quarta-feira, 18 de novembro de 2015

10 Filmes sobre Transgêneros


Não imagino a angústia que é alguém se dar conta de que nasceu no corpo errado, no gênero errado.
Como temos dificuldade em sentir empatia pelas pessoas que trocam de sexo, tendemos a estigmatizá-las. E mais ainda as que vão às vias de fato, através de cirurgias.
Esta lista traz alguns filmes importantes sobre o tema, que, espero, poderão ajudar um pouco na compreensão das diferenças humanas.

1.  Uma Garota Dinamarquesa (na Copenhagen dos anos 1920, uma pintora faz o retrato de seu marido vestido de mulher. quando o quadro ganha notoriedade, ele - Eddie Redmayne, já favorito ao próximo Oscar - passa a assumir sua identidade feminina e torna-se o primeiro homem a fazer uma cirurgia de mudança de sexo)

2.  Transamérica (um transexual, prestes a fazer sua operação, descobre ser pai de um garoto de 17 anos, que precisa de sua ajuda. por imposição de sua psicóloga, que não quer que ele seja operado antes de resolver esse assunto, ele vai até Nova York buscar o rapaz e o traz para São Francisco numa viagem de mútuo conhecimento. grande atuação de Felicity Huffman, indicada ao Oscar)

3.  XXY (Alex é um hermafrodita, nasceu com as características de ambos os sexos, o que para um adolescente não é nada fácil. sua família não quer que ele/ela retire os órgão masculinos e decide viver num vilarejo remoto do Uruguai. um dia, um amigo do casal, cirurgião plástico vai visitá-los, interessado no caso e leva junto seu filho de 16 anos, que acaba se envolvendo com Alex. um filme bonito e delicado)

4.  Tomboy (uma menina de 10 anos sempre se sentiu como um garoto. ao mudar-se para um novo bairro, passa a fingir ser um menino. por ser diferente dos outros garotos, acaba despertando a paixão de uma menina do grupo. um pequeno e poderoso filme francês sobre a identidade sexual de uma criança, que está crescendo e ainda não sabe como se comportar. é angustiante acompanhar sua mentira, pois é apenas questão de tempo para que seja descoberta)

5.  Minha Vida em Cor-de-Rosa (Ludovic é um garotinho acredita ser uma menina, veste-se de menina, apaixona-se pelo vizinho e se refugia num mundo cor-de-rosa. para ele é difícil entender o constrangimento dos pais em aceitar sua diferença e o estranhamento da sociedade. um filme tocante, mas que deixa um sorriso nos lábios)

6.  Beautiful Boxer (a incrível história real de um rapaz tailandês que sempre sentiu-se uma mulher aprisionada no corpo de um homem. para conseguir dinheiro e realizar seu sonho de fazer a cirurgia de mudança de sexo, dedica-se ao esporte e torna-se campeão nacional de muay-thai. ótima interpretação de Asanee Suwan no papel central)

7.  Tangerine (na véspera de natal, uma travesti sai da cadeia depois de 28 dias e descobre que seu namorado e cafetão está com outra. uma divertida visita ao submundo das travestis de Los Angeles. o filme será lembrado por ter sido inteiramente filmado com um iPhone 5, mas é bem mais que isso)

8.  Meninos Não Choram (baseado na história real de Teena Brandon, uma garota, que para viver sua sexualidade, se passa por um rapaz. até ser descoberta, condenada pela comunidade e vítima de um crime terrível. incrível atuação de Hilary Swank, que lhe deu o primeiro Oscar)

9.  Café da Manhã em Plutão (conta a história de um travesti, numa pequena cidade da Irlanda nos anos 1970. filho do relacionamento de uma doméstica e do padre local, foi abandonado e criado por uma tia, que não suporta seu jeito afeminado. expulso de casa, ele vai ir para Londres, onde consegue encontrar sua própria identidade. lá se relaciona com um político, que acaba morto pelo IRA. direção segura de Neil Jordan e uma grande interpretação de Cilliam Murphy)

10.  She's a Boy I Knew (a cineasta Gwen Haworth começa o filme mostrando o processo de sua própria cirurgia de mudança de sexo aos 23 anos de idade. ela tem uma namorada, que ama e de quem não quer se separar depois de tornar-se uma mulher. o filme então explora as origens de sua sexualidade e o impacto de sua decisão na sua família. um documentário corajoso e bem humarado, sobre o amor)

Extra:  Transparent (série produzida pela Amazon, sobre uma família de Los Angeles com sérios problemas de relacionamento. o pai - Jeffrey Tambor ótimo - de três filhos já adultos os reúne para revelar que deseja se assumir como transgênero. original e bem escrita) 

Extra:  Laurence Anyways (Laurence é um homem que, em seu aniversário de 30 anos, revela a sua namorada que irá fazer uma cirurgia de mudança de sexo. mesmo abalada ela fica do lado dele. um filme corajoso do jovem Xavier Dolan, que peca apenas por sua duração exagerada) 

Outros filmes: Meu Nome é Ray, Hedwig - Rock Amor e Traição, Orlando - A Mulher Imortal, Traídos pelo Desejo, Tudo Sobre a Minha Mãe, I Am Jazz: A family in Transition, Um Amor na Trincheira, The Rocky Horror Picture Show, O Mundo Segundo Garp, Glen ou Glenda?, Normal...

Veja ainda: "10 Filmes Uruguaios"



4 comentários:

  1. Ja vi a maioria... queria ver os outros mais não achei em canto nenhum da net :(

    ResponderExcluir
  2. oi armando vc esqueceu de traidos pelo desejo e apele que habito os 2 juntos com transamerica pra min sao o top 3 de filmes trans ,um abaço e tenha um otimo 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2016, Profeta!
      De fato eu esqueci "A Pele que Habito" - shame on me!
      'Traídos pelo Desejo' até lembrei, mas não quis colocar, pois a personagem da Jaye é secundária.
      Obrigado pela lembrança! Vou adicionar.
      Como você pode ter notado, lembrei do 'Laurence Anyways' mais tarde também...
      Abs!!!

      Excluir
    2. Amigo Mohammed,
      Pensei melhor e acho que se colocar o ótimo filme do Almodóvar na lista vai ser um imenso SPOILER.
      Por isso vou deixar só nos comentários mesmo...
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails