terça-feira, 7 de julho de 2015

10 Filmes com Atores que Morreram no 1º Semestre de 2015


Convivemos muito tempo com os atores, vemos eles crescerem e envelhecerem através de suas obras. Quando morrem, interrompem suas carreiras e sentimos pelos trabalhos que ainda poderiam fazer. 
O primeiro semestre de 2015, levou muitos bons atores e atrizes, mas em sua maioria já maduros e aposentados. Esta é uma pequena lista de alguns dos mais reconhecidos deles.
Não fazem parte desta lista diretores, como o grande Manoel de Oliveira, Francesco Rosi ou Vicente Aranda, nem músicos como James Horner. Traz apenas intérpretes.
Veja quem foram eles, na ordem de data de falecimento:

1.  Rod Taylor - Os Pássaros (07/01. aos 84 anos. o australiano Taylor construiu toda sua carreira nos Estados Unidos. fez dezenas de filmes e seriados, de comédias a dramas românticos, de faroestes a filmes de guerra. seu personagem mais memorável foi no ótimo suspense de Alfred Hitchcock. sua despedida foi como Winston Churchill em Bastardos Inglórios)

2.  Anita Ekberg - A Doce Vida (11/01. aos 83 anos. se não tivesse feito mais nada, o banho de sua personagem na Fontana di Trevi no clássico de Fellini já garantiria um lugar cativo na iconografia do cinema, mas a bela atriz e modelo sueca participou de dezenas de filmes na Europa e nos EUA, como 'Guerra e Paz', 'Artistas e Modelos e 'Bocaccio'70. apesar da vida glamurosa, com namorados como o milionário dono da Fiat, Gianni Agnelli, terminou seus dias sozinha num asilo de idosos na Itália)

3.  Odete Lara - Noite Vazia (04/02. aos 85 anos. musa do cinema novo, Odete era uma artista de múltiplos talentos. como modelo participou do primeiro desfile de moda do Brasil, foi uma das primeiras garotas propaganda da nossa tv. como cantora, dividiu o palco com Chico e Vinícius. como atriz estrelou dezenas de filmes, peças e algumas novelas. no auge da carreira no fim dos anos 1970, converteu-se ao budismo, abandonou tudo e foi morar na serra fluminense. na minha opinião, seu grande filme é o clássico de Walter Hugo Khouri, fortemente inspirado em Antonioni)

4.  Louis Jourdain - Gigi (14/02. aos 93 anos. filho de uma tradicional família francesa, o belo Louis começou sua carreira no teatro francês, mas durante a segunda guerra, com a prisão de seu pai pela Gestapo, uniu-se à resistência. recusando-se a atuar na propaganda nazista. foi convidado por David O. Selzinick, estreou no cinema em 'Agonia de Amor' de Alfred Hitchcock, mas foi com o musical 'Gigi', vencedor de nove Oscars, que tornou-se um astro, merecendo uma indicação ao Globo de Ouro)

5.  Leonard Nimoy - Star Trek (27/02. aos 83 anos. filho de imigrantes judeus ucranianos, Nimoy notabilizou-se com um dos mais carismáticos personagens da televisão - e depois do cinema - o vulcano Spock da cultuadíssima série Jornada nas Estrelas. apesar de uma longa carreira como ator e diretor no cinema, teatro e televisão, nunca fugiu da sombra daquele papel. teve uma vida "longa e próspera")

6.  Claudio Marzo - Nunca Fomos Tão Felizes (22/03. aos 74 anos. astro de novelas desde os anos 1960, um dos irmãos Coragem da mítica novela de Janete Clair. Marzo teve também uma sólida carreira no cinema, com mais de 35 filmes, de onde destaco o bom drama de Murilo Salles, onde interpretava um político perseguido pelo regime militar)


7.  Christopher Lee - O Vampiro da Noite (07/06. aos 93 anos. sir Lee é um ícone do cinema. teve uma carreira muito prolífica, com quase 300 filmes, muitos deles de terror, vários no papel do conde Drácula, personagem que o tornou famoso desde a ótima versão de Terence Fischer de 1958. é muito familiar às novas gerações, graças a personagens como Saruman das trilogias 'O Senhor dos Aneis' e 'O Hobbit', o conde Dooku de 'Star Wars' ou ainda em filmes de Tim Burton)


8.  Ron Moody - Oliver! (11/06. aos 91 anos. mesmo com cerca de 90 filmes, telefilmes e séries, Moody será sempre lembrado como o inescrupuloso Fagin do musical baseado em Oliver Twist, que encarnou no teatro e no cinema e lhe valeu uma indicação ao Oscar de ator principal)


9.  Laura Antonelli - Esposamante (22/06. aos 73 anos. nos anos 1960, Laura era uma professora de educação física em Nápoles, quando foi convidada para estrelar um comercial de Coca-Cola. daí para o cinema foi um passo natural. tornou-se sex-symbol nos anos 1970, graças a sucessos como 'Malícia' e 'Pecado à Italiana'. participou de filmes importantes como 'O Inocente' de Visconti e como a esposa de um produtor de vinhos desaparecido - Marcello Mastroiani -, que torna-se uma mulher independente no melhor filme de Marco Vicario, 'Esposamante'. sua decadência veio a partir de 1991, quando foi pega com grande quantidade de cocaína, seguida de uma plástica mal feita que deformou seu rosto e a internação em uma clínica psiquiátrica. desde então vivia reclusa em sua casa)


10.  Magali Noël - Amarcord (23/06. aos 82 anos. nascida na Turquia, filha de pais franceses, ficou famosa como cantora em 1956, interpretanto o polêmico rock francês 'Fais-moi mal, Johnny'. no cinema, foi um dos fantasmas sexuais de Federico Fellini em filmes como 'Satyricon', 'La Dolce Vita' e 'Amarcord', onde interpreta a bela Gradisca. trabalhou ainda com grandes diretores como Jules Dassin, Jean Renoir, Costa Gavras, René Clair,  Chantal Akerman, Jonathan Demme, Andrzej Zulawski, entre outros)


Outros atores importantes:

Nigel Terry (Excalibur), Betsy Palmer (Sexta Feira 13), Dick Van Patten (Oito é Demais), Antonio Abujamra (É Proibido Fumar), Elias Gleizer (Divã), 

Jorge Loredo (O Palhaço), Cláudio Cunha (Oh! Rebuceteio), Lizbeth Scott (Confissão), Patrick McNee (007 Na Mira dos Assassinos), Geoffrey Lewis (Duplo Impacto)...


Veja ainda: "10 Filmes com Atores que Morreram no 2º Semestre de 2014"






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails