terça-feira, 26 de outubro de 2021

Os Favoritos ao Oscar 2022 - Melhor Filme

Já começou a corrida pelo Oscar. Muitas grandes produções, que estavam represadas pela indústria aguardando o retorno das salas de cinema, finalmente saíram das prateleiras.
Esta lista traz as apostas da imprensa, pela ordem de favoritismo. Mas sempre podem surgir novos candidatos, enquanto outros podem perder força na reta final, dependendo do marketing e da recepção.

1. Belfast 
dir: Kenneth Branagh, elenco: Caitriona Balfe, Jamie Dornan, Judi Dench, Ciarán Hinds
sinopse: Em Belfast, no final dos tumultuosos anos de 1960 na Irlanda do Norte, o jovem Buddy - Jude Hill - percorre a paisagem das lutas da classe trabalhadora, em meio de mudanças culturais e violência extrema. Buddy sonha em um futuro melhor, glamoroso, que vai tirá-lo dos problemas que enfrenta no momento, mas, enquanto isso não acontece, ele se consola com o carismático Pa e a Ma, junto com seus avós que contam histórias maravilhosas.)
estreia prevista: 24/02/2022. (cinemas)

2. The Power of the Dog (Ataque dos Cães)
dir: Jane Campion, elenco: Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons, Kodi Smit-McPhee
sinopse: Em 1925, os irmãos Phil e George possuem uma das maiores fazendas de Montana, EUA. No entanto, quando um deles se casa em segredo com a viúva Rose, a cumplicidade familiar entra em jogo.
minha opinião: além de visualmente deslumbrante, Campion consegue extrair uma tensão quase insuportável. o elenco espetacular deve garantir indicações para Cumberbatch e, talvez, McPhee.
estreia prevista: 01/12/2021 (Netflix)

3. King Richard (Criando Campeãs)
dir: Reinaldo Marcus Green, elenco: Will Smith, Jon Bernthal, Tony Goldwyn, Dylan McDermott, Saniyya Sidney, Demi Singleton
sinopse: A destemida jornada de Richard Williams, um pai determinado a educar e criar duas das atletas mais talentosas e extraordinárias da história do esporte, que marcaram e mudaram o tênis para sempre. Motivado por uma visão clara do futuro de suas filhas, empregando métodos próprios e nada convencionais de treinamento, Richard tem um plano detalhado para levar Venus e Serena Williams, das ruas de Compton, para as quadras de todo o mundo, como lendas vivas do tênis.
estreia prevista: 02/12/2021. (cinemas)

4. Dune (Duna)
dir: Denis Villeneuve, elenco: Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Jason Momoa, Stellan Skarsgård, Josh Brolin, Javier Bardem, Dave Bautista, Zendaya, Charlotte Rampling
sinopse: Baseado no livro homônimo de Frank Herbert. Paul Atreides é um jovem brilhante e talentoso nascido para ter um grande destino além de sua imaginação e que deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e seu povo. À medida que forças malévolas iniciam um conflito sobre a oferta exclusiva do recurso mais precioso existente no planeta – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade – somente aqueles que podem conquistar seu medo sobreviverão.
minha opinião: um épico moderno, na trilha de um Lawrence da Arábia. tecnicamente impecável, com personagens complexos e ação na medida. o final abrupto clama pela segunda parte, motivo pelo qual não vai levar a estatueta principal.
estreia: 21/10/2021. (cinemas)

5. Nightmare Alley (O Beco do Pesadelo)
dir: Guillermo Del Toro, elenco: Bradley Cooper, Cate Blanchett, Rooney Mara, Tim Blake Nelson, Willem Dafoe, Toni Collette, Ron Perlman
sinopse: Um ambicioso trabalhador de um parque de diversões itinerante com um talento para manipular as pessoas através das palavras se une a uma psiquiatra que é ainda mais perigosa que ele.
estreia prevista: 27/01/2022. (cinemas)

6. tick, tick…Boom!
dir: Lin-Manuel Miranda, elenco: Andrew Garfield, Vanessa Hudgens, Bradley Whitford
sinopse: Jon é um jovem compositor que trabalha como garçom em Nova York, enquanto sonha em escrever um grande musical americano que vai o levar ao estrelato. Quando seu colega de quarto aceita um emprego corporativo e está prestes a se mudar, próximo ao seu aniversário de 30 anos, Jon é tomado pela ansiedade de que seu sonho é irreal e não vale a pena continuar lutando.
estreia prevista: 19/11/2021 (Netflix)

7. The Tragedy of Macbeth
dir: Joel Coen, elenco: Denzel Washington, Frances McDormand, Brendan Gleeson
sinopse: Baseado na peça trágica de William Shakespeare, segue a história do lorde Macbeth ao voltar de uma guerra. No meio do caminho, três bruxas o abordam e fala sobre sua visão que ele será o próximo rei da Escócia. Ao contar a notícia para sua esposa, eles planejam o assassinato do rei atual do país e assim garantir o reinado de Macbeth.
estreia prevista: 25/12/2021 (EUA) (sem previsão no Brasil)

8. Licorice Pizza
dir: Paul Thomas Anderson, elenco: Alana Haim, Cooper Hoffman, Sean Penn, Tom Waits, Bradley Cooper, Benny Safdie
sinopse: Situado nos anos 70, o filme segue a vida de um estudante que está se tornando um grande ator.
estreia prevista: 03/02/2022. (cinemas)

9. C’mon C’mon (Sempre em Frente)
dir: Mike Mills, elenco: Joaquin Phoenix, Gaby Hoffmann, Jaboukie Young-White
sinopse: Um jornalista precisa cuidar do seu jovem sobrinho enquanto embarca em uma viagem pelos Estados Unidos com o objetivo de entrevistar crianças sobre o que pensam do futuro.
estreia prevista: 23/12/2021. (cinemas)

10. CODA (No Ritmo do Coração)
dir: Sian Heder, elenco: Emilia Jones, Marlee Matlin, Troy Kotsur
sinopse: Ruby, de 17 anos, é a única pessoa que ouve em uma família de surdos. Quando o negócio de seus pais é ameaçado, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações.
minha opinião: simpático e, por vezes comovente, é uma adaptação de um sucesso do cinema francês - A Família Bellier - e perde muito na comparação com o original.
estreia: 23/09/2021.

Outros possíveis concorrentes:

11. West Side Story (Amor Sublime Amor)
dir: Steven Spielberg
sinopse: West Sice Story explora o amor proibido e a rivalidade entre os Jets e os Sharks, dois adolescentes com diferentes pasados.

12. Madres Paralelas
dir: Pedro Almodóvar
sinopse: A história de duas mães que dão à luz no mesmo dia.

13. Being the Ricardos
dir: Aaron Sorkin
sinopse: a atriz Lucille Ball (Nicole Kidman) e seu marido Desi Arnaz (Javier Bardem) tentam controlar a crise que pode acabar com suas carreiras e seu casamento.

14. The Harder They Fall (Vingança & Castigo)
dir: Jeymes Samuel
sinopse: Quando um fora-da-lei descobre que o seu inimigo está a ser libertado da prisão, ele reúne o seu bando para procurar vingança.

15. Spencer
dir: Pablo Larraín
sinopse: Durante suas férias de Natal com a família real na fazenda Sandringham em Norfolk, Inglaterra, Diana decide deixar seu casamento com o príncipe Charles.

16. The Lost Daughter (A Filha Perdida)
dir: Maggie Gyllenhaal
sinopse: As férias de uma mulher na praia tomam um rumo sombrio quando ela começa a enfrentar os problemas de seu passado.

17. The Tender Bar
dir: George Clooney
sinopse: Um rapaz que cresce em Long Island procura figuras paternas entre os patronos do bar do seu tio.

18. A Hero (Um Herói)
dir: Asghar Farhadi
sinopse: Rahim está na prisão devido a uma dívida que não pôde pagar. Durante uma licença de dois dias, ele tenta convencer o seu credor a retirar a sua queixa contra o pagamento de parte da soma. Mas as coisas não correm de acordo com o plano.

19. Flee
dir: Jonas Poher Rasmussen
sinopse: Relata a extraordinária história verdadeira de um homem, Amin, à beira do casamento, que o obriga a revelar o seu passado oculto pela primeira vez.

20. Don’t Look Up (Não Olhe Para Cima)
dir: Adam McKay
sinopse: Conta a história de dois astrônomos que participam de uma gigantesca cobertura de imprensa para alertar a humanidade sobre a aproximação de um cometa que destruirá a Terra.

Candidatos menos prováveis: 

21. Cyrano
22. The French Dispatch (A Crônica Francesa)
23. Passing (Identidade)
24. House of Gucci (Casa Gucci)
25. Eternals (Eternos)
26. Swan Song
27. Mass
28. The Hand of God
29. Red Rocket
30. A Journal for Jordan

31. Titane
32. No Time to Die (007 - Sem Tempo para Morrer)
33. Stillwater
34. Jockey
35. Compartment No. 6
36. The Last Duel (O Último Duelo)
37. Mothering Sunday
38. Shiva Baby
39. Luca
40. In the Heights (Em um Bairro de Nova York)

41. The Eyes of Tammy Faye (Os Olhos de Tammy Faye)
42. Blue Bayou
43. Respect
44. The Matrix: Resurrections
45. Last Night in Soho (Noite Passada em Soho)
46. Shang Chi and the Legend of the Ten Rings (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis)
47. Bergman Island (A Ilha de Bergman)
48. Summer of Soul (…Or, When the Revolution Could Not Be Televised)
49. Annette
50. Encounter








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!