segunda-feira, 13 de abril de 2015

10 Filmes sobre Hipnose


A hipnose é uma terapia eventualmente utilizada por psicólogos e médicos em tratamentos que necessitam uma investigação focada em memórias reprimidas, buscando origens de traumas presentes.
No cinema, a hipnose foi utilizada do cômico ao romântico, do suspense à ficção científica.
Conheça 10 filmes com esse tema.

1.  Voltar a Morrer (nos anos 1940, a esposa de um compositor é assassinada e o marido condenado pelo crime. quarenta anos depois uma mulher sem memória surge num orfanato e um detetive particular tenta descobrir quem ela é com ajuda de hipnose, que os leva às suas vidas passadas. um ótimo suspense, cheios de surpresas e com toques de sobrenatural, dirigido por Kenneth Branagh, estrelado por ele e sua então esposa Emma Thompson em ambos os papeis marido/detetive e esposa/mulher misteriosa)

2.  Em Algum Lugar do Passado (Christopher Reeve é um jovem de escritor que na estreia de sua primeira peça depara-se com uma senhora que lhe dá um relógio, pede a ele que volte para ela e desaparece. intrigado ele abandona a peça e viaja sem destino até se hospedar num hotel, aonde fica encantado com um quadro onde está uma bela mulher, que ele virá a descobrir, trata-se da mesma senhora que lhe deu o relógio quando jovem. com muita concentração ele consegue se auto-hipnotizar e regressar no tempo para encontrá-la. clássico romântico dos anos 80)

3.  Em Transe (James McAvoy é um leiloeiro de arte que se une a uma quadrilha para roubar uma obra valiosa, mas leva uma pancada durante o roubo e esquece onde escondeu a peça. o líder do grupo contrata uma hipnoterapeuta para fazê-lo recordar, mas as consequências são inesperadas. um suspense confuso, mas bem dirigido por Danny Boyle)

4.  O Gabinete do Dr. Caligari (um insano hinotizador se apresenta em feiras da Alemanha e utiliza seus dons para controlar seu assistente, um jovem sonâmbulo a cometer assassinatos. grande clássico de expressionismo alemão, de Robert Wiene)

5.  O Escorpião de Jade (nos anos 1940, Woody Allen é um investigador de seguros, que precisa capturar um ladrão que utiliza os poderes hipnóticos de um escorpião de jade para roubar jóias. mas ele acaba sendo hipnotizado e forçado a cometer crimes. simpática comédia leve de Allen) 

6.  Contatos de 4º Grau (uma pequena cidade do Alasca registra um grande número de desaparecimentos desde os anos 1960. Milla Jovovich é uma psicóloga que atende os parentes desses desaparecidos e utiliza a hipnose para investigar suas memórias reprimidas, no processo começa a descobrir evidências de abduções alienígenas. feito em formato de falso documentário)

7.  Ecos do Além (após ser hipnotizado pela cunhada numa festa, um pacato pai de família - Kevin Bacon - começa a ser assombrado pela visão do fantasma de uma garota e pelo mistério que a envolve. um bom terror)

8.  O Amor é Cego (Jack Black é um cara superficial, que só se importa com a beleza física das mulheres, seguindo os conselhos do seu pai. quando ele hipnotizado por um guru de auto-ajuda, passa a ver apenas a beleza interior delas e se apaixonando por uma garota muito obesa, que ele enxerga como perfeita)

9.  As Três Máscaras de Eva (Eve é uma dona de casa que começa a sofrer fortes dores de cabeça seguidas por momentos de esquecimento. decide consultar-se com um psiquiatra. sob hipnose ela revela uma segunda personalidade muito diferente da dela. nas sessões surge ainda uma terceira Eve, mais equilibrada e racional. baseada em fatos reais, valeu o Oscar de melhor atriz para Joanne Woodward)

10.  Num Dia Claro de Verão (para agradar seu noivo, uma garota - Barbra Streisand -decide parar de fumar em cinco dias e para isso, recorre a um psiquiatra que utiliza hipnotismo. ocorre que durante as sessões ela assume a personalidade de uma de suas vidas passadas, uma nobre inglesa condenada à morte, o que deixa o médico intrigado. divertida comédia musical de Vincente Minnelli de 1970)

Outros filmes: O Hipnotizador, Upstream Color, Augustine, Dr.Mabuse, Freud Além da Alma, Como Enlouquecer Seu Chefe, Sybill,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Tortura"




6 comentários:

  1. Boa noite! Estou feliz pela sua volta e já estava com saudades desse blog!
    Aguardo mais listas. :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Germano!
      Eu precisava dar um tempo para renovar meu repertório e meu pique.
      Agora vou fazer listas cvom frequência.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Olá Armando, gostei da sua lista! rsrsrs
    Em 2011, preparei uma listinha com filmes e seriados sobre hipnose também. Confere lá! ;)

    Filmes e Seriados com Hipnose:
    http://www.samejspenser.com.br/2011/03/filmes-seriados-hipnose.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. talvez oldboy pudesse entrar nessa lista

    ResponderExcluir
  4. Oi Armando, assista Jeux de nuages et de la pluie e Continental: Un film sans fusil e se juntar Magnolia já dá pra começar uma lista de filmes onde diversos personagens parecem ter uma ligação mesmo sem conhecer, é uma sugestão interessante.

    ResponderExcluir
  5. Há vários filmes que você tem, eles são o meu favorito. Especialmente um que me lembra da série que vai ao ar na HBO chamado O Hipnotizador, é sobre a hipnose, magia e mistério acima. Em cada capítulo o protagonista ajuda a uma pessoa através da hipnose, eu espero que você vê-lo e gostar dele.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!