sábado, 22 de julho de 2017

10 Filmes com Sereias


O mito das sereias é ancestral e representa os encantos e perigos desconhecidos das aventuras marinhas,
Normalmente retratadas como lindas mulheres com cauda de peixe, essas perigosas criaturas seduziriam marujos e os levavam com elas para o fundo do mar para sua morte.
Sua origem teria lugar na Assíria há cerca de 3 mil anos, mas foi adaptada ao folclore da França, da África, da Grã Bretanha, de Guam, do Japão e até do Brasil, na figura de Iara, a mãe d'água.
Esta lista traz 10 diferentes encarnações das sereias, mas existem muitas mais.

1.  A Pequena Sereia (o conto do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen teve diversas adaptações, mas a mais famosa é certamente a bela animação dos estúdios Disney, de 1989, ganhadora dos Oscars de trilha sonora e canção - "Under the Sea". a princesa Ariel, filha do rei Tritão, é uma sereia de 16 anos, que se apaixona por um humano e faz um acordo com a bruxa do mar para tornar-se também humana)

2.  As Travessuras de Uma Sereia (comédia pastelão chinesa de enorme sucesso de bilheteria - mais de US$ 500 milhões faturados - em 2016. conta a história de um magnata que pretende construir um complexo imobiliário que vai inviabilizar a vida das sereias na costa, uma delas é destacada para fingir-se de humana e impedir os planos maléficos, mas acaba se apaixonado pelo humano. um filme até divertido e ingênuo, mas com humor muito regional)

3.  Splash - Uma Sereia em Minha Vida (uma comédia romântica clássica dos anos 1980, que encanta pessoas de todas as idades até hoje. Daryl Hannah é a sereia que salva Toma Hanks de um afogamento,se apaixona pelo rapaz e o segue até Nova York, onde passa por perigos inesperados)

4.  A Atração (um musical de terror polonês sobre sereias devoradoras de carne humana... duas irmãs sereias, Prateada e Dourada, assumem a forma humana e vão trabalhar num clube noturno de Varsóvia. quando uma delas se apaixona, o perigo começa. estranho, mas curiosamente bem desenvolvido)

5.  Ele e a Sereia (William Powell é um homem na crise da meia idade que faz uma viagem com a esposa para o Caribe. quando sai para pescar, encontra uma sereia, dá um jeito de levá-la para casa-la e instalá-la na banheira. apesar de ser casado, acaba se apaixonando por ela, aumentando a confusão. uma comédia charmosa de 1962)

6.  Ondine (a sereia aqui é uma selkie, criatura do folclore irlandês, que assume a forma semelhante à foca quando está no mar, mas pode virar uma bela humana na terra. o filme conta a história de um pescador triste - Colin Farrel - que encontra uma mulher viva em sua rede e a recolhe. a partir daí sua sorte começa a mudar e seu coração também será preenchido. romântico e melancólico o bastante para encharcar os lenços)

7.  Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (uma linda animação de Hayao Miyazaki, que conta a história de um garotinho de cinco anos, e Ponyo, uma princesa peixinho-dourado que deseja muito virar humana. um dia, ela foge do seu lar no oceano e vai parar na encosta onde o menino a encontra e promete protegê-la para sempre. com a chegada de um tsunami, é Ponyo quem terá que salvá-lo)

8.  Aquamarine (duas amigas estão prestes a se separar, já que uma delas vai mudar para a Austrália com a mãe e encontram uma sereia numa piscina após uma forte tempestade. ela está fugindo de um casamento arranjado pela família e pede ajuda para as meninas, oferecendo um desejo em troca. o filme tem uma doçura e inocência perfeitos para uma tarde com pipocas)

9.  A Criatura da Destruição (um casal tem um pequeno circo, que está em em viagem pelo interior da Irlanda, onde faz amizade com um velho marinheiro, que mostra a eles seu grande tesouro, uma sereia cativa num tanque em seu castelo. oeles resolvem roubar a criatura para levá-la de barco para a América em busca de fama. mas logo irão perceber que a sereia é tão perigosa quanto é bela. um filme de terror bem eficiente)

10.  Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (no quarto filme da saga de Jack Sparrow, as sereias são a melhor coisa do filme, já nas cenas iniciais, que são belíssimas e eletrizantes. depois disso, apenas uma delas continua na história. elas mereciam mais espaço)



Extra: A Sereia (em 1904, Georges Méliès já havia feito o primeiro filme com a personagem, um curta de 4 minutos em que um mágico faz surgir uma linda sereia num aquário, utiklizando efeitos ópticos que encantavam as audiências de então. Assistam o filme completo)

Outros filmes: H2O Meninas Sereias, Mad About Men, O 13º aniversário, Hook – A Volta do Capitão Gancho, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Peter Pan, Bob Esponja - o filme, Miranda...

Veja ainda: "10 filmes sobre Aventureiros e Exploradores"





Um comentário:

  1. A antiga rede Machete tinha uma séria chamada: O Canto da sereia. https://www.youtube.com/watch?v=x7ofJlGQyXM

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!