quarta-feira, 27 de abril de 2016

10 Filmes sobre Ótimos Pais


A relação entre um filho e seu pai costuma ser mais conflituosa que com a mãe, mas até por isso é muito intensa. A figura paterna aponta os caminhos e molda o caráter, é o provedor e protetor da família.
Esta lista traz 10 pais que considero bons exemplos de paternidade, uma homenagem ao meu próprio pai.

1.  Pais e Filhos (a vida de Ryota NonomiyaMasaharu Fukuyama -, um homem de negócios, sofre uma grande transformação quando ele descobre que está criando o filho de outro homem há seis anos, já que seu filho biológico foi trocado por engano na maternidade. o diretor Hirokazu Koreeda desenvolve um melodrama sem maniqueísmo e sem solução fácil. expõe as complicadas nuances da paternidade. em diversos níveis. constrói ainda algumas sequências geniais, como a do reencontro entre pai e filho num caminho que se separa e volta a convergir. um filme comovente e genial)

2.  O Poderoso Chefão (Don Corleone - Marlon Brando - podia ser implacável nos negócios, mas amava, protegia e orientava seus filhos Sonny, Fredo, Michael e Connie e os netos, como um bom patriarca italiano. esse paradoxo é uma das maiores qualidades do clássico de Puxo e Coppola) 

3.  Procurando Nemo (um peixinho simpático e sonhador é capturado por um dentista australiano e levado para um aquário. seu pai, o viúvo Marlin - voz de Albert Brooks -, ajudado por outros animais marinhos e especialmente pela esquecida Dory - Ellen DeGeneres -, atravessa o oceano numa jornada atrás do filho) 

4.  Kramer vs. Kramer (Ted Kramer Dustin Hoffman - junto com seu filho pequeno, são abandonados pela esposa - Meryl Streep -, tendo que se adaptar à nova rotina de pai solteiro. tempos depois a mãe volta para disputar a guarda do garoto. um filme comovente que deu o Oscar à dupla - ela como coadjuvante - e mais melhor filme, direção - Robert Benton - e roteiro. um filme pequeno e comovente)

5.  2 Filhos de Francisco (história dramatizada da vida de uma dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano e sua família, que passam por muitas dificuldades até alcançarem o sucesso. o pai deles, Francisco - o excelente Ângelo Antônio - surge como o grande arquiteto da carreira dos filhos. bom filme)

6.  Meu Pai e Meu Filho (Sadik - Fikret Kuskan -, um jornalista que cuida sozinho de seu filho de 8 anos em Istambul após a morte da esposa no parto. perseguido pelos militares e com problemas de saúde, resolve voltar para a fazenda de sua família no interior e reconciliar-se com seu pai, com quem não fala desde que mudou-se para estudar. um filme belíssimo sobre a paternidade, envolvente e muito comovente

7.  Ladrões de Bicicletas (na Itália do pós-Guerra, Antonio RicciLamberto Maggiorani -, um pai de família, consegue à duras penas um emprego como colador de cartazes e precisa de sua bicicleta para executar o trabalho. no seu primeiro dia, a bicicleta é roubada. em companhia do filho pequeno, ele encontra o ladrão, mas ninguém lhe dá atenção. revoltado rouba outra bicicleta e é preso. triste realidade contada pelos olhos do menino)

8.  Minha Vida (Bob Jones Michael Keaton - tem uma vida feliz, um bom emprego, uma linda esposa - Nicole Kidman -, grávida de seu primeiro filho, quando descobre ter um câncer nos rins, sem a perspectiva de cura. sabendo que deverá morrer antes de o bebê nascer, decide gravar vídeos com tudo o que aprendeu para transmitir ao filho)

9.  Promessas de Guerra (Joshua Connor - Russell Crowe - perdeu seus três filhos na batalha de Galípoli, em 1919. após a morte da mãe deles, ele viaja até a Turquia decidido a recuperar os corpos deles, para que possa enterrá-los em sua terra natal. uma bela e comovente história real, estreia ed Crowe na direção de longas)

10.  O Caminho (Tom - Martin Sheen - um pai americano vai até o caminho de peregrinação de Santiago de Compostela, na Espanha.  para recuperar o corpo do filho que acidentou-se fazendo a trilha. querendo compreender melhor as razões de seu filho, ele decide completar o trajeto levando suas cinzas. um filme comovente, simples e com boas interpretações)

Outros filmes: Em Busca da Felicidade, O Sol é para Todos, Uma Lição de Amor, A Criança, Lua de Papel, Uma Babá Quase Perfeita, Boyhood, Arizona Nunca Mais, Busca Implacável, Indiana Jones e a Última Cruzada, Os Donos da Rua, O Pai da Noiva, O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra, Melodia Imortal, Um Caso de Amor, Mr. Holland - Adorável Professor, Em Nome do Pai, Sentimentos que Curam, Minhas Mães e Meu Pai, A Vida é Bela, O òleo de Lorenzo, Pequena Miss Sunshine, Pinóquio, Estão Todos Bem, Desaparecido, Meu Pai uma Lição de Vida, Tributo, Tempo de Recomeçar, Estrada da Perdição, Os Descendentes, Férias Frustradas, A Noviça Rebelde, Pelle o Conquistador, Nebraska, A Felicidade Não Se Compra, Lágrimas de Esperança, Toda Forma de Amor, O Campeão, A Árvore da Vida...

Veja ainda: "10 Boas Mães nos Filmes", "10 Filmes com Péssimas Mães", "10 Filmes com Péssimos Pais".




4 comentários:

  1. em relação a procurando nemo

    o pai dele é bem pessimista,por causa do pai do nemo,que o nemo é capturado,só no final do filme que o pai dele melhora

    procurando nemo não deveria estar nesse lista

    ResponderExcluir
  2. Que bom que voltou! Fico feliz!
    Ótima lista! Assisti seis da lista e muitos como menções honrosas, claro.
    Abraços, Germano.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Armando, acabei de descobrir o seu blog e adorei!!!! Meus parabéns! Muito bom mesmo!! Onde vc recomenda assistir filmes? Muito obrigada! Luciana

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails