sexta-feira, 10 de julho de 2015

10 Filmes sobre Vulcões


Vulcões são estruturas geológicas que têm a função de expelir magma, gases e outras partículas em ebulição no interior da crosta terrestre para o exterior.
Foram responsáveis por grandes destruições de seus entornos desde que o planeta se formou. 
Nos últimos milhares de anos, tornaram-se ameaças ao ser humano, que insiste em ocupar regiões próximas de vulcões, mesmo sabendo do risco.
O cinema produziu dezenas de filmes sobre o tema. Conheça alguns deles!

0.  Lava (colado ao filme "Divertida Mente" da Pixar, está sendo exibido este curta metragem encantador, sobre um vulcão que vive isolado no Pacífico e assiste o amor entre as diversas espécies, enquanto ele mesmo parece condenado a ficar sozinho. veja um clip: https://youtu.be/EqZVHEDLeaM)

1.  Pompeia (alguns dias antes da erupção do monte Vesúvio, o escravo Milo - Kit Harrington - vai fazer de tudo para escapar e salvar a mulher que ama. assumidamente kitsch, o filme lembra muito as velhas produções italianas, a não ser pelos efeitos especiais, tão espetaculares quanto equivocados. ruim de doer, mas diverte)

2.  O Inferno de Dante (Pierce Brosnan é um vulcanologista que tenta convencer a população de uma cidade turística do perigo do vulcão local entrar em atividade, apesar de considerado extinto. o interesse privado tenta barrar o alarme, mas a tragédia acontece. agitado e até plausível, vale pela atuação do... vulcão)

3.  Volcano - A Fúria (em Los Angeles surge um desconhecido vulcão ativo, causando grande destruição. Tommy Lee Jones e Anne Heche são coadjuvantes do rio de lava que atravessa as ruas, aniquilando tudo que surge no seu caminho. esta superprodução de 1997 foi um desastre nas bilheterias)

4.  Krakatoa, o Inferno de Java (feito em cinerama, para ser projetado em 3 telas simultâneas. tornou-se um típico filme das antigas sessões da tarde. aventureiros tentam caçar tesouros na costa da ilha de Krakatoa em Java, ao mesmo tempo em que o vulcão entra em erupção e perigosos prisioneiros se rebelam. apesar de baseado numa história real da ilha que deixou de existir, tem um roteiro tolo, cheio de furos)

5.  Stromboli (o vulcão Stromboli, localizado numa pequena ilha no Mediterrâneo é o mais ativo da Europa, com erupções constantes a cada hora. no clássico filme de Roberto Rossellini, Ingrid Bergman é uma lituana, que para escapar de um campo de concentração durante a segunda guerra, casa-se com um pescador e vai viver na ilha, onde é hostilizada pela população local e ameaçada pela presença do vulcão)

6.  O Dia em que o Mundo Acabou (o herdeiro de uma remota ilha do Pacífico investe na construção de um resort e, em paralelo, começa a procurar petróleo. as coisas vão bem até que o vulcão da ilha começa a dar fortes sinais de erupção iminente. um elenco estelar, encabeçado por Paul Newman e William Holden não salva o roteiro do ridículo)

7.  A Hora do Diabo (três condenados - um deles é Frank Sinatra - transportados num hidroplano, fazem uma escala numa ilha do Pacífico, onde um velho padre - Spencer Tracy - os recruta para ajudá-lo numa colônia para crianças leprosas. quando o vulcão local começa uma grande erupção, a ilha tem que ser evacuada e as crianças resgatadas. um filme desastre de 1953 que não envelheceu bem. mas vale pelos atores)

8.  Viagem ao Centro da Terra (baseado no livro de Jules Verne, esta versão de 1959 é a mais famosa. um cientista britânico - James Mason - organiza uma expedição ao centro da terra a partir de um vulcão extinto na Islândia. depois de muitos percalços, ele e seus assistentes encontram restos da antiga civilização de Atlântida. um clássico)

9.  Joe contra o Vulcão (Tom Hanks é um funcionário mal humorado de uma fábrica poluente, que descobre ter uma doença terminal. ele conhece um milionário que lhe propõe uma vida de rei para" morrer como um homem", atirando-se dentro de um vulcão mum ritual para apaziguá-lo. uma comédia romântica simpática, co-estrelada por Meg Ryan que se divide em três papéis)

10.  Os Últimos Dias de Pompeia (uma das mais famosas trágédias da história, tem ainda como melhor representante este filme de 1935, nesta versão, um guerreiro honesto, acredita na paz, até que perde a mulher por falta de cuidados médicos. ele muda, torna-se um gladiador cruel e impiedoso e o homem mais poderoso de Pompéia. anos mais tarde reencontra seu filho, que é bom e honesto como o pai havia sido e, por isso mesmo, os dois agora vivem em conflito. quando começa a erupção do monte Vesúvio que viria a destruir e dizimar a população da cidade)

Outros filmes: Supervolcano (2005), St. Helens (1981), 2012 (2009), A Ilha do Topo do Mundo (1974), Os Croods (2013), Viagem ao Centro da Terra (1959), Os Últimos Dias de Pompeia (1959)...

Veja ainda: "10 filmes sobre Labirintos"



Um comentário:

  1. Faça mais listas, te acompanho faz tempo sempre ótimas listas. Abraço e continue!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails