quarta-feira, 9 de novembro de 2016

10 Filmes com Princesas (de carne e osso)


No imaginário popular, as princesas vivem em mundos maravilhosos, cercadas de luxos e mimos. Esta lista traz filmes que não desmentem essa crença.
Evitei aqui as princesas de desenho animado, tão populares em filmes da Disney e me concentrei em personagens de carne e osso. Algumas dessas princesas existiram de fato, outras apenas na ficção.

1.  Maria Antonieta (a princesa austríaca Marie Antoinette - Kirsten Dunst - é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI, como parte de um acordo entre os países. na corte de Versailles ela é envolvida em fofocas e ferrenhas disputas familiares. sentindo-se desconfortável, decide criar um universo à parte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. enquanto isso, a revolução está prestes a explodir. uma visão moderna e original da diretora Sofia Coppola)

2.  A Princesa Prometida (no livro de histórias que um avô lê para seu neto, a princesa Buttercup - Robin Wright - é apaixonada por um jovem camponês. após fazerem com que acredite que ele morreu, ela decide se casar com um príncipe, que logo se mostra malvado. no dia do casamento, uma gangue a rapta e ela descobre que dentre seus sequestradores está o camponês. a partir daí os dois terão que enfrentar muitas coisas para finalmente ficarem juntos. bom roteiro de William Goldman e direção de Rob Reiner)

3.  Grace de Mônaco (o casamento da atriz americana Grace Kelly - Nicole Kidman - e o príncipe Rainier III de Mônaco em 1956 foi considerado um conto de fadas da vida real. cinco anos mais tarde e com dois filhos, Grace está insatisfeita com a vida no palácio e o distanciamento do marido, quando é convidada pelo diretor Alfred Hitchcock para retornar ao cinema em "Marnie" contra a vontade do príncipe. exibido em Cannes, o filme foi massacrado pela crítica, mas a produção é caprichada)

4.  Diana (Naomi Watts interpreta - com um nariz falso, - a princesa Diana, prestes a se divorciar de Charles, dividida entre a solidão do palácio e os compromissos com diversas entidades beneficentes. ao visitar um amigo no hospital, conhece o doutor Hasnat Khan com quem inicia um romance bastante discreto. em seguida começa a namorar o playboy egípcio Dodi-al-Fayed. um personagem tão rico não merecia um filme tão ruim) 

5.  A Princesa e o Plebeu (uma princesa, em visita à Roma, decide passear anonimamente e conhece e se apaixona por um repórter americano - Gregory Peck -, que a reconhece, mas decide preservá-la, mesmo sabendo que tem um grande furo. um belo romance impossível, que deu a Audrey Hepburn seu Oscar e ela mesma considerava seu filme favorito. uma delícia vintage)

6.  Sissi (este clássico austríaco de 1955 é o primeiro da trilogia composta por 'Sissi, a Imperatriz' e 'Sissi e seu Destino'. estrelada pela jovem e bela Romy Schneider, fez parte dos sonhos das candidatas a cinderela daquela época. conta a história da jovem princesa da Baviera, que acompanha sua irmã mais velha na cerimônia em que esta será apresentada ao noivo, um jovem imperador. mas ele acaba se apaixonando mesmo por Sissi ela por ele)

7.  O Cisne (os dias de realeza da princesa Beatrice estão com os dias contados, a menos que sua única filha, a princesa Alexandra - Grace Kelly -, cause uma boa impressão em um primo distante - Alec Guinness -, um príncipe herdeiro em busca de uma noiva. entediado e hospedado na casa das princesas, ele só começa a notar a bela Alexandra, quando fica com ciúmes ao vê-la dançar com seu tutor - Louis Jourdan. penúltimo filme de Grace antes de se tornar princesa)

8.  O Diário da Princesa (Anne Hatthaway é uma típica adolescente americana que um dia descobre ser, na verdade, herdeira do trono de um pequeno país europeu. com a chegada de sua avó - Julie Andrews -, ela passa a viver num mundo de luxo incomparável. um tanto antiquado, mas divertido)

9.  Guerra nas Estrelas  (a princesa Leia - Carrie Fisher - é filha de Anakin Skywalker e Padmé Amidala, e irmã gêmea de Luke Skywalker. assim que nasceu foi adotada em segredo por Bail Organa, membro da família real de Alderaan, para que fosse protegida das Forças Sombrias do Império Sith. ainda muito jovem, ela uniu-se à Aliança Rebelde, na luta contra o Império Galáctico. nenhuma saga estaria completa sem uma princesa guerreira...)

10.  Encantada (Amy Adams é Giselle, uma bela princesa que foi recentemente banida de seu mundo mágico por uma rainha malvada. com isso ela vai parar na Manhattan dos dias atuais, onde recebe a ajuda de um advogado divorciado - Patrick Dempsey - por quem se apaixona. só que Giselle já está prometida em casamento para o príncipe Edward - James Marsden -, que deixa o mundo mágico para reencontrar sua amada. uma divertida fábula musical da Disney, que teve três de suas canções indicadas ao Oscar)

Outras princesas: Malévola, O Triunfo do Amor, Anastácia - A Princesa Esquecida, Programa de Proteção para Princesas, Princesa Caraboo, John Carter, Jack - O Caçador de Gigantes...

Veja ainda: "10 filmes com Freiras"



2 comentários:

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails