terça-feira, 20 de abril de 2021

Todos os indicados ao Oscar 2021 e onde assistir - Parte 4

Nesta última lista estão os indicados de documentários e curta-metragens, categorias pouco glamurizadas, mas vitais para o desenvolvimento de talentos para a indústria. Por ter outra indicação, o filme romeno 'Colectiv' já consta da parte 2. As demais encontram-se a seguir.

38. Agente Duplo - uma agência de detetetives de Santiago do Chile contrata um senhor de 84 anos para infiltrar-se num asilo e investivar supostos maus tratos que uma moradora idosa poderia estar sofrendo. há um problema de descrédito no posicionamento das câmeras numa investigação secreta, mas esquecendo isso, o filme é cativante e comovente. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO.

Onde assistir: GloboPlay.

39. Crip Camp: Revolução pela Inclusão - um acampamento de verão em 1971, que reuniu jovens com deficiências, despertou a consciência neles de rejeitar do isolamento e lutar pelo direito de se locomover e participar do mundo, culminando nos movimentos de direitos e em legislações que possibilitaram a acessibilidade que temos hoje em dia. produzido pelo casal Obama, este é um documento dos mais importantes de nossa era. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO.

Onde assistir: Netflix.

40. Professor Polvo - um biólogo marinho desenvolve uma improvável amizade com uma polvo numa floresta subaquática na África do Sul e grava essa relação diariamente durante o ciclo da vida do animal, procurando não interferir no ambiente. uma lição de amor à natureza com imagens deslumbrantes e apaixonantes. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO.

Onde assistir: Netflix.

41. Time - uma mulher luta pela liberdade do marido condenado a 60 anos de prisão por um assalto, enquanto cria seus filhos. retrato do sistema judicial desproporcional nos EUA, que pune homens negros com muito mais rigor que outros grupos. o filme é pesado e deixa lacunas desnecessárias, mas não deixa de ser forte. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

42. A Concerto Is a Conversation - Kris Bowers, um jovem virtuoso pianista de jazz e compositor de trilhas sonoras (Green Book), conta, em 13 minutos, a trajetória de sua família do ponto de vista do seu avô de 92 anos, desde a saída da Florida racista até a estreia de uma peça do neto no luxuoso Walt Disney Concert Hall. vale pela simpatia e alegria contagiante do avô. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO DE CURTA METRAGEM.

Onde assistir: YouTube.

43. Do Not Split - a história dos protesto de 2019 em Hong Kong contra as pesadas restrições impostas pela China à população desde a reunificação de 1997. por conta da indicação a transmissão do Oscar será proibida na China. um filme de 33 minutos, que mostra que o ambiente não é tão pacífico por lá. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO DE CURTA METRAGEM.

Onde assistir: Vimeo / YouTube.

44. Uma Canção para Latasha - em 1992 uma menina de 15 anos é assassinada pela dona de uma loja de conviniência de Los Angeles sem qualquer motivo, o que gerou fortes protestos da comunidade. o curta relembra a vida da garota, sob o ponto de vista de seus amigos. em 19 minutos procura humanizar a garota além do símbolo. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO DE CURTA METRAGEM.

Onde assistir: Netflix

45. Colette - uma senhora que militou na resistência francesa durante a segunda guerra é convencida por uma estudante de história a visitar o campo de concentração onde seu irmão foi morto pelos nazistas. triste e impactante como a jornada dessa mulher pode ser. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO DE CURTA METRAGEM.

Onde assistir: YouTube.

46. Hunger Ward - dentro de um centro terapêutico contra a fome no Yemen, uma médica e uma enfermeira lutam diariamente para recuperar crianças dos efeitos da fome. o país é devastado por uma guerra civil desde 2015 e quem sofre o maior efeito são as crianças. é importante que hajam filmes sobre o tema para lembrar desta guerra esquecida. indicado ao Oscar de: DOCUMENTÁRIO DE CURTA METRAGEM.

Onde assistir: Paramount +.

47. Genius Loci - um exercício de estilo sobre uma jovem vivendo numa apartamento com a irmã e seu sobrinho bebê, que escapa desse ambiente percorrendo um ambiente urbano caótico aparentemente em sua imaginação. visualmente estimulante. indicado ao Oscar de: CURTA DE ANIMAÇÃO.

Onde assistir: YouTube.

48. Opera - dentro de uma pirâmide/formigueiro, várias facetas de nossa sociedade acontecem simultaneamente: guerra, religião, trabalho, nascimento, morte, pós-morte, num mosaico impossível de ser totalmente seguido, mas absolutamente fascinante. esta co-produção coreana é minha favorita da categoria. indicado ao Oscar de: CURTA DE ANIMAÇÃO.

Onde assistir: YouTube.


49. Toca - um coelhinho tenta construir a toca dos seus sonhos, mas não consegue escavar sem invadir a casa de outros animais. animação fofa da Pixar. indicado ao Oscar de: CURTA DE ANIMAÇÃO.

Onde assistir: Disney+, YouTube.

50. Se Algo Acontecer... Te Amo - um casal vive o luto da perda de sua filha e aos poucos entendemos as circunstâncias. obviamente triste e comovente. indicado ao Oscar de: CURTA DE ANIMAÇÃO.

Onde assistir: Netflix. 

51. Já-Fólkið / Yes-People - uma autoparódia dos islandeses, que são conhecidos por dizer sim para tudo. no cotidiano, as pessoas dizem sim com diversas entonações e significados. o mais fraco dos indicados. indicado ao Oscar de: CURTA DE ANIMAÇÃO.

Onde assistir: YouTube (no canal da revista New Yorker).

52. Dois Estranhos - um jovem designer negro é morto, vítima de violência policial ao sair da casa de uma garota. mas ele entra em um looping temporal e todas as manhãs tenta encontrar um jeito de não ser morto. alguns clichês e erros de roteiro não estragam sua relevância. vale assistir. indicado ao Oscar de: CURTA DE FICÇÃO.

Onde assistir: Netflix. 

53. The Letter Room - Oscar Isaaac é um agente carcerário que é transferido para o setor de "comunicações". que consiste em ler e, eventualmente, censurar as cartas que os detentos mandam ou recebem. empático, ele não resiste em interferir nos dramas de alguns deles. bom filme. indicado ao Oscar de: CURTA DE FICÇÃO.

Onde assistir: Vimeo.

54. White Eye - um homem encontra sua bicicleta roubada e tenta recuperá-la, mas o novo dono, um imigrante africano, diz que a comprou há uma semana. e a tensão só cresce. filme israelense feito em um único plano sequência, um exercício engenhoso. indicado ao Oscar de: CURTA DE FICÇÃO.

Onde assistir: T-Port.

55. Feeling Through - um jovem sem teto em Nova York procura onde passar a noite, quando se depara com um homem surdo e cego, que lhe pede ajuda para tomar um ônibus. relutante, resolve ajudar e acaba recebendo uma lição de empatia. belo filme. indicado ao Oscar de: CURTA DE FICÇÃO.

Onde assistir: YouTube. 

56. The Present - um palestino atravessa a fronteira com Israel acompanhado da filha para comprar um presente para a esposa. apesar da cidade israelense ficar a poucos metros da sua casa, ele sempre tem que passar pelos soldados do posto. extremamente tenso e revelador dessa desigualdade e da maldade humana. indicado ao Oscar de: CURTA DE FICÇÃO.

Onde assistir: Torrent. 


PARTE 1    -    PARTE 2    -    PARTE 3


Um comentário:

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!