quinta-feira, 23 de março de 2023

10 Filmes de Brendan Fraser

 Brendan James Fraser, nascido em 1968 em Indianápolis, filho de um executivo de turismo, o que o proporcionou morar em diversos países. Quando morava em Londres, começou a se interessar por interpretação, mas iniciou sua carreira em comédias adolescentes nos Estados Unidos.

No auge da carreira, em no início dos anos 2000, passou por vários problemas de saúde decorrentes de acidentes em cenas arriscadas e também sofreu uma agressão sexual por parte do então presidente da Hollywood Foreign Press Association. Esses fatos afetaram sua carreira, diminuindo o ritmo.

Em 2022 foi escalado por Darren Aronofsky para o papel central de "A Baleia", para o qual foi necessária uma grande mudança física, o que lhe valeu o Oscar de melhor ator e o caminho de volta para o estrelato.

1. A Baleia 

Um professor com obesidade severa, detonada por traumas psicológicos, tenta se reconectar com a filha antes de morrer. Sob uma enorme camada de maquiagem, Brendan consegue entregar uma interpretação sensível, que lhe valeu o Oscar. A qualidade do filme é discutível, mas não a da atuação.

2. Deuses e Monstros

Ian McKellen é um velho diretor de filmes de terror que, sentindo-se solitário, propõe ao seu jovem e musculoso jardineiro - Fraser - que pose para suas pinturas. Mesmo desconfiado das intenções, o rapaz aceita e essa troca gera uma improvável amizade. Indicado ao Oscar de melhor ator e atriz coadjuvante - Lynn Redgrave -, venceu o de roteiro adaptado. 

3. Crash - No Limite

Em Los Angeles, diversas histórias paralelas se entrelaçam revelando preconceitos e tensões entre seus personagens. Num dos núcleos, Fraser é um promotor, que precisa lidar com as consequências dos atos de sua esposa preconceituosa - Sandra Bullock. O filme ganhou os Oscars de Filme, Roteiro e Edição.

4. Código de Honra

Na década de 1950, um jovem judeu recebe uma bolsa numa prestigiosa escola por ser um ótimo jogador de futebol. Com medo do preconceito, ele esconde sua origem e quando é descoberta, concretiza seus temores. Um filme bem intencionado, mas raso. Foi o primeiro a mostrar a qualidade do trabalho do ator.

5. A Múmia

Brenda é um caçador de tesouros no deserto do Saara em 1925, que descobre uma tumba antiga e acidentalmente libera o espírito de um sacerdote de 3000 anos, que busca vingança pela maldição eterna a qual foi condenado. Aventura de grande sucesso, que teve duas continuações.

6. George, o Rei da Floresta

Live-action de um desenho de 1967, que parodia Tarzan. Curiosamente divertido, se você não for muito exigente. Fraser está bem no papel central.

7. Endiabrado

Desesperado para conquistar uma colega de trabalho, Brendan Fraser faz um acordo com o diabo - a bela Elizabeth Hurley -, que em troca de sua alma, lhe concederá 7 desejos. Comédia boba, mas original.

8. Coração de Tinta

Apaixonados pela leitura, Fraser e sua filha pequena têm o poder de trazer à vida os personagens do livros que lêem, mas quando tenta trazer de volta a sua esposa desaparecida há 9 anos, acabam libertando um vilão, com o qual terão que lidar. Uma boa produção, numa história confusa.

9. O Homem da Califórnia

Brendan é Link, um homem das cavernas, que é descongelado na Los Angeles atual por dois adolescentes desajustados. Um péssimo exemplar das comédias teen dos anos 90, mas que fez algum sucesso.

10. De Volta Para o Passado

Nascido num abrigo nuclear, onde seu pai escondeu sua família do que acreditava ter sido o apocalipse, um rapaz, aos 35 anos, é obrigado a sair do local em busca de suprimentos e descobre que nunca houve o tal ataque. Um ótimo ponto de partida, boas atuações, mas um roteiro sem fôlego.


Extras: Viagem ao Centro da Terra, Sonhei Contigo, Apostando no Amor, O Pancada, Escrito nas Estrelas, Com Mérito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!