quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

10 Filmes sobre o Papai Noel


Papai Noel existe!
O personagem foi inspirado no bispo São Nicolau e seus trajes clericais foram substituídos pelo visual criado pela Coca-Cola nos anúncios de 1930.
Tradicionalmente, ele percorre os lares de todo o mundo distribuindo presentes às crianças bem comportadas na noite de Natal.
Ele habita o Polo Norte - ou a Lapônia, segundo fontes oficiais - numa vila onde emprega duendes para fabricar os presentes e renas voadoras, que puxam seu trenó.
No cinema, Papai Noel é um velho conhecido. Mas nesta lista, ele não aparece apenas como alguém fantasiado, ele é o próprio bom velhinho.

1.  De Ilusão Também se Vive (Kris Kringle - Edmund Gwenn -, um idoso de longas barbas brancas, consegue um emprego como Papai Noel na Macy's de Nova York. mas ele começa a preocupar os funcionários da loja quando afirma que ele é o próprio Noel. por conta disso será examinado por médicos e até levado ao tribunal para provar o que diz. maior clássico do cinema natalino, o "Milagre na Rua 34" teve várias refilmagens)

2.  Expresso Polar (um garoto está acordado na véspera de Natal, mas acha que já não tem mais idade para acreditar em Papai Noel. ele espera que algo aconteça para renovar sua crença. quando ele ouve o barulho de um trem ao lado da sua casa. o condutor o convida a entrar com destino ao Polo Norte, onde ele vai conhecer o próprio Noel. impressionante mistura de animação com atores, dirigida por Robert Zemeckis)

3.  Pode me Chamar de Noel (Whoopi Goldberg e uma mal humorada gerente que contrata um papai noel para sua loja. acontece que o novo contratado é o verdadeiro Noel, que está prestes a se aposentar depois de 200 anos de trabalhos, mas, para isso, terá que escolher um substituto... um daqueles filmes onde a atriz ainda esbanja carisma)

4.  A Origem dos Guardiões (quando o Bicho Papão tenta transformar todos os sonhos das crianças em pesadelos, um grupo de guardiões composto pelo Papai Noel, o Coelhinho da Páscoa, a Fada do Dente e Sandman terão que juntar forças com o garoto Jack Frost, que controla o inverno e ainda está descobrindo seus poderes. Noel, aqui chamado de North é um velho cossaco russo, com as palavras "bem comportado" e "mal comportado" tatuadas em seus braços. uma ótima animação da Dreamworks)

5.  Um Duende em Nova York (Will Ferrell foi criado como um elfo pelo Papai Noel no Polo Norte, desde menino. seu sonho é voltar à Nova York e conhecer o pai biológico, que ele descobre ser um velho sovina, que não acredita no espírito natalino. outro clássico das sessões da tarde)

6.  Operação Presente (na noite de Natal, o jovem Arthur descobre que seu pai - o Papai Noel - esqueceu de entregar um presente e sai numa aventura ao redor do mundo para tentar entregar esse presente e provar que pode ser um papai noel melhor do que seu irmão que está treinando para o cargo. uma animação cativante)

7.  Meu Papai é Noel (Papai Noel sofre um acidente com seu trenó no telhado da casa de um vendedor de brinquedos - Tim Allen -, que se vê obrigado a substitui-lo nessa emergência. ao assumir a função, ele percebe que começa a engordar e ver sua barba crescer rapidamente, transformando-se, ele próprio, no novo Noel)

8.  Papai Noel Existe (na época de Natal, uma companhia petrolífera começa a explorar um grande lençol no Polo Norte e irá provocar uma explosão que poderá destruir a fábrica secreta de Papai Noel - Art Carney. a esposa de um engenheiro descobre o que está prestes a acontecer e tenta ajudar o velhinho. telefilme de 1985, obviamente datado)

9.  Titio Noel (Fred - Vince Vaughn - é o irmão mais velho e trambiqueiro do Papai Noel - Paul Giamatti -, que sempre viveu à sua sombra. depois de se meter em mais uma encrenca, é preso e para pagar a fiança terá que trabalhar fabricando brinquedos com Noel no Polo Norte. diferente)

10.  Santa Claus: A Verdadeira História de Papai Noel (na primeira metade do filme, há centenas de anos, conhecemos um velho - David Huddleston - que torna-se Papai Noel, ganhando imortalidade ao decidir dedicar-se a distribuir presentes a todas as crianças do mundo. na segunda parte, na época atual, o chefe dos elfos - Dudley Moore - combate um malvado fabricante de brinquedos - John Lithgow -, que tenta tirar Noel do mercado. uma superprodução dos anos 80, que não é de todo ruim)

bônus:  Papai Noel Conquista os Marcianos (num dos piores filmes da história do cinema, dois dirigentes marcianos, preocupados com o fato de seus filhos verem muita televisão da terra, decidem sequestrar Papai Noel, porque para distribuir seus presentes também em Marte. feito em 1964, faria Ed Wood ou Micheal Bay corarem de vergonha)

Outros filmes: Milagre na Rua 34, Papai Noel às Avessas, O Estranho Mundo de Jack, O Grinch, Papai Noel Trapalhão, Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Natal" e "10 Filmes sobre Jesus Cristo".





5 comentários:

  1. Ótima lista, assisti 8 de 10 filmes nessa lista. Adoro filmes de Natal, sempre me fascinam e encantam. Uma coincidência, hoje eu assisti o filme "Era uma Vez no Natal", que tem o personagem de Papai Noel. :-D
    Saudades do blog, fico feliz de ver a volta com mais listas.
    Abraços, seu leitor fiel.

    ResponderExcluir
  2. eu só gostaria de agradecer por você ter seguido a minha sugestão e coloca os filmes sobre o papai noel

    feliz natal

    ResponderExcluir
  3. muito boa a sugestão dos filmes...vou assistir os filmes sugeridos...trabalho com web e seo para site com segmento de replicas de relogios famosos e tem horas que preciso dar uma relaxada assistindo filmes..

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!