quinta-feira, 14 de julho de 2016

10 Filmes de Hector Babenco


Nascido em Mar del Plata na Argentina em 1946, Hector Babenco é um símbolo do cinema do Brasil, onde vivia desde os 19 anos, se naturalizou e desenvolveu sua carreira.
Sua estreia na direção foi com um documentário sobre o piloto Emerson Fittipaldi em 1973. Em seguida, fez dois filmes marcantes da década de 70, mas foi Pixote, de 1981 que lhe abriu as portas para o sucesso internacional.
A partir daí se credenciou para dirigir filmes com elencos de estrelas.
Por "O Beijo da Mulher Aranha", ele foi indicado ao Oscar de melhor diretor.
Nos anos 1990, sua carreira foi abruptamente interrompida com a descoberta de um câncer linfático. Ele se curou, mas sua carreira tomou uma direção mais plural, dirigindo peças de teatro e filmes mais intimistas.
Babenco, o mais brasileiro dos cineastas argentinos, morreu hoje, 14/07/2016 aos 70 anos, e nos deixa uma bela obra, da qual destaco 10 filmes.

1.  Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981. um garoto abandonado rouba para viver nas ruas. com apenas 11 anos, após passar por reformatórios e aprender a sobreviver, torna-se um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino. um importante retrato violento da infância perdida, com vários prêmios internacionais e uma atuação brilhante de Marília Pera, um filme que comoveu o mundo. e fez a carreira de Babenco decolar) 
2.  O Beijo da Mulher Aranha (1985. primeira grande co-produção Brasil - Estados Unidos. em uma prisão na América do Sul, dois prisioneiros são colocados na mesma cela, um é homossexual - William Hurt - e foi preso por comportamento imoral, o outro é preso político - Raul Julia. para fugir da dura realidade, o primeiro inventa histórias cheias de mistério protagonizadas pela tal mulher aranha - Sônia Braga lindíssima. a convivência faz com que surja amizade e respeito entre eles. falado em inglês, é o único filme brasileiro a ganhar um Oscar, de melhor ator para Hurt. também foi indicado para melhor filme, roteiro e direção)

3. Ironweed (1987. durante a grande depressão, Jack Nicholson é um ex-jogador de baseball que abandonou a família há 22 anos para viver nas ruas, quando, bêbado, deixou seu filho bebê cair no chão e morrer. agora com uma companheira - Meryl Streep -, também alcoólatra e doente, que vive das lembranças de quando era uma cantora e pianista de sucesso, ele tenta conseguir trabalho para dar a ela um pouco de conforto. um filme muito triste, com interpretações espetaculares do par central, ambos indicados ao Oscar)

4.  Carandiru (2003. a visão de um médico, que trata de prisioneiros daquele que foi o maior presídio da América Latina, até a tragédia que matou 111 pessoas e culminou com sua desativação. várias histórias humanas contadas em paralelo e ótimos atores secundários, entre eles Rodrigo Santoro, Gero Camilo, Wagner Moura e Aílton Graça. um grande sucesso de bilheteria, que gerou uma série de televisão)

5. Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1977. um notório marginal - Reginaldo Faria -, em seu leito de morte, descreve a um repórter a sua carreira de crimes desde o primeiro roubo a banco. inspirado em personagens reais, o filme mostra a atuação do chamado 'Esquadrão da Morte' nos anos 60, os roubos à banco e a corrupção policial. outro sucesso do diretor, o filme teve mais de 5,4 milhões de espectadores nos cinemas)

6.  Brincando nos Campos do Senhor (1991. um casal de missionários evangélicos e seu filho pequeno se embrenham na selva amazônica, para catequizar os índios. na tribo, confrontam um padre católico e a eles se une a um outro casal. em paralelo, dois mercenários americanos, são forçados por um funcionário do governo a atacar a aldeia. a linda trilha de Zbignew Preissner foi indicada ao Golden Globe. no elenco internacional estão Tom Berenger, John Lithgow, Daryl Hannah, Aidan Quinn, Tom Waits e Kathy Bates)

7. O Passado (2007. Gael Garcia Bernal é um jovem tradutor que termina um casamento de 12 anos com sua primeira namorada. a tranquilidade com a qual ambos conduzem a separação acaba quando ele começa a namorar uma modelo de 22 anos que morre atropelada. o trauma faz com que ele apague do seu cérebro o conhecimento dos idiomas que ele traduz. uma reconciliação de Hector com seu passado e com a Argentina, num filme apenas razoável,)

8.  Coração Iluminado (1998. após 20 anos ausente, Juan - Miguel Angel Sola - retorna a sua cidade natal, Buenos Aires, para visitar seu pai doente. lá descobre que Ana - Maria Luísa Mendonça -, seu grande amor está viva e decide procurá-la, na busca conhece uma mulher misteriosa, por quem se apaixona. outro filme intimista, feito quando logo que Babenco se viu livre do câncer, marcou sua 'ressureição')

9.  O Rei da Noite (1975. nos anos 1940, Tezinho - Paulo José - sofre uma grande reviravolta em sua vida quando descobre que sua noiva precisará se mudar para tratar de uma grave doença cardíaca. sem notícias e quase sem esperanças, torna-se um boêmio e envolve-se com duas irmãs de uma amiga de sua mãe, mas acaba se casando com uma geniosa mulher - Marília Pera -, com quem briga o tempo todo. primeiro longa de ficção de Babenco, é ainda um tanto amador, mas o ótimo elenco vale o ingresso)

10. Meu Amigo Hindu (2015. Willem Dafoe é um cineasta diagnosticado com câncer terminal, cuja única chance de sobrevivência é se submeter a um transplante de medula óssea experimental, que apenas é realizado nos Estados Unidos. no hospital, ele conhece um menino hindu de apenas oito anos, que também está internado e passa a vivenciar com ele aventuras fantasiosas, inspiradas no cinema, que ajudam a suportar sua dura realidade. ecos autobiográficos de Babenco e uma estrutura similar ao"Beijo da Mulher Aranha". um filme irregular, com outra boa trilha de Zbignew Preissner)

Outros filmes: O Fabuloso Fittipaldi (1973), Words with Gods (segmento "The Man That Stole a Duck") (2014) e A Terra é Redonda Como uma Laranja (1984). 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!