sábado, 3 de janeiro de 2015

10 Filmes com Atores que Morreram no 2º Semestre de 2014


Os atores, quando morrem, ficam vivos em suas obras. 
Mas quando eles nos deixam, sentimos muita falta do que eles ainda teriam pos nos trazer.
O segundo semestre de 2014, obviamente, levou muitos bons atores e atrizes e esta é uma pequena lista de alguns dos mais reconhecidos deles.
Lembro que não fazem parte desta lista diretores, como Mike Nichols, Andrew V.McLaglen e George Sluiter, nem roteiristas como Glen A. Larson, produtores como Menahem Golan ou celebridades como Joan Rivers. Traz apenas atores.
Veja quem foram eles, na ordem de data de falecimento:

1.  James Garner - O Romance de Murphy (19/07. aos 86 anos. estrela de várias séries de televisão desde 'Maverick' nos anos 1950 e 'Arquivo Confidencial' nos anos 1970, Garner ainda participou de dezenas de filmes, como 'Vitor ou Vitória?', 'Diário de uma Paixão', 'Cowboys do Espaço' e 'Fugindo do Inferno', mas foi no papel do fazendeiro viúvo Murphy, no filme de Martin Ritt que recebeu uma indicação ao Oscar)

2.  Robin Williams - Sociedade dos Poetas Mortos (11/08. aos 63 anos. a morte precoce de Williams foi especialmente chocante. um ator excepcional, que ainda tinha muito o que mostrar. o personagem que mais me marcou de sua carreira foi o professor rebelde de 'Sociedade dos Poetas Mortos'. para saber mais sobre sua carreira, clique aqui!)

3.  Richard Attenborough - Jurassic Park (24/08. aos 90 anos. lord Richard atuou em quase uma centena de filmes desde a década de 1940, mas foi como diretor que ganhou notoriedade e o Oscar por Gandhi. no papel do bilionário dono do parque de dinossauros, tornou-se mais conhecido das novas gerações)

4.  Richard Kiel - 007 O Espião que me Amava (10/09. aos 74 anos. com 2m17 de altura, o americano Kiel tinha tudo para dar errado no cinema. no entanto, seu personagem Jaws, vilão de dois filmes da série 007, que, com seus dentes de aço, tornou-se um ícone dos anos 1970. manteve-se ativo por mais de 50 anos, participando de dezenas de filmes e séries de televisão)

5.  Lauren Bacall - À Beira do Abismo (16/09. aos 89 anos. americana, filha de judeus poloneses, Lauren - ou Betty Joan Perske - é uma das maiores estrelas da história do cinema. com sua beleza avassaladora e voz rouca, tornou-se ícone da moda. foi casada com Humphrey Bogart, com quem teve dois filhos. dentre seus mais de 70 filmes, de 'Aventura na Martinica', passando por 'Como Agarrar um Milionário' até 'Dogville', ' destaco um dos clássicos do cinema noir, onde ela era a bela e misteriosa filha do contratante do detetive Philip Marlowe - Bogart)

6.  Hugo Carvana - Vai Trabalhar Vagabundo (04/10. aos 77 anos. a carreira de Carvana se confunde com a história do cinema brasileiro. começou sua carreira como coadjuvante nas chanchadas da Atlêntida, esteve no cinema novo, dirigido por Glauber Rocha e nos filmes mais engajados dos anos 1970. fez novelas e nos últimos anos estrelou e dirigiu várias comédias. talvez seu personagem mais marcante tenha sido o do típico malandro carioca de 'Vai Trabalhar Vagabundo', também escrito e dirigido por ele, que lhe valeu muitos prêmios. ele fará falta)

7.  Roberto Gomez Bolaños - Chaves (28/11. aos 85 anos. o ator, escritor, compositor e diretor mexicano participou de alguns filmes em seu país, mas em 1972 criou seu grande personagem, o garoto El Chavo del Ocho, ou Chaves, como ficou famoso no Brasil. no ano seguinte, surgiu o anti-heroi Chapolin Colorado. juntos com sua trupe, são cultuados até hoje em países latino americanos)

8.  Virna Lisi - A Rainha Margot (18/12. aos 78 anos. musa do cinema italiano, Virna começou a carreira ainda adolescente, tendo estrelado mais de uma centena de filmes, séries de televisão e peças de teatro. ganhou dezenas de prêmios, o mais importante, o de melhor atriz em Cannes 1994, por sua interpretação de Catherine de Médicis, no belo 'A Rainha Margot')

9.  Billie Whitelaw - A Profecia (21/12. aos 82 anos. a inglesa Billie começou sua carreira no rádio aos 11 anos. no teatro tornou-se musa e a maior intérprete de Samuel Beckett, estrelou mais de 100 produções no cinema e na TV, ganhando vários prêmios, incluindo dois BAFTAs. seu personagem que me marcou foi a assustadora babá de 'A Profecia')

10.  Luise Rainer - Terra dos Deuses (30/12. aos 104 anos. uma das lendas do cinema, a alemã Rainer foi a primeira atriz a ganhar o Oscar dois anos seguidos, em 1936 por 'Ziegfeld - O Criador de Estrelas' e no ano seguinte pelo papel de uma chinesa em 'Terra dos Deuses'. por não aceitar ter sua carreira controlada pelos produtores, Luise fez pouco mais de uma dezena de filmes, o que nos privou do seu grande talento)

Outros importantes atores: 

Elisabeth Peña (Lone Star), Bill Kerr (Gallipoli), Misty Upham (Rio Congelado), Rosemary Murphy (O Sol é para Todos), Geoffrey Holder (007 Viva e Deixe Morrer), Elaine Stritch (Outono em Nova York), James Shigeta (Duro de Matar), 

Gottfried John (007 contra GoldenEye), Edward Herrmann (Riquinho), Ken Takakura (Chuva Negra), Polly Bergen (Almas nas Trevas), Marie Dubois (Atirem no Pianista), Warren Clarke (Laranja Mecânica) e Donatas Banionis (Solaris).

Veja ainda: "10 Filmes com Atores que Morreram no 1º Semestre de 2014"





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails