quinta-feira, 6 de julho de 2017

10 Filmes com Atores que Morreram no 1º Semestre de 2017


A cada semestre, o Listas de 10 homenageia os atores e atrizes que morreram no período anterior.
Na primeira metade de 2017, como sempre acontece, foram muitas as perdas, e bastante significativas.
Esta lista não traz diretores ganhadores de Oscar como Jonathan Demme e John G. Avildsen, nem técnicos como o fotógrafo Michael Ballhaus e o roteirista William Peter Blatty, apenas atores.
Vejam alguns dos astros que se foram nos últimos seis meses na ordem de suas mortes.

1.  John Hurt - 1984 (25/01. aos 77 anos de câncer pancreático. em 55 anos de carreirra, o inglês Hurt fez cerca de 200 filmes. se as novas gerações vão lembrar dele como o fabricante das varinhas mágicas de Harry Potter, sua carreira é bastante sólida com dezenas de prêmios, incluindo duas indicações ao Oscar por 'Expresso da Meia-Noite' e pelo papel título do comovente 'O Homem Elefante'. outras interpretações memoráveis foram no primeiro 'Alien' e o personagem central da versão definitiva do livro de George Orwell '1984') 

2.  Mary Tyler Moore - Gente Como a Gente (25/01. aos 80 anos de parada cardiopulmonar. a atriz novaiorquina é um produto da televisão. celebrizou-se numa série cômica de muito sucesso nos anos 1970, que levava seu nome, 'The Mary Tyler Moore Show', mas fez diversas participações no cinema, como no divertido 'Positivamente Millie'  de George Roy Hill e no ótimo drama vencedor do Oscar: 'Gente como a Gente', dirigido por Robert Redford e que lhe valeu sua única indicação ao Oscar)

3.  Emmanuelle Riva - Amor (27/01. aos 89 anos de câncer. antes de tornar-se a mais velha atriz a ser indicada ao Oscar - e vencer outras dezenas de premiações - pelo comovente 'Amor' de Michael Haneke, a diva francesa vinha de uma carreira sólida, com clássicos como 'Hiroshima, mon Amour' de Alain Resnais e no papel título de 'Thérèse Desqueyroux', que lhe valeu o prêmio de melhor atriz em Veneza))

4.  Bill Paxton - Twister (25/02. aos 61 anos de derrame durante uma cirurgia. talentoso ator de cinema e tv, indicado a 3 Golden Globes pela série 'Amor Imenso' sobre poligamia. diretor de 2 bons filmes: 'O Melhor Jogo da História' e 'A Mão do Diabo'. estrela de dezenas de filmes de primeira linha como 'Aliens', 'Titanic', 'Apolo 13', 'No Limite do Amanhã', 'Um Plano Simples' e 'True Lies'. destaco a empolgante aventura 'Twister' em que interpreta um caçador de tempestades)

5.  Tomas Milian - Identificação de uma Mulher (22/03. aos 84 anos, vítima de infarto. cubano de nascimento, formado pelo Actor's Studio de Lee Strasberg, Milian optou por desenvolver sua carreira principalmente na Itália.dos westerns spaghetti, entre eles o curiosíssimo 'O Cangaceiro - Rebelião de Brutos', rodado no Brasil em 1970. mas foi dirigido por diversos cineastas icônicos, como Bertolucci - 'La Luna' - e Visconti - Bocaccio 70 - e em filmes americanos como 'Traffic', 'Amistad' e 'JFK'. destaco seu protagonista do belo e pouco lembrado penúltimo filme do mestre MIchelangelo Antonioni)

6.  Nelson Xavier - Chico Xavier (10/05. aos 75 anos de câncer. destacado ator paulista, conhecido por seus papeis em novelas e no teatro, mas sua praia mesmo era o cinema, onde fez pelo menos 55 longas, desde o cinema novo; como 'O Mágico e o Delegado', 'A Despedida' e 'A Queda', que ele co-dirigiu com Ruy Guerra e foi premiado com o prêmio especial do júri em Berlin. seu grande papel veio ao encarnar o líder espírita Chico Xavier no filme de Daniel Filho, personagem que ele repetiria em 'As Mães de Chico Xavier')

7.  Powers Boothe - Jim Jones - A Tragédia da Guiana (14/05. aos 68 anos de câncer pancreático. destacado ator de tv e cinema, de voz grave, estrelou filmes como 'Floresta das Esmeraldas' filmado no Brasil por John Boorman e em séries como 'Deadwood', mas seu grande papel foi na minissérie sobre a vida do pastor Jim Jones, que lhe valeu o Emmy de melhor ator))

8.  Roger Moore - 007 O Espião que Me Amava (23/05. aos 89 anos de câncer. britânico conhecido por séries importantes dos anos 1960 como 'Maverick', 'Ivanhoé' e, principalmente 'O Santo'. mesmo tendo participado de dezenas de filmes e séries de televisão, Moore sempre será lembrado como o segundo James Bond, que interpretou em sete filmes. destaco o quarto da série, quando ele estava mais à vontade no personagem)

9.  Adam West - Batman, o Homem Morcego (09/06. aos 89 anos de câncer. West teve crédito em cerca de 200 filmes, séries e até videogames como ator ou dublador, mas o único personagem pelo qual será lembrado é o do homem morcego da série pop de 120 episódios, lançados originalmente entre 1966 e 1968, mas cultuados até hoje)

10.  Michael Nyqvist - Os Homens que Não Amavam as Mulheres (27/06. aos 56 anos de câncer no pulmão. o ator sueco de 'Bem-Vindos' e vilão dos blockbusters 'Missão Impossível: Protocolo Fantasma' e 'John Wick', teve seu grande papel, o jornalista Mikael Blomkvist, na excelente trilogia original 'Millenium')

Outros atores importantes:

Darlene Cates (Gilbert Grape), Christine Kaufman (Bagdad Café), Glenne Headly (Mr. Holland Adorável Professor), Michael Parks (Kill Bill), Dina Merrill (Disque Butterfield 8), Warren Frost (Twin Peaks).

Wendell Burton (Os Anos Verdes), Richard Hatch (Galactica), Miguel Ferrer (Iron Man 3), Stephen Furst (O Clube dos Cafajestes), Barbara Hale (Aeroporto), Clifton James (007 - Viva e Deixe Morrer).


Veja ainda: "10 Filmes com Atores que Morreram no 2º Semestre de 2016"





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!