quarta-feira, 11 de abril de 2018

10 Maiores Fracassos de Bilheteria de Todos os Tempos


Alguns filmes são sucessos de bilheteria, outros não. Mas algumas apostas dos estúdios envolvem custos tão exagerados, que mesmo com bilheterias medianas, jamais se pagam e chegam a levar os produtores à falência.
Esta lista traz os 10 filmes que mais prejuízo deram aos estúdios, em valores reajustados pela inflação

1.  Sinbad - A Lenda dos Sete Mares (prejuízo de 166 milhões de dólares. este desenho de 2003 fez a Dreamworks trocar definitivamente a animação tradicional pela digital. conta a história de um marujo aventureiro que é envolvido num roubo pela deusa do Caos e tem dez dias para provar sua inocência. está disponível na Netflix, se alguém quiser conferir).

2.  A Ilha da Garganta Cortada (prejuízo de 143 milhões de dólares. um confuso filme de pirata, dirigido pelo finlandês Renny Harlin e estrelado por sua então esposa Geena Davis. não tem graça e nem emoção. seu custo astronômico de 98 milhões em 1995 não chegou perto de ser pago e levou o estúdio Carolco para o buraco)

3.  Titan (prejuízo de 142 milhões de dólares. outra animação caríssima, foi recebida com frieza por público e crítica e trouxe enorme prejuízo à Fox. apesar da direção de Don Bluth e de dubladores como Matt Damon e Drew Barrymore, mais parece um vídeo game mal feito. a trama mostra um grupo de adolescentes tentando salvar o planeta num futuro distópico de 3028)

4.  Pluto Nash (prejuízo de 131 milhões de dólares. sinônimo de sucesso nos anos 1980, Eddie Murphy enterrou de vez sua carreira com essa horrenda comédia de ficção científica sobre o dono de um clube noturno na... lua em 2087, que enfrenta um mafioso que quer tomar seu negócio. produção caríssima de 2002, que fracassou em todos os níveis imagináveis)

5.  John Carter: Entre Dois Mundos (prejuízo estimado entre 130 e 213 milhões de dólares. baseado num personagem criado por Edgar Rice Burroughs em 1912, um veterano da guerra civil americana, que misteriosamente acorda em Marte. é um filme confuso, mas nem é tão ruim assim. o problema é que os custos saíram totalmente do controle, ultrapassando absurdos 263 milhões em 2012. esse fracasso fez a Disney desistir dessa nova franquia e adquirir os direitos de Star Wars, um investimento muito mais seguro)

6.  Final Fantasy (prejuízo de 130 milhões de dólares. co-produção Japão/EUA, é uma inovadora animação digital feita sobre atores em 2001. baseado num RPG sobre humanos sitiados numa cidade barreira, tentando resistir à invasores alienígenas na Terra de 2065. é bem feito, mas chato... os altos custos e bilheria modesta trouxeram o filme a esta lista)

7.  O Álamo (prejuízo de 122 milhões de dólares. faroeste épico, que relata a revolta no Alamo, de 1836, onde um pequeno grupo de soldados texanos lutaram contra o exército mexicano, para se tornarem independentes. produção cuidadosa, com atores do nível de Dennis Quaid e Billy Bob Thronton, mas sem nenhum charme. custou caro e fracassou nas bilheterias em 2004)

8.  Stealth - Ameaça Invisível (prejuízo de 120 milhões de dólares. uma imitação futurista do péssimo Top Gun, dirigida por Rob Cohen da série 'Velozes e Furiosos', tinha tudo para dar lucro, mas o roteiro tolo e o lançamento em data mal escolhida, disputando as telas com fortes concorrentes, levou o filme ao fracasso)

9.  O Portal do Paraíso (prejuízo de 120 milhões de dólares. notório por falir a United Artists, este longo faroeste épico de 1980, custou caro e faturou muito pouco. dirigido por Michael Cimino, recém premiado com o Oscar por 'O Franco Atirador' e estrelado por astros do quilate de Kris Kristofferson, Christopher Walken, John Hurt, Isabelle Huppert e Jeff Bridges, entre outros. chegou a ser indicado ao Oscar de direção de arte, mas o público odiou. mas quer saber? não é ruim)

10.  Supernova (prejuízo de 118 milhões de dólares. mais uma ficção científica na lista. dirigido por Walter Hill e estrelado por James Spader, conta a história de uma nave de resgate que atende um pedido de socorro vindo de uma mineradora numa galáxia distante. após os testes de público fracassarem, os produtores contrataram outro diretor, que deixou o filme ainda mais confuso. em seguida, chamaram Francis Coppola para reeditar e a bagunça estava formada. o resultado foi um retumbante fiasco de público e crítica)


Outros grandes fracassos: 'Ricos, Bonitos e Infiéis' - 2001 (117 milhões), 'Planeta do Tesouro' - 2002 (116 milhões), 'Rei Arthur: A Lenda da Espada' - 2017 (entre 115 e 150 milhões), 'A Queda do Império Romano' - 1964 (113 milhões), 'Monster Trucks' - 2016 (entre 111 e 117 milhões), 'Marte Precisa de Mães' - 2011 (entre 109 - 157 milhões), 'O Mensageiro' - 1997 (107 milhões), 'A Volta do Todo Poderoso' - 2007 (104 milhões), 'A Reconquista' - 2000 (104 milhões)...


Veja ainda: "10 Filmes sobre Motoristas de Táxi"







3 comentários:

  1. Post simples e sensacional mano. Eu n sabia q um filme tinha falido a UA, pensei que a Warner só a tinha comprado. Mt foda mano, abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tassios,
      Na verdade a MGM comprou o nome e o acervo da UA depois disso. Mas não é mais a mesma empresa.
      Abs!

      Excluir
  2. desses filmes,eu só assisti John Carter: Entre Dois Mundos,eu gostei do filme,só que o final poderia ter aparecido ele voltando para a marte e como ficou a vida dele,depois que ele voltou para lá

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!