sexta-feira, 2 de outubro de 2015

10 filmes com Fadas


As fadas são entes mitológicos com origem no folclore europeu. 
São espíritos com aparência humana e poderes mágicos. 
Geralmente são seres minúsculos, mas há literatura em que são descritas nos mais diversos tamanhos até o de um ser humano.
No cinema foram popularizados nos desenhos animados da Disney, mas esta lista traz alguns exemplos de filmes com atores em que as fadas aparecem em destaque.

1.  O Encanto das Fadas (baseado numa história real, ocorrida em 1917, quando duas garotinhas inglesas tiraram fotos em seu pequeno jardim, que teriam flagrado fadas e seria a primeira evidência científica da existência destes seres. o fato atraiu fotógrafos profissionais, espiritualistas e até celebridades como sir Arthur Conan Doyle e Harry Houdini a West Yorkshire. mas só consegue ver as fadas quem realmente acredita nelas. poderia ter rendido um filme melhor, mas cativa)

2.  Malévola (nesta ótima versão de 'A Bela Adormecida', Malévola - Angelina Jolie - é uma poderosa fada protetora do reino dos Moors, quando na adolescência apaixona-se por um humano. ambicioso, ele a abandona para tornar-se líder do reino vizinho. a fada torna-se amarga e vingativa e coloca uma maldição sobre sua filha recém-nascida. para proteger a filha, o agora rei a coloca sob proteção de três outras fadas. encantador e visualmente deslumbrante)

3.  A FadaLa Fée (certa noite em Le Havre, litoral da França, o porteiro de um hotel recebe a estranha visita de uma mulher sem sapatos e sem bagagem, que diz ser uma fada e lhe promete três desejos. o rapaz pede imediatamente os dois primeiros desejos, que são prontamente atendidos. antes que possa realizar o terceiro pedido, no entanto, a fada desaparece misteriosamente. mas o porteiro já havia se apaixonado pela fada e decide então sair em sua busca, numa procura incansável por lugares inesperados. comédia nonsense franco-belga, que tenta homenagear os filmes mudos, mas sem muita graça)

4.  O Pássaro Azul (uma garotinha - Shirley Temple - e seu irmão recebem a notícia de que seu pai, um lenhador, irá para a guerra. recebem então a visita da fada Berylune, e junto com ela partem uma mágica viagem através do passado, presente e futuro para tentar encontrar o lendário Pássaro Azul da Felicidade. no passado eles reencontram os avós falecidos e no futuro eles conhecem a irmã que ainda terão. feito em 1940, durante a segunda guerra, o filme tenta trazer um pouco de otimismo às crianças americanas)

5.  Pele de Asno (em um reino distante a rainha, em seu leito de morte, faz com que o rei prometa apenas se casar novamente caso encontre uma mulher ainda mais bela do que ela. só que em todo o reino apenas uma pessoa atendia a esta condição: a própria filha da rainha - Catherine Deneuve. desesperada, a princesa busca ajuda com sua fada-madrinha - Delphne Seyrig -, que sugere que ela peça presentes de casamento cada vez mais difíceis de encontrar, com o objetivo de adiar ao máximo a cerimônia. enquanto isso a princesa consegue fugir do reino escondida sob uma pele de asno, vivendo de forma simples em uma cabana. até que, um dia, um príncipe nota sua beleza. bela versão musical o conto de fadas francês, dirigido por Jacques Demy em 1970)

6.  Hook - A Volta do Capitão Gancho (agora quarentão, Peter Pan - Robin Williams - tem que voltar à atiuva quando o Capitão Gancho - Dustin Hoffman - sequestra seus filhos. com a ajuda da fada Sininho / Tinkerbell ele volta à Terra do Nunca. Sininho,aqui vivida por Julia Roberts no auge da fama, é uma das fadas mais famosas da literatura)

7.  O Fada dos Dentes (Dwayne Johnson é um jogador de hóquei frustrado que só faz sucesso por causa de suas violentas faltas que, invariavelmente, arrancam um dente do adversário. por isso ganha o apelido de Fada dos Dentes. até que ele diz à filha de sua namorada que esse negócio de fada trocar dente por moeda é uma grande mentira. como punição por destruir os sonhos da criança, ele é transformado em uma fada do dente por uma semana. a ideia de colocar o brutamontes "The Rock" vestido de fada é engraçada, mas é só isso)

8.  Cinderela (após a morte do seu pai, Ella fica à mercê da sua terrível madrasta - Cate Blanchett - e suas filhas. a jovem é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida. até que recebe um convite para o grande baile real, onde um príncipe vai escolher sua princesa. mas sua madrasta má rasga seu vestido. é aí que surge uma fada madrinha - a divertida Helena Bonham Carter - para mudar o seu destino. uma velha fábula bem contada pelo diretor Kenneth Branagh, que economiza efeitos especiais e cantorias para focar na história)

9.  Sonho de uma Noite de Verão (Oberon, o rei dos duendes da floresta, se desentende com sua esposa Titânia - Michelle Pfeiffer -, a rainha das fadas e, para pregar-lhe uma peça, a faz apaixonar-se por um ator com cara de burro. boa versão de 1999, baseada na divertida peça de William Shakespeare)

10.  A Educação das Fadas (Ricardo Darín é inventor de jogos para crianças, conhece a ornitóloga Ingrid - Irène Jacob - e o seu filho Raúl de 7 anos num avião a caminho de Barcelona, e apaixona-se pelos dois. ele explica o mundo e as mulheres ao menino através das fadas, estimulando a sua criatividade. o garoto sabe que se encontrar uma fada poderá fazer três desejos, mas antes terá de educá-la, porque muitas fadas não se lembram que são fadas. quando o casal separa-se, o garoto conhece uma jovem argelina - a cantora Bebe - que trabalha num supermercado e ele acredita ser uma fada de verdade. feito para emocionar e emociona mesmo)  

Outros filmes: O Labirinto do Fauno, Pinóquio, Shrek, O Caçador de Sonhos, As Aventuras de Azur e Asmar, Tinker Bell e o Tesouro Perdido, No Cair da Noite...

Veja ainda: "10 filmes sobre Freiras"




2 comentários:

  1. Recomendo "O Mundo Mágico de Alec". Veja o trailer.

    ResponderExcluir
  2. Nossa,da pra passar horas nesse blog, adoro !!! Queria indicar o filme A Lenda, como o Tom Cruise bem novinho. Um abraço

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!