aproveitou sua própria semelhança física com Hitler para fazer essa corajosa sátira em 1940, em plena guerra)

7.  Lunar (Sam Rockwell é um astronauta que cumpre solitário uma missão de três anos em uma base na Lua. a duas semanas de ser substituído, ele começa a delirar e sofre um acidente. a partir daí ele passa a conviver com um clone seu dentro da estação lunar. ótima estreia de Duncan Jones na direção)

8.  A Dupla Vida de Véronique (dirigido por Krzysztof Kieslowski. é uma fábula, que se passa em um ritmo quase onírico. começa com a história de Weronika - Irène Jacob -, uma jovem cantora lírica polonesa incrivelmente talentosa, mas que durante sua primeira apresentação, tem um ataque cardíaco e morre. a trama passa então a seguir a francesa Veronique, idêntica a primeira, também com grande talento musical, mas que decide abandonar a carreira)

9.  Adaptação (o roteirista Charlie Kaufman - Nicolas Cage - é contratado para adaptar para o cinema um livro que ele considera impossível de ser adaptado. depressivo, ele tem que lidar ainda com seu irmão gêmeo Donald, que muda para sua casa e sonha ser também um roteirista. o gêmeo sem talento tenta se passar pelo irmão, num exercício de metalinguagem, bem ao estilo de Kaufman, que não tem um irmão gêmeo, mas dedicou o filme a ele)

10.  Cidade dos Sonhos (os filmes de David Lynch costumam ter um clima de sonho, onde os personagens se confundem e nada é bem o que parece. aqui uma mulher perseguida por um assassino, quando ambos se envolvem num acidente. ele morre e ela perde a memória. ela é ajudada por uma aspirante a atriz - Naomi Watts -,que mais tarde vai também encarnar uma atriz fracassada e deprimida, apaixonada por uma atriz famosa, que também é a mulher do acidente. confuso? mas genial) 

Outros filmes: Dublê de Corpo, Dave, Femme Fatale, Um Corpo que Cai, Possessão, A Estrada Perdida, Cisne Negro, Gêmeos: Mórbida Semelhança, O Inquilino,...

Veja ainda: "10 Filmes em Parques de Diversão"




Um comentário:

  1. Muito legal essa lista. Estou pensando em assistir "The Double". Deve ser mesmo aterrorizante se deparar com alguém muito semelhante do "nada". Isso para as pessoas que não são gêmeas e tal.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!