sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

10 Filmes com Atores que Morreram no 2º Semestre de 2017


Todo semestre este blog traz a lista com a memória dos atores e atrizes falecidos no período. Traz apenas intérpretes e não técnicos.
Eis aqui um resumo dos principais artistas que perdemos recentemente na ordem de suas mortes.

1.  Elsa Martinelli - Hatari! (08/07. aos 82 anos de câncer. A carreira de modelo internacional levou esta bela italiana a arriscar-se nos Estados Unidos, mesmo sem falar inglês. fez filmes com Kirk Douglas - 'A um Passo da Morte', 1955 -, Orson Welles, em 'O Processo', 1962, Roger Vadim, em 'Rosas de Sangue', 1960. Ficou muito conhecida pelo sucesso de Howard Hawks, Hatari!, ao lado de John Wayne. teve uma carreira com dezenas de filmes e séries, que abandonou para tornar-se decoradora)

2.  Martin Landau - Ed Wood (15/07. aos 89 anos. Martin começou a vida como ilustrador, até entrar para o seleto Actor's Studio, onde conheceu Steve McQueen e James Dean. participou de quase 200 filmes e séries, com os maiores diretores do mundo. ganhou dezenas de prêmios, entre eles o Oscar de coadjuvante no papel de Bela Lugosi em 'Ed Wood' de Tim Burton. Foi indicado na mesma categoria por 'Crimes e Pecados' de Woody Allen e 'Tucker' de Francis Coppola)

3.  John Heard - O Regresso para Bountiful (21/07. aos 71 anos de ataque cardíaco. talentoso e esforçado, fez cerca de 200 filmes e séries ininterruptamente, deixando inclusive quatro deles por serem lançados. Ficou conhecido como o pai do Kevin em 'Esqueceram de Mim' e pelo filme 'Big - Quero Ser Grande', mas prefiro destacar o lindo filme que deu o Oscar a Geraldine Page, que interpretava sua mãe, 'The Trip to Bountiful')

4.  Sam Shepard - Os Eleitos (27/07. aos 73 anos, de esclerose lateral amiotrófica. ator, diretor e dramaturgo, Shepard foi indicado ao Oscar de coadjuvante pelo épico 'The Right Stuff - Os Eleitos'.Destacou também em filmes como 'Álbum de Família' e 'Falcão Negro em Perigo'. Foi casado com a atriz Jessica Lange por 27 anos, com quem teve 2 de seus 3 filhos)

5.  Jeanne Moreau - Jules e Jim, Uma Mulher para Dois (31/07. aos 89 anos de causas naturais. a atriz parisiense ganhou status de estrela graças a Louis Malle, que lhe deu o papel principal em 'Ascensor para o Cadafalso' e 'Amantes', mas mereceu o título de diva ao estrelar o marco da Nouvelle Vague, 'Jules e Jim' de François Truffaut. Em mais de 140 filmes, foi dirigida por diretores como Orson Welles, Michelangelo Antonioni, Roger Vadim e Rainer Werner Fassbinder. Foi homenageada nos festivais de Cannes, Veneza e Berlim. E chegou até a fazer um filme no Brasil, 'Joana, a Francesa' de Cacá Diegues)

6.  Jerry Lewis - O Professor Aloprado (20/08. aos 91 anos de cardiomiopatia isquêmica. um dos maiores ícones da comédia, Lewis dominou as bilheterias do mundo todo entre as décadas de 1950 e 1960. Foi redescoberto como gênio pelos críticos franceses, já que em seu próprio país não era levado a sério. Dirigiu e escreveu diversos de seus filmes, dos quis destaco 'The Nutty Professor', uma divertida versão de 'Dr. Jeckyll and Mr. Hyde'. Seu penúltimo filme foi numa ponta no brasileiro 'Até que a Sorte nos Separe 2')

7.  Mireille Darc - Week-End à Francesa (28/08. aos 79 anos. a linda modelo francesa ficou marcada como a loura sedutora, graças aos 17 filmes policiais que fez com o diretor Georges Lautner. Foi casada com Alain Delon. Fez filmes importantes, entre eles 'Week-end', um conto surreal de Jean-Luc Godard)

8.  Harry Dean Stanton - Paris, Texas (15/09. aos 91 anos, de causas naturais. Stanton em 60 anos de carreira participou de mais de 200 filmes e séries, sempre dando brilho aos seus personagens. Um ator introspectivo e intenso que valorizava qualquer cena em que aparecia. Na sua filmografia estão os icônicos 'Alien', 'À Espera de um Milagre' e 'A Garota de Rosa-Shocking', mas é sua presença em 'Paris, Texas' de Wim Wenders que mais me chamou minha atenção, uma performance épica, triste como poucas. Um belíssimo ator, que nos deixa um grande legado)

9.  Jean Rochefort - Uma Passagem para a Vida (09/10. aos 87 anos. um dos mais populares atores franceses, participou de cerca de 150 filmes. Ganhou três prêmios César e foi indicado para outros quatro. Dentre eles estão os ótimos 'Caindo no Ridículo', 'O Marido da Cabeleireira'. No papel de um professor que faz amizade com um ladrão - vivido pelo roqueiro Johnny Haliday também falecido neste semestre -, ganhou o prêmio da audiência em Veneza)

10.  Federico Luppi - Cronos (20/10. aos 83 anos, em consequência de um acidente doméstico. um dos mais importantes atores argentinos com atuações memoráveis no cinema e no teatro, teve que se exilar na Espanha durante a ditadura militar em seu país. Estrelou 'Cronos' o primeiro longa de Guillermo del Toro, com quem esteve também em 'A Espinha do Diabo' e 'O Labirinto do Fauno'. Dentre os filmes rodados na Argentina estão o recente 'Neve Negra' e o excepcional 'Um Lugar no Mundo'. Ganhou dezenas de prêmios merecidos em festivais internacionais)

Outros atores importantes:
 
Roy Dotrice (Amadeus / Game of Thrones), John Hillerman (Chinatown, Magnum), Jay Thomas (Mr. Holland), Anne Jeffreys (Dick Tracy 1945), Jim Nabors (A Melhor Casa Suspeita do Texas), Robert Hardy (Harry Potter e o Prisioneira de Azkaban), Rogéria (Divinas Divas),

Ruth Escobar (O Homem que Virou Suco), Ann Wedgeworth (Um Sonho, Uma Lenda), Rosemary Leach (Uma Janela para o Amor), Johnny Haliday (Vingança), Danielle Darrieux (8 Mulheres), Nelsan Ellis (O Mordomo da Casa Branca), Della Reese (Os Donos da Noite)...










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!