sábado, 28 de maio de 2016

10 Anti-Heróis dos Filmes


Os heróis perfeitos e bonzinhos estão fora de moda. 
Muitas vezes nos pegamos torcendo por um herói não muito correto e nem por isso nos sentimos culpados.
Esta lista traz alguns dos melhores anti-heróis dos filmes.

1.  Travis Bickle - Taxi Driver (Robert DeNiro teve seu primeiro grande papel como este traumatizado veterano do Vietnã que não consegue se encaixar no mundo. trabalhando como motorista de taxi ele presencia crimes, violência e imoralidade até decidir reagir como um vigilante. essa contradição de um personagem complexo querer fazer o bem utilizando as mesmas armas dos maus é o que melhor representa este post. dirigido por Martin Scorsese, é um dos grandes filmes da história do cinema)

2.  Wade / Deadpool - Deadpool (Ryan Reynolds dá vida ao mercenário que, atacado e deformado por Ajax, um cientista malvado, adquire o dom de se regenerar rapidamente. com um senso de humor cáustico, Deadpool não faz questão de ser correto e bom, mas não consegue resistir ao seu bom coração e acaba ficando do lado do bem. um filme divertido para um ótimo personagem)

3.  O homem sem nome - Três Homens em Conflito (Clint Eastwood era um ator de seriados de tv, quando foi convidado pelo diretor italiano Sergio Leone para estrelar sua trilogia de faroestes. uma aposta arriscada que o levou a criar um dos grandes ícones do cinema. pouco sabemos sobre o calado personagem, que surge do nada com seu próprio senso de jusriça, uma arma na mão e lapsos de bondade. ele não é bom, nem ruim, mas é marcante) 

4.  Michael Corleone - O Poderoso Chefão II (Al Pacino é o filho honesto e bondoso de uma família mafiosa, um heroi de guerra, casado e devotado à esposa. quando as circunstâncias o levam a assumir o comando dos negócios do pai, ele se transforma no mais implacável dos chefes. essa mudança de personalidade choca e fascina, uma das melhores coisas neste clássico de Francis Ford Coppola)

5.  Shrek - Shrek (Mike Myers é a voz de um dos mais divertidos personagens criados pela moderna animação. um ogro, que vive num pântano e tem que se defender constantemente de caçadores e de outros irritantes habitantes dos contos de fadas. dá para entender seu mau humor e enxergar sua bondade atrás dos hábitos grosseiros)

6.  Capitão Jack Sparrow - Piratas do Caribe (Johnny Depp empresta muito da sua personalidade para este pirata bêbado e ambíguo, cheio de manias e maquiagem extravagante. o sucesso do personagem foi tão grande que tornou-se uma das franquias mais rentáveis do cinema e valeu até uma indicação ao Oscar para o ator) 

7.  William Foster - Um Dia de Fúria (Michael Douglas é o cara comum que num dia perfeitamente desastroso se volta contra tudo o que o irrita - e nos irritaria também - na sociedade. desempregado, ele abandona o carro num congestionamento de Los Angeles e, no caminho a pé para o aniversário de sua filha, se depara com situações absurdas. vilão e vítima, é difícil condená-lo e não sentir empatia)

8.  Harry Callaham - Dirty Harry (Clint Eastwood - de novo - popularizou um gênero de filmes de vigilante, de tanto sucesso nos anos 1970; ele é um policial com um senso próprio de justiça, que persegue bandidos sem piedade ou restrições morais. seu lema  “Go ahead, make my day” marcou uma época)

9.  Alex DeLarge - Laranja Mecânica (Malcolm McDowell com sua cara simpática é um jovem desprezível que numa Londres futurista pratica a ultraviolência contra pessoas inocentes e indefesas, acompanhado de sua gangue. capturado, ele é submetido a um tratamento terapêutico desumano baseado na aversão. de vilão, ele se converte em vítima da sociedade e nos desperta simpatia. um dos melhores filmes do gênio Stanley Kubrick)

10.  Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas (Warren Beatty e Faye Dunaway vivem um casal de ladrões de banco, célebre nos anos 1930, durante a grande depressão americana. bonitos e charmosos eles despertam a simpatia da população e a ira dos agentes da lei. outro filme marcante do cinema, dirigido por Arthur Penn, com um roteiro ousado de Robert Towne)

Outros personagens e filmes: John Hancock (Hancock), Tyler Durden (Clube da Luta), Hellboy (Hellboy), Snake Plissken (Fuga de Nova Iorque), Patrick Bateman (Psicopata Americano), Beetlejuice (Os Fantasmas se Divertem), juiz Dredd (O Juiz), Machete (Machete), John McClane (Duro de Matar), Max Rockatansky (Mad Max), Eric Draven (O Corvo), Damien Torn (A Profecia), Don Lope de Aguirre (Aguirre - a Cólera dos Deuses), Beatrix Kiddo (Kill Bill), Django (Django Livre), Jack Reacher (Jack Reacher: O Último Tiro), Daniel Plainview (Sangue Negro), Montgomery Brogan (A Última Noite), Butch Cassidy e Sundance Kid (Butch Cassidy)...

Veja ainda: "10 Filmes com Fadas






4 comentários:

  1. Não curti Dead Pool eu baixei aqui já que todo mundo falava só desse filme. Só palavra de baixo calão e o cara fica o filme inteiro fazendo gracinha que eu não achei menor graça. O wolverine também é um anti herói mas 10 vezes melhor. Era melhor ter ido ver o filme do pelé a ver um palhaço imortal.

    ResponderExcluir
  2. Olááá! Fico feliz que voltou! Ótima lista, sempre prefiro os anti-heróis do que mocinhos, sem dúvidas!

    ResponderExcluir
  3. Deadpool ganha meu coração desde os quadrinhos sou suspeita pra falar kkkk

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vacilo fazer uma lista de antiheróis e esquecer de colocar o Rorschach, de Watchmen, com a atuação fenomenal do Jack Earl Haley, num enredo complexo onde os atos antiheróicos dele moldam praticamente a história toda. Sem contar que o personagem é muito mais bem construído que muitos dos citados aí e a cena dele na prisão e o final falam por si só.
    Enfim, quem assistiu sabe o que eu quero dizer.
    Btw, poderia ter colocado apenas um personagem do clint eastwood afinal existem muitos antiherois e a lista cabe apenas 10. E pra mim o Alex DeLarge e o casal Bonnie e Clyde tão mais pra vilões que antiherois, embora sejam protagonistas (mesmo caso do Patrick Bateman de American Psycho, não vejo ele como antiherói nunca). Antiherói pra mim é o indivíduo que faz algo bom por uma motivo ruim ou que faz algo ruim por um motivo bom. Não alguém que faz algo ruim por um motivo ruim. Não tem sentido o "herói" nesse caso, ao menos que seja herói apenas pelo protagonismo e o "anti" pelas atos criminosos.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails