terça-feira, 3 de janeiro de 2017

10 Filmes com Atores que Morreram no 2º Semestre de 2016


A cada seis meses este blog homenageia os atores e atrizes que morreram no período anterior.
Na segunda metade de 2016, como sempre acontece, foram muitas as perdas, e bastante significativas.
Esta lista não traz diretores nem técnicos, apenas atores.
Vejam alguns dos astros que se foram nos últimos seis meses na ordem de suas mortes.

1.  Gene Wilder - O Jovem Frankenstei (29/08. aos 83 anos de complicações do Alzheimer. um dos mais prestigiados comediantes das décadas de 70 e 80, parceiro de Mel Brooks em filmes como 'Primavera para Hitler' - pelo qual foi indicado ao Oscar de coadjuvante -, 'Banzé no Oeste' e 'O Jovem Frankenstein', onde vivia o neto do famoso cientista - e também foi indicado ao Oscar pelo roteiro. será sempre lembrado como o Willy Wonka original de 'A Fantástica Fábrica de Chocolate') 

2.  Alexis Arquette - Três Formas de Amar (11/09. aos 47 anos de Aids. nascido Robert, Alexis assumiu sua identidade transexual em 2000 e tornou-se um símbolo. ela era de uma família de atores, onde se destacavam suas irmãs Rosanna e Patricia. como ator/atriz participou de quase 70 filmes e séries. destaco o personagem gay assumido de 'Threesome'. participou ainda de filmes como 'Pulp Fiction' e, mais recentemente, em 'Juntos e Misturados')

3.  Domingos Montagner - De Onde Te Vejo (15/09. aos 54 anos por afogamento. um dos mais queridos atores da tv brasileira. começou sua carreira no circo e no teatro. fez novelas e séries como 'Velho Chico', que estava gravando quando morreu afogado no rio Sâo Francisco num intervalo. começava a deslanchar no cinema em 'Um Namorado Para Minha Mulher' e na simpática comédia romântica 'De Onde Te Vejo' ao lado de Denise Fraga)

4.  Tarik Akan - O Caminho (16/09. aos 66 anos de câncer no pulmão. expoente do cinema turco desde a década de 1970, participou de mais de 100 filmes, além de novelas e séries de tv. foi preso no golpe militar de 1980,  o que deu ainda mais veracidade ao seu personagem em 'Yol - O Caminho' de Yilmaz Güney, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1982. ganhou nada menos que 8 prêmios de melhor ator no principal festival de cinema da Turquia e ainda um Urso de Prata em Berlim pelo papel de um lutador em 'Pehlivan')

5.  Robert Vaughn - Bullit (11/11. aos 83 anos de leucemia aguda. mais conhecido como 'O Agente da UNCLE' Napoleon Solo, Vaughn fez mais de 200 filmes e séries e chegou a ser indicado ao Oscar de coadjuvante por 'O Moço de Filadélfia' de 1959. em 'Bullit', ao lado de Steve McQueen, viveu um senador que enfrenta a máfia, o que lhe valeu uma indicação ao Bafta de coadjuvante. continuou ativo até sua morte, estrelando o inédito 'Gold Star')

6.  Peter Vaughan - Sob o Domínio do Medo (06/12. aos 93 anos. o inglês Vaughan fez mais de 200 filmes e séries e permaneceu ativo além dos 90 anos no papel do mestre Aemon Targaryen de 'Game of Thrones'. fez filmes como 'Brazil: O Filme', 'Bandidos do Tempo', 'Alvorada Sangrenta', 'Vestígios do Dia' e 'A Vida e Morte de Peter Sellers'. destaco sua interpretação como o bêbado da cidade em 'Straw Dogs' de Sam Peckinpah)

7.  Zsa Zsa Gabor - Moulin Rouge (18/12. aos 99 anos de ataque do coração. mais conhecida pelos seus nove casamentos do que por seus filmes, de beleza estonteante, Gabor foi miss Hungria em 1936. trabalhou com Orson Welles em 'A Marca da Maldade' e John Huston em 'Moulin Rouge' como a dançarina de can-can eternizada nas telas de Toulouse-Lautrec)

8.  Michèle Morgan - A Sinfonia Pastoral (20/12. aos 96 anos. uma das mais populares atrizes francesas, dona de olhos expressivos, foi a primeira a ganhar a Palma de Ouro de melhor atriz em Cannes, por ' A Sinfonia Pastoral'  onde vivia uma mulher cega que volta a enxergar após uma cirurgia. entre seu filmes estão 'Cais das Sombras' de Marcel Carné, 'Ídolo Caído' de Carol Reed e  'As Grandes Manobras' de René Clair)

9.  Carrie Fisher - Star Wars (27/12. aos 60 anos em consequência de um ataque cardíaco nsofrido num voo de Londres para LA. nascida sob os holofotes de Hollywood, filha dos astros Debbie Reynolds e Eddie Fisher, começou sua carreira cedo nos palcos com a mãe. fez algumas dezenas de filmes e séries como 'Hanna e suas Irmãs' de Woody Allen, foi roteirista do atobiográfico 'Lembranças de Hollywood', mas será eternamente lembrada como a princesa Leia Organa de 'Star Wars')

10.  Debbie Reynolds - Cantando na Chuva (28/12. aos 84 anos de derrame cerebral durante os preparativos do enterro da filha. sua estreia num papel principal foi logo aos 19 anos em 'Cantando na Chuva' ao lado de Gene Kelly, o que fez dela uma estrela. foi indicada ao Oscar por 'A Inconquistável Molly' e para o Globo de Ouro por 'Três Palavrinhas', 'Uma Esperança Nasceu em Minha Vida' e 'Mãe é Mãe')

Outros atores importantes:

Jon Polito (Ajuste Final), Guilherme Karan (Super Xuxa Contra o Baixo Astral), Fritz Weaver (Holocausto), David Huddleston (O Grande Lebowski), Bill Nunn (O Homem Aranha) e Margaret Whitton (O Segredo do Meu Sucesso).

Alguns diretores:
Excepcionalmente, neste semestre destacarei alguns importantes diretores que se foram. 

São eles: Abbas Kiarostami (Gosto de Cereja), Hector Babenco (O Beijo da Mulher Aranha), Michael Cimino (O Franco Atirador), Curtis Hanson (Los  Angeles: Cidade Proiibida), Andrzej Wajda (Danton - O Processo da Revoluçao) e Garry Marshall (Uma Linda Mulher).


Veja ainda: "10 Filmes com Atores que Morreram no 1º Semestre de 2016"






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails