terça-feira, 27 de outubro de 2015

10 Filmes sobre Infidelidade - Parte 2


Uma das listas mais visitadas e mais comentadas do blog é a sobre infidelidade. 
E já que tem tanta gente interessada, resolvi fazer este adendo à lista de 2010.
Em vez de destacar apenas novos filmes, trago agora alguns filmes clássicos, que poderiam estar na lista original.
Estejam à vontade para sugerir outros títulos, já que deve levar pelo menos cinco anos até a parte 3.

1.  Fim de Caso (na sombria e chuvosa Londres, durante a segunda guerra, um escritor tem um tórrido romance com uma mulher casada -  Ralph Fiennes e Julianne Moore -, mas ela o abandona sem qualquer explicação. dois anos mais tarde, ele encontra o marido dela, um funcionário público - Stephen Rea - e tenta descobrir os motivos do súbito rompimento. indicado aos Oscars de atriz e fotografia, é um romance de época sofisticado, dirigido com sutileza por Neil Jordan)

2.  Anna Karenina (baseado no romance clássico de Leo Tolstoy, se passa na Rússia no final do século XIX e conta a história de Anna Karenina - Keira Knightley -, uma linda aristocrata que é muito rica e popular. casada e com um filho, mas sente-se infeliz, até conhecer o Conde Vronsky, também casado, por quem se apaixona, o que causa enormes problemas. o diretor Joe Wright e o roteirista Tom Stoppard optaram por cenários que misturam teatro e planos abertos, numa composição brilhante. um filme onde a direção de arte tem uma participação ativa. indicado a quatro Oscars técnicos, vencedor de melhor figurino)

3.  O Lobo Atrás da Porta (o desaparecimento de uma criança faz com que seus pais - Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento -, vão até uma delegacia. o delegado - Juliano Cazarré - os interroga separadamente e logo descobre que o pai mantinha uma amante - Leandra Leal em sua melhor atuação. a partir de depoimentos dos três começa a se montar o quebra-cabeças de mentiras, amor, vingança e ciúmes. um ótimo suspense, narrado a partir de diferentes pontos de vista, bem amarrado pelo diretor Fernando Coimbra)

4.  Lady Chatterley (versão francesa para o clássico e polêmico drama érotico de D.H.Lawrence. em 1921, uma bela e jovem burguesa - Marina Hinds - vive numa mansão rural com o marido, lord Chatterley, um tenente condenado a uma cadeira de rodas, ferido na primeira Guerra Mundial. sua vida monótona, é quebrada durante um passeio na floresta, quando ela conhece o guarda-caça da propriedade, com quem tem um tórrido e escandaloso romance. uma belíssima produção, com ótimos fotografia, música e figurinos. vencedor de cinco César, incluindo melhor atriz)

5.  A Filha de Ryan (uma jovem irlandesa - Sarah Miles - sonha com um grande amor, mas se casa com um professor viúvo, que não tem interesse em sexo. quando, em 1916, um major inglês chega a cidade para supervisionar as relações do exército irlandês com os alemães, eles se apaixonam e começam a se encontrar em segredo, mas são flagrados por um deficiente mental - John Mills -, que conta para todo o vilarejo. uma obra-prima, complexa, delicada e asfixiante, dirigida pelo grande David Lean. vencedora de dois Oscars: fotografia e ator coadjuvante)

6.  Pacto de Sangue (um vendedor de seguros - Fred MacMurray - é seduzido por uma mulher manipuladora - Barbara Stanwyck -, que o induz a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro. .clássico noir de 1944, dirigido por Billy Wilder, com roteiro de Raymond Chandler. imperdível!)

7.  Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte (o romance clássico de 1857, 'Madame Bovary' de Gustave Flaubert teve algumas dezenas de versões para o cinema, mas escolhi essa simpática atualização da história. uma inglesa - Gemma Arterton - se muda com o marido para uma pequena cidade francesa. ela logo desperta a atenção do seu vizinho, o padeiro local - o ótimo Fabrice Luchini -, que percebe as semelhanças dela com a triste heroína do romance, a começar pelo nome. tragicamente, ela começa a repetir os passos da personagem, tendo um caso extra-conjugal)

8.  Perdas e Danos (Jeremy Irons é um político conservador do alto parlamento inglês que se envolve com a noiva do filho - Juliette Binoche. ela não está disposta a abandonar o seu relacionamento com o futuro marido, e ele não quer um escândalo na sua carreira, mas apesar disso os dois continuam a se encontrar. dirigido com tensão e segurança por Louis Malle, tem no elenco ainda Miranda Richardson, indicada ao Oscar de coadjuvante, como a esposa traída)

9.  Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo (François Cluzet é o jovem proprietário de uma charmosa pousada à beira de um lago, que se apaixona e casa com uma garota bela e sexy - Emmanuelle Béart -, com quem tem um filho. os momentos de alegria duram até o dia em que ele passa a duvidar da fidelidade da esposa. em sua paranoia, ele começa a desconfiar que ela o trai com os hóspedes. o ciúme doentio compromete os negócios e transforma a vida de ambos num verdadeiro inferno. o diretor Claude Chabrol consegue nos deixar sempre em dúvida)

10.  À Deriva (Búzios, início dos anos 80. uma adolescente de 14 anos passa as férias com seus pais - Vincent Cassel e Débora Bloch- e os irmãos. a mãe está sempre embriagada, destilando veneno contra o marido. o pai está mais preocupado em concluir seu novo livro, o que o torna desleixado em relação aos problemas da famíia. a garota vive à margem desta situação, até que um dia flagra o pai beijando uma bela americana que mora no local. produção caprichada, dirigida com leveza por Heitor Dhalia)

Outros bons filmes sobre o tema: Beleza Americana, O Preço do Desejo, Agonia de Amor, Apenas uma Noite, Match Point, A Dama do Lotação, Ascensor para o Cadafalso, A Carta, O Despertar de uma Paixão, O Quatrilho, Madame Bovary...

Veja ainda a lista original: "10 Filmes sobre Infidelidade"




Um comentário:

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails